sábado, 18 de dezembro de 2021

Último episódio da premiada Immersive.World vai ao ar no Curta!

 


A série “Immersive.World”, premiada com o The New York Emmy na categoria Artes/Entretenimento, apresenta seu último episódio inédito no Curta!. O foco da série são os espetáculos imersivos, sem palco e sem poltronas, em que a plateia faz parte da narrativa. Neste capítulo, chamado “Experimentação & Arte”, diversas mídias são exploradas.

Citando casos como o de “Waterlicht” — uma espécie de “inundação virtual” provocada por leds e lentes, criada pelo artista multimídia Daan Roosegaarde — e trabalhos como “Chained — A Victorian Nightmare”, uma adaptação do conto de Charles Dickens que mistura realidade virtual com atores em cena, a série mostra o uso de diversos tipos de mídias conjugadas, por vezes ainda de forma experimental, mas abrindo portas para novas possibilidades criativas. Neste episódio, a série também investiga o uso da realidade aumentada no jornalismo, enfocando as estratégias do jornal “The New York Times”.

Dirigida por Guto Barra, a produção em dez episódios — que pode ser conferida na íntegra através do Curta!On — mostra um panorama completo desse novo universo do entretenimento nos Estados Unidos, sobretudo em Nova York. Cada um deles mergulha em um caminho diferente e mostra o impacto causado pela experiência de estar imerso numa história ou numa obra de arte. Além do rompimento da quarta parede, por vezes também são rompidas as barreiras entre ficção e realidade.

A série explora as diferentes possibilidades de montagem desses espetáculos imersivos, que não necessariamente são realizados em teatros: podem ocorrer em galpões abandonados, museus e até mesmo em casas e apartamentos. As inovações tecnológicas da arte imersiva também são foco da série, que vai além do teatro e apresenta galerias digitais, instalações interativas, projeções, esculturas de luz e arte cinética. A estreia do episódio é na Terça das Artes, 21 de dezembro, às 20h.





Filme de João Jardim discute a realidade das escolas e dos estudantes brasileiros

No documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, do diretor carioca João Jardim, a complexa realidade escolar brasileira é protagonista. O longa foi gravado em meio a um momento conturbado, quando jovens de São Paulo ocupavam escolas em protesto contra a reestruturação proposta pelo governo estadual da época. 

Com enfoque em estudantes adolescentes de três estados brasileiros e de classes sociais distintas, o longa observa as inquietações desses jovens a partir da escola. O filme também entrevista professores, que analisam as desigualdades e a violência no ambiente escolar. A exibição é na Quinta do Pensamento, 23 de dezembro, às 22h25.


Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 20/12


22h– “Daquele Instante Em Diante” (
Documentário)
O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário, que percorre sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até sua morte, aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares que mostram sua presença antológica nos palcos, além dos momentos de intimidade entre amigos e familiares. Diretor: Rogério Velloso Duração: 110 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 21 de dezembro, terça-feira, à 02h e 16h; 22 de dezembro, quarta-feira, às 10h; 25 de dezembro, sábado, às 10h e 26 de dezembro, domingo, às 15h30.




Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 21/12


20h – "Immersive.World” (Série) – Ep.: “Experimentação & Arte”
As mídias imersivas estão sendo usadas para outros tipos de narrativas visuais, experimentações e trabalhos que misturam mídias, como é o caso de “Waterlicht”, criado pelo artista multimídia Daan Roosegaarde. Outros trabalhos, como “Chained — A Victorian Nightmare”, levam a mistura de realidade virtual com atores se apresentando ao vivo para novos níveis de criatividade. E como funciona a realidade aumentada no jornalismo? A série fala com o diretor de mídias interativas do jornal “The New York Times”. Direção: Guto Barra. Duração: 25 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de dezembro, quarta-feira, às 0h e às 14h; 23 de dezembro, quinta-feira, às 08h; 26 de dezembro, sábado, às 12h30.





Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 22/12


20h –
 “Cineastas” (Série) - Episódio: “Marcelo Gomes”
Diretor de “Cinema, Aspirinas e Urubus”, Marcelo Gomes conta como surgiu a história do filme, que ganhou destaque internacional, e como cria suas obras, com enfoque em seus personagens. O episódio traz entrevistas com os cineastas Karim Aïnouz e Cao Guimarães, com os atores João Miguel e Hermila Guedes e com os produtores Sara Silveira e João Vieira Jr.. Eles comentam a obra cinematográfica e o estilo de Marcelo Gomes. Diretor: Hermes Leal. Duração: 45min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de dezembro, quinta-feira, às 0h; 24 de dezembro, sexta-feira, às 08h; 26 de dezembro, domingo, às 07h05.





Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 23/12


22h25 – “Pro Dia Nascer Feliz” (Documentário)
O adolescente, com suas angústias e inquietações, e, em especial, a maneira como ele se relaciona com um ambiente fundamental em sua formação — a escola — são o foco central de investigação de "Pro Dia Nascer Feliz". Filmado em três estados brasileiros, abordando classes sociais distintas, o documentário de longa-metragem de João Jardim é um diário de observação do adolescente brasileiro, no qual os professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.  Diretor: João Jardim. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de dezembro, sexta-feira, às 2h25 e às 16h25; 25 de dezembro, sábado, às 13h30; 26 de dezembro, domingo, às 20h25.


Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 24/12


22h30 –
 “Tarja Branca” (Documentário)
As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva. Por meio delas, nós nos socializamos, nos definimos e desenvolvemos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e, nesse ato, fomos livres e felizes. Mas será que ainda carregamos essa subjetividade brincante e cultura lúdica vivas dentro de nós? Será que as crianças que fomos se orgulhariam dos adultos em que se transformaram? Diretor: Cacau Rhoden. Duração: 80 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de dezembro, sábado, às 02:30; 26 de dezembro, domingo, às 19h; 27 de dezembro, segunda-feira, às 16h30.



Sábado – 25/12


11h05 – "Arquitetos Brasileiros” (Série) – Ep.: “Ruy Ohtake”
Conheça as incríveis obras criadas pelo arquiteto falecido no dia 27 de novembro. O trabalho de Ruy Ohtake mescla a pesquisa tecnológica com uma plasticidade depurada e sensível às nossas condições e necessidades. Aluno de Vilanova Artigas e ligado à Escola Paulista, avançou para uma arquitetura mais lírica e leve, que expressa o prazer pelas curvas e pela inovação. De acordo com Oscar Niemeyer, é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira. Direção: Diego Romero de Godoy. Duração: 52 min. Classificação: Livre.




Domingo – 26/12


13h – “Musicalmente na América Latina” (Série) - Ep.: “Vinicius, Jobim, Toquinho e Miucha”

Série em quatro episódios com shows memoráveis de alguns dos grandes nomes da música latino-americana. O primeiro episódio traz um show histórico gravado em 1978, em Lugano, na Suíça, com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Miúcha e Toquinho. Diretora: Mascia Cantoni. Duração: 55 min. Classificação: Livre. 




Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 

Curta!On, o novo clube de documentários do Curta!, no NOW da Claro/NET, conta com mais de 450 filmes e episódios de séries documentais, organizadas  por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros.  Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 

As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.

FONTE:  Luísa Mattos/Katia Carneiro - AGÊNCIA FEBRE


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)