terça-feira, 23 de agosto de 2022

MAM RIO: Programação ago-set/ Destaque Sessão especial Glauber Rocha, com debate, dia 26/08, às 18h30

 

A Cinemateca do MAM apresenta uma sessão especial de Deus e o diabo na terra do sol, em cópia restaurada em 4K. Considerado um marco do Cinema Novo, o filme representou o Brasil na seleção oficial de Cannes, de 1964. A sessão, que acontece no dia 26 de agosto, às 18h30, será seguida de uma conversa com o ator Othon Bastos; o diretor Walter Lima Jr.; a filha de Glauber, Paloma Rocha; o diretor de fotografia, Luís Abramo e o diretor Lino Meireles.

A Cinemateca do MAM é patrocinada pela Samambaia Filantropias.


PROGRAMAÇÃO
23 AGO 2022

ATOS DE REVOLTA

Tem exposição nova chegando ao MAM Rio. Com abertura em 17 de setembro, Atos de revolta: outros imaginários sobre independência, já movimenta as equipes do museu. A exposição parte do bicentenário da Independência do Brasil para pensar sobre levantes populares, motins e revoltas que antecederam a mudança de regime ou que ocorreram nas décadas subsequentes, por meio da arte contemporânea. No time de artistas: Arissana Pataxó, Ana Lira, Arjan Martins, Elian Almeida, Gê Viana, Glicéria Tupinambá, Gustavo Caboco Wapichana com Roseane Cadete Wapichana, Luana Vitra, Marcela Cantuária com as Brigadas Populares, Paulo Nazareth, Pedro Victor Brandão com Giseli Vasconcelos, Thiago Martins de Melo e Tiago Sant’Ana.

A exposição Atos de Revolta: outros imaginários sobre independência foi desenvolvida em colaboração com o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e tem o patrocínio master da Livelo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


NAKOADA BOMBANDO!

Com curadoria de Beatriz Lemos e Denilson Baniwa, Nakoada: estratégias para a arte moderna é uma das mais importantes exposições da temporada. A mostra reúne obras de 27 artistas modernistas das coleções do museu, como Anita Malfatti, Cícero Dias, Djanira, Heitor dos Prazeres, Portinari, Tarsila do Amaral e Volpi, em diálogo com cerâmicas do acervo do Museu do Índio e trabalhos comissionados de Cinthia Marcelle, Coletivo Mahku, Novíssimo Edgar e Zahy Guajajara, além da tela “Pata Ewa'n - o coração do mundo”, do artista Jaider Esbell.

A exposição Nakoada: estratégias para a arte moderna é patrocinada pela Penn-Mellon Just Futures Initiative.


MINICURSO ESTUDOS VIVOS

De agosto a outubro, o programa Estudos vivos apresenta um curso tendo como pauta a mostra Nakoada: estratégias para a arte moderna, discutindo as relações entre arte, o modernismo brasileiro e a produção indígena contemporânea. São três encontros presenciais, sendo o primeiro (27 ago) uma conversa entre a pesquisadora e curadora Sandra Benites e o diretor artístico do MAM Rio, Pablo Lafuente. Em setembro, Beatriz Lemos, curadora adjunta do MAM Rio, fala com Denilson Baniwa, com quem divide a curadoria de "Nakoada". O curso é gratuito e acontece sempre aos sábados (27 ago, 24 set e 29.out), às 11h.


MAM RIO AGORA TAMBÉM NO TIKTOK

Siga o perfil do MAM Rio no TikTok! Semanalmente, são publicados diferentes conteúdos, como entrevistas com artistas e profissionais das artes, visitas mediadas pelas mostras em cartaz, bastidores das montagens das exposições e muito mais. Mesmo quem não tem o aplicativo pode assistir aos vídeos pelo computador ou celular.


NOVO HORÁRIO DE VISITAÇÃO AOS DOMINGOS

No mês de agosto, o museu amplia seu horário de visitação e passa a abrir de 10h às 18h às quintas, sextas, sábados e feriados. Aos domingos, o funcionamento é de 11h às 18h.
 
Outra novidade recente é o horário exclusivo para pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros, todos os domingos, de 10h às 11h. A visitação conta com iluminação e sonoridades adequadas em todos os espaços expositivos, visando uma melhor experiência.

Nos feriados aos domingos, a visitação é de 11h às 18h.

O MAM tem entrada gratuita ou com contribuição voluntária.


Museu de Arte Moderna
Rio de Janeiro

Av Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro Brasil 22021-140


       


Créditos: Visitantes em Nakoada. Foto Fabio Souza/MAM Rio | Estudos vivos, detalhe de obra de Anita Malfatti, Índia, 1917. | Deus e o Diabo na Terra do Sol (divulgação)



SERVIÇO: 
https://mam.rio/visite/ingressos/

Fonte: 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)