segunda-feira, 18 de abril de 2016

Sessão Especial de "Abraço da Serpente" com debate dia 19 de Abril no Estação Net Rio 5


Debate terá a presença do antropólogo João Pacheco de Oliveira, professor titular do Museu Nacional (UFRJ).

Nesta terça-feira, 19 de Abril, às 19hs, no Estação Net Rio 5 (Botafogo), tem sessão especial do filme "Abraço da Serpente", seguida de debate com o professor João Pacheco de Oliveira, curador das coleções etnológicas e títular do Museu Nacional (UFRJ). Especializado no estudo dos Tikunas do Alto Solimões, o professor João Pacheco foi Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia e lecionou em centros de pesquisas no Brasil e no exterior. Foi ainda um dos fundadores do Museu Maguta, Centro de Documentação e Pesquisa do Alto Solimões.

O filme "Abraço da Serpente" foi selecionado pela Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2015 e recentemente o longa ganhou o prêmio "Science in Film" no Festival de Sundance 2016. Concorreu ao Oscar 2016 na categoria melhor filme estrangeiro. 



Sinopse: Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico americano em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

Ficha Técnica

El Abrazo de la Serpiente | 2015 | Colômbia | 125 min. | Aventura
Direção: Ciro Guerra
Elenco: Brionne Davis, Nilbio Torres, Antonio Bolívar, Jan Bijvoet
Distribuição: Esfera Filmes



Sessão Especial
Abraço da Serpente + bate papo com o antropólogo João Pacheco
Terça, 19 de abril, às 19h, Estação NET Botafogo 5
Ingressos: R$26,00 (inteira) | R$13,00 (meia)


Fonte: Circuito Estação.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)