sexta-feira, 1 de abril de 2022

'A História do Cinema: uma nova geração", de Mark Cousins, estreia no É Tudo Verdade 2022

 


O filme "A História do Cinema: uma nova geração", novo episódio da saga do documentarista britânico Mark Cousins, estreia no 27º Festival Internacional de Documentários 'É Tudo Verdade'. O longa será exibido hoje, às 19h, com sessões presenciais no Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ) e, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP). A sessão online ocorre às 21h na Plataforma É Tudo Verdade Play, com limite para 1.500 visionamentos.


Neste novo episódio, o cineasta aborda não somente como a tecnologia está renovando o cinema do novo milênio, mas também através da criatividade e sensibilidade de seus realizadores, que buscam a inovação visual, ampliando a linguagem cinematográfica e criando uma nova poética.


Música, ritmo, montagem criativa, novos ângulos, uso consciente das cores ou a ausência delas, o intenso uso do digital. Seja na animação, no documentário ou no filme de ficção, o cinema do século 21 ultrapassa fronteiras, desconstroi paradigmas e tabus, explorando o roteiro através da sensibilidade na construção das imagens. O cineasta explora os diferentes gêneros cinematográficos, apresentando como os realizadores trabalham o novo cinema lançando mão do simbolismo, da representação, explorando o universo pessoal do ser humano: o inconsciente, o desejo, o onirico e o cotidiano. Nessa investigação, o foco não recai apenas no cinema hollywoodiano ou europeu. Produções asiáticas e africanas também inovam na linguagem, sem necessariamente usar as novas tecnologias do digital.


Para o documentarista britânico, tendo como referência o cinema do século 20, o cinema do novo milênio também revela um novo olhar sobre os corpos humanos, descobrindo o mundo, às vezes até distorcendo-o, sempre buscando novas percepções. Mark Cousins faz um mergulho profundo nos universos paralelos dos filmes, que seduzem e hipnotizam as multidões de espectadores. Mostra obras primas de diretores que desafiam as convenções e até mesmo a política de seus países de origem. Filmes de observação, pondo em xeque a realidade das desigualdades sociais, os crimes de guerra e a violência das ditaduras.


O documentário 'A História do Cinema: uma nova geração', de Mark Cousins, é uma verdadeira aula de cinema, profunda, instigante e que amplia nosso olhar sobre o novo momento do cinema mundial. Um cinema que vai além da tecnologia, priorizando a sensibilidade e valorizando, acima de tudo, o humano.


Elisabete Estumano Freire



__________



SERVIÇO: 


A História do Cinema: Uma Nova Geração (The Story of Film: A New Generation)

Reino Unido, 160', 2021

01/04 – 19h: Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ)

01/04 – 20h: Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP)

01/04 – 21h: Plataforma É Tudo Verdade Play - Limite de 1500 Visionamentos


Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

 

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)