sábado, 10 de junho de 2023

Documentário 'Irmãos Por Escolha' sobre a rotina de cadetes da AMAN chega à Netflix neste domingo

 


“Irmãos Por Escolha”, novo documentário dirigido por Gabriel Mattar, chega ao catálogo da Netflix neste domingo (11). O longa, o primeiro na história a ter sido filmado dentro da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), acompanha o dia a dia intenso de treinamento dos cadetes, homens e mulheres que — em meio às adversidades da rotina exaustiva — criam vínculos de amizade durante o processo de formaçãoO filme também mostra a primeira turma de mulheres da AMAN, após 210 anos de existência da Academia. A produção é da Kombat Films. 

Partindo da experiência do diretor, que perdeu o irmão ainda na infância, a narrativa explora a relação de irmandade entre os jovens cadetes. Com material 100% original, a história é centrada em alguns personagens durante os quatro anos de formação profissional dos militares. 


Mattar também procura trazer uma perspectiva sensibilizada sobre o processo de amadurecimento dos alunos da AMAN ao longo da graduaçãoSob uma perspectiva civil, o diretor busca estudar o comportamento e estreitamento desses laços. 


Irmãos por Escolha poderia ter sido feito em qualquer outro universo acadêmico ou esportivo, pois seu tema fundamental é o ganho da maturidade através de superação de obstáculos. Porém, devido à natureza do campo bélico, os obstáculos físicos, psicológicos e emocionais, são mais extremados, tornando o drama mais intenso e a superação ainda maior. O filme aborda questões essenciais como: inteligência emocional e trabalho em grupo. O documentário atua como fomentador do debate nacional sobre o jovem, sua participação na sociedade, sua transição para vida adulta, seus potenciais e responsabilidades”, comentou Mattar. 


longa foi apresentado nos Festivais Internacionais de Santa Fé e Flickers Rhode Islandalém de receber os prêmios Global do Lift Off e Paris Awards em 2022. No Brasil, o documentário integrou o Festival de Petrópolis do ano passado. 

 

 

SINOPSE 

Irmãos por Escolha é o primeiro documentário já feito na Academia Militar das Agulhas Negras. Uma imersão na formação do oficial do exército. O drama do filme reside em questões essenciais na vida de meninos e meninas se tornando adultos. Cadetes em suas trajetórias para se tornarem oficiais. O filme mostra alguns personagens e disseca seu processo de amadurecimento através da superação de obstáculos. É uma história focada em camaradagem, onde jovens descobrem que juntos são mais fortes. Dramático, sensível, belamente fotografado, com muita ação, é uma abordagem predominantemente visual ao documentário sem talking headsTrata-se de um tema que afeta todas as camadas da sociedade, Irmãos por Escolha apesar de artístico é um filme que atinge o grande público. 

 




 


FICHA TÉCNICA 

Duração: 93 minutos 

Direção: Gabriel Mattar

Argumento: Leonardo Carvalho

Produção: Kombat Films 

Assistente de Direção: Thiago Lopes 

Direção de Fotografia: Gabriel Mattar 

Fotografia Adicional: Breno MoreiraBony ContevilleRudá Capriles 

Som Direto: Henrique Campos 

Edição: Gabriel Mattar 

Assistente de Edição: Christian Schumacher 

Trilha sonora: Gabriel MattarDaniel LopesPedro Kacowicz 

GABRIEL MATTAR | Diretor 

Gabriel Mattar é brasileiro e tem 44 anos. Formou-se em Desenho Industrial pela UniverCidade, Rio de Janeiro, frequentou o curso de Cinema, na Black Nexxus, Nova York, e de Artes Plásticas, com Charles Watson, no Rio de Janeiro. Há quinze anos trabalha como diretor de documentários, filmes e animações. Paralelamente desenvolve seu trabalho como artista plástico, o que influencia a estética visual de sua produção em cinema e publicidade. Multifacetado, sua latitude de linguagem e espectro temáticos transitam entre diferentes suportes, incluindo técnicas especiais como stopmotion e live action. Em Publicidade realizou filmes para marcas como Canon, KIA, Suzuki, Jeep entre outras, recebendo diversos prêmios e integrando shortlists em Cannes, ABP, e Colunistas. Em Cinema realizou os documentários autorais: Todos os Lados(2013), Batalha da Presidente Vargas (2013), The Missing Part(2014), vencedor do MIMPI Film Festival, e Dirty Hands - Happy Heart(2015), que participou do Brooklyn Bike Film Festival. Irmãos por Escolha é o seu primeiro longa-metragem. 

 

NETFLIX | Distribuidora 

A missão da Netflix é entreter o mundo, e é por isso que ela leva até você as melhores séries, documentários, filmes e jogos para celulares e dispositivos móveis. Os assinantes controlam o que querem ver e quando, com uma única assinatura. serviço de streaming está disponível em mais de 30 idiomas e 190 países. A Netflix é a maior fã de entretenimento do mundo e está sempre buscando novas maneiras de ajudar você a descobrir sua próxima história favorita. 

 

 

Fonte: 

Anna Luiza Muller / 

Primeiro Plano Assessoria de Imprensa



SHARE THIS

0 comments:

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)

Blog|Críticas de Cinema