domingo, 25 de setembro de 2016

MULHER DO PAI FOI SELECIONADO PARA PREMIÉRE BRASIL DO FESTIVAL DO RIO


Filme de estreia da diretora Cristiane Oliveira traz Marat Descartes e Maria Galant no elenco

Roteirizado e dirigido por Cristiane Oliveira, MULHER DO PAI conta a história de  Ruben (Marat Descartes) e Nalu (Maria Galant), pai e filha que precisam reaprender a se relacionar após a morte da avó da menina. Com estreia prevista para 2017, o longa poderá ser visto pela primeira vez durante a 18ª edição do Festival do Rio, que acontece de 6 a 16 de outubro. O filme disputará o troféu Redentor na categoria Premiére Brasil, principal mostra competitiva do festival.

Antes mesmo de sua estreia nas telonas, MULHER DO PAI já tem uma carreira de destaque.  Em sua fase de desenvolvimento, o longa venceu o VFF Talent Highlight Pitch Award, do Festival de Berlim, ganhou o Prêmio Santander Cultural para Desenvolvimento e foi selecionado para o workshop Produire au Sud, do Festival 3 Continentes, em Nantes, França.

MULHER DO PAI é uma coprodução Brasil – Uruguai, produzido pela Okna Produções com a Transparente Filma e distribuído pela Vitrine Filmes. A parceria de sucesso com o país vizinho trouxe talentos uruguaios renomados internacionalmente, como o consultor de arte Gonzalo Delgado (diretor de arte do filme “Whisky”, de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella); o técnico de som Raúl Locatelli (“Luz Silenciosa”, de Carlos Reygadas); o diretor de produção Diego Fernandez (“Whisky”); a atriz Verónica Perrotta (“Whisky” e “Acné”, de Federico Veiroj); e o ator Jorge Esmoris (“Artigas: La Redota”, de César Charlone).

Primeiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, o filme foi todo rodado no interior do Rio Grande do Sul na fronteira com o Uruguai, em uma vila de funcionários das estâncias de gado. Além de consertar estradas e fazer melhorias na região, a produção pôde proporcionar trabalho remunerado para as mulheres do local. Como a cidade vive basicamente da cultura do gado, que oferece pouco espaço para a mulher, muitas delas acabam se dedicando exclusivamente à casa e à família. As mulheres são uma constante na obra da diretora e roteirista, que realiza seu primeiro longa com protagonista feminina e conta com diversas mulheres nas funções chaves de equipe.

Sinopse
Quando Ruben percebe que a filha Nalu, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme com a chegada de Rosario, uma atraente uruguaia, que ganha espaço na vida de ambos.

Sobre a diretora
Nascida em Porto  Alegre, estreou na direção  com  o  curta  "Messalina" (2004), exibido na competição oficial dos Festivais do Rio, Gramado e Brasília. Nesses últimos ganhou o Kikito de Prêmio Especial do Júri e os Candangos de Melhor Roteiro e Atriz.  O filme  recebeu  outros dez prêmios  pelos  mais de 20 festivais que participou mundo afora. De lá para cá, Cristiane dirigiu outros dois curtas ("Hóspedes", 2008 e "Portualleria", 2007) e atuou como assistente dedireção, roteirista (como do longa "Nove Crônicas  para um Coração aos Berros", de Gustavo Galvão, premiado pelo júri da FIPRESCI no Festival Internacional do Uruguai) e produtora (como do longa "Ainda Orangotangos", de Gustavo Spolidoro, Melhor Filme no Festival de Milão). Atualmente, Cristiane prepara outros dois projetos de longa que foram premiados em editais de desenvolvimento: O Luto de Joana, no Prodav do FSA ,e Antes que a Música Pare, no edital de projetos Brasil-Itália.

FICHA TÉCNICA:
 
Roteiro e Direção: Cristiane Oliveira
Produção: Aletéia Selonk, Cristiane Oliveira, Diego Fernández
Produção Executiva: Graziella Ferst, Gina O ́Donnell, Gabriel Richieri
Produção Associada: Gustavo Galvão
Direção de Fotografia: Heloisa Passos, ABC
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Consultoria de Arte: Gonzalo Delgado Galiana
Som Direto: Raúl Locatelli
Montagem: Tula Anagnostopoulos
Corroteiro e Continuidade: Michele Frantz
Supervisão de Edição de Som: Miriam Biderman, ABC
Desenho de Som: Ricardo Reis
Mixagem: Paulo Gama
Música Original: Arthur de Faria
Elenco: Maria Galant, Marat Descartes, Verónica Perrotta, Amélia Bittencourt, Áurea Baptista, Fabiana Amorim, Jorge Esmoris, Liane Venturella, Diego Trindad
Distribuição no Brasil: Vitrine Filmes
Agente de vendas internacional: Loco Films (Laurent Danielou).
Assessoria de imprensa: Paula C Ferraz

Fonte: Vitrine Filmes/ Sinny Assessoria e Comunicação.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)