Neste ano foi criado o inédito Prêmio Paulo Gustavo, em homenagem ao ator, roteirista e comediante.
A quinta edição do Prêmio Abra de Roteiro traz quatro novas categorias para a premiação, são elas: Prêmio da Crítica – Melhor Roteiro 2020, Troféu Abraço – em Excelência de Roteiro, Prêmio Paulo Gustavo e Telenovela do Século XXI.
Para o lançamento das inscrições, a Comissão do Prêmio organizou ontem (22.07) uma live do 5° Prêmio ABRA de Roteiro que contou com as participações via vídeo de: Thelma Guedes, Krishna Mahon, Lucas Paraízo, Fábio Porchat, Mônica Martelli e Fil Braz. Os três últimos homenagearam o ator Paulo Gustavo. Estiveram presentes Josephine Bourgois (Projeto Paradiso), além dos integrantes da Comissão do Prêmio. O evento foi exibido pelo facebook e Youtube da Abra com apresentação da atriz e comediante Tatá Lopes.
Desde o ano passado, a pandemia impactou o volume de telenovelas lançadas. Tal efeito, levou a Comissão a criar um prêmio especial para destacá-las. Dessa forma, todas as obras exibidas entre (2000 e 2019) irão concorrer no primeiro turno da votação, no entanto, as cinco obras mais votadas serão finalistas da categoria de Melhor Roteiro de Telenovela do Século XXI.
A escolha da obra que levará o Melhor Roteiro para o Prêmio da Crítica será concedida por um júri composto por críticos, colunistas, jornalistas e outros especialistas em cinema, TV e entretenimento, que indicará obras de destaque para eleger o Melhor Roteiro dentre todos os finalistas.
Já o Troféu Abraço – Excelência em Roteiro foi criado para exaltar a nova geração de roteiristas profissionais que se destacaram em 2020, não somente pelas obras lançadas, mas sobretudo por valorizar a originalidade, a inovação e a diversidade de suas obras no mercado audiovisual nacional.
A grande homenagem desta quinta edição fica por conta das obras indicadas à categoria Melhor Roteiro de Longa-metragem de Comédia que este ano concorrerão ao inédito Prêmio Paulo Gustavo, uma forma significativa que encontramos de homenagear o fenômeno que Paulo Gustavo foi e continuará sendo, através de suas obras.
Podem ser inscritas obras televisivas seriadas, cinematográficas, produzidas e exibidas por canais de streaming com curadoria profissional, estreadas em todo o país (no formato virtual ou drive-in), no período de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020, desde que os roteiros sejam de autoria ou coautoria de roteiristas brasileiros.
São aceitos os formatos: filmes de longa-metragem de ficção e de comédia, com duração mínima de 70 minutos, e filmes de longa-metragem de documentário, com duração mínima de 52 minutos; séries de ficção, documentários, realities, esquetes e variedades.
Filmes em formato curta-metragem não podem ser inscritos. Nessa categoria, a comissão organizadora do prêmio faz a curadoria e vai escolher os finalistas ao Prêmio ABRA entre os curtas brasileiros mais premiados nos festivais nacionais do ano de 2020.
O Prêmio ABRA de Roteiro, surgiu em 2016, com a finalidade de valorizar os autores-roteiristas e ressaltar a importância do roteiro na cadeia de produção da indústria audiovisual nacional. Os premiados são escolhidos pelos próprios membros da associação, em dois turnos de votação.
As inscrições para o 5º Prêmio ABRA de Roteiro podem ser realizadas a partir de hoje (22.07) até às 23h59 do dia 8 de agosto de 2021.
Consulte o regulamento: https://www.premioabra.art.br/
Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
PRIMEIRO PLANO
Anna Luiza Muller
Marcela Salgueiro
0 comments:
Postar um comentário