quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMEÇA HOJE A 26º EDIÇÃO DO CINE CEARÁ - FESTIVAL IBERO-AMERICANO DE CINEMA

O evento acontece entre os dias 16 e 22 de junho em Fortaleza (CE) e reúne diversas manifestações da linguagem das artes audiovisuais do mundo ibero-americano.

A 26ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema contará com a exibição de mais de 100 filmes, 87 dos quais nas salas de cinema e mais de 10 filmes, entre curtas e longas, projetados na Praça do Ferreira. Os bilhetes começaram a ser distribuidos no dia 15, quarta,  na Bilheteria do Cineteatro São Luiz.

Nesta edição do Cine Ceará, oito longas concorrem ao troféu Mucuripe. O espanhol "Avó", de Asier Altuna, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, acontece a sessão do mexicano “Epitáfio”, de Yulene Olaizola e Rubén Imaz; no sábado é a vez do nacional "Maresia", de Marcos Guttmann, com Julio Andrade e Vera Holtz, longa inédito no Brasil, e do panamense "Salsipuedes", de Ricardo Aguilar e Manolito Rodríguez; já o domingo terá a exibição dos brasileiros "Menino 23", de Belisario Franca ("Amazonia Eterna"), também exibido pela primeira vez no país, e "Do outro lado do atlântico", de Daniele Ellery e Márcio Câmara.

A competição de longas se completa com a sessão de "Casa Blanca", de Aleksandra Maciuszek; "Clarisse ou alguma coisa sobre nós dois", de Petrus Cariry, e "Clever" de Federico Borgia e Guilhermo Madeiro.

Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostras competitivas Ibero-Americana de Longas-Metragens e Brasileira de Curtas-Metragens, Mostra de Cinema Mexicano, Olhar do Ceará, mostras sociais Melhor Idade, Acessibilidade e O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, além de Exibições Especiais. A mostra de Cinema na Praça, Food Trucks e Feira de Artesanato também vão movimentar as noites do festival.
Os atores Chico Diaz e Dira Paes serão os dois homenageados desta edição do festival. A homenagem a Diaz será na noite de abertura, e a Dira, no dia 19, no Cineteatro São Luiz. Ambos confirmaram presença no festival. Além deles, os atores de "Maresia" Julio Andrade e Pietro Mário, e o diretor de "Menino 23", Belisario Franca, também marcarão presença. 

Os curtas-metragens, também valorizados no Cine Ceará, concorrem ao troféu Mucuripe em várias categorias. Na Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-Metragens, estão 14 produções de sete estados, e na Mostra Olhar do Ceará são 39 selecionados.

Este ano, o México é o país homenageado com a Mostra de Cinema Mexicano, que apresentará 22 filmes, dos quais sete são inéditos no Brasil e nove inéditos no Ceará. A Mostra exibirá importantes obras do cinema mexicano contemporâneo como "La Maldad", de Joshua Gil; "Te Prometo Anarquía", de Julio Hernández, entre outros, e acontece de 7 a 19 de junho na CAIXA Cultural Fortaleza. 

O 26° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Patrocínio Master: Banco Nacional do Desenvolvimento - BNDES e Coelce. Patrocínio Vip: SP Combustíveis. Patrocínio: Indaiá. Apoio institucional: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. O Festival é uma realização da Associação Cultural Cine Ceará, Corte Seco Filmes e Bucanero Filmes.


SERVIÇO

26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema - De 16 a 22 de junho de 2016 em Fortaleza.
Cineteatro São Luiz (Praça do Ferreira, s/n - Centro); Cinema do Dragão/ Fundação Joaquim Nabuco - Sala 2 (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura); Mareiro Hotel (Avenida Beira Mar, 2380 - Meireles), Acesso gratuito mediante ingressos com distribuição no local.
Mais informações: www.cineceara.com. E-mail: contatos@cineceara.com. Tel: (85)3055-3465.

Distribuição de convites e ingressos:
PARA A ABERTURA (dia 16): Dia 15, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz.
PARA O ENCERRAMENTO (dia 22): Dia 21, a partir das 14 horas, na Bilheteria do Cineteatro São Luiz
PARA AS MOSTRAS: Na CAIXA Cultural Fortaleza: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cineteatro São Luiz: a partir de 1 hora antes do início da sessão, na Bilheteria; No Cinema do Dragão: a partir das 14 horas, na Bilheteria.

Fonte: Assessoria Primeiro Plano/ Dégagé.


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)