quinta-feira, 22 de julho de 2021

DIRETORES DE FOTOGRAFIA EM CINEMA LANÇAM REVISTA DIGITAL 'ÍRIS'




 A Íris é uma revista digital trimestral dedicada à cinematografia no Brasil, com artigos revelam os processos de trabalho e de criação de diretoras e diretores de fotografia brasileiros em filmes, comerciais e videoclipes. Os textos são depoimentos escritos e cedidos pelas próprias fotógrafas e fotógrafos em primeira pessoa, acompanhados por frames, stills, imagens de making of, infográficos, mapas de luz, vídeos, material bruto e outros recursos visuais interativos. Todo o conteúdo é gratuito e está disponível no site: https://www.iriscine.com/ .


Na edição número 01 da Íris, as matérias abordam os filmes "M-8" (longa-metragem de ficção), "Inabitável" (curta de ficção), "Êxtase" (documentário), "Reza Forte" (videoclipe da banda Baiana System), "O Despertar na Dança" (comercial da Nike) e "Cidade Invisível" (série da Netflix), com depoimentos dos respectivos fotógrafos Cristiano Conceição, Gustavo Pessoa, Janice d'Avila, Daniel Primo, Licia Arosteguy, Glauco Firpo e Kauê Zilli.

Em parceria com a ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), a Íris 01 também apresenta um depoimento especial cedido pelo fotógrafo Affonso Beato (ABC, ASC) sobre sua trajetória no cinema, que inclui colaborações com cineastas como Pedro Almodóvar, Walter Salles, Stephen Frears, Cacá Diegues e Glauber Rocha.

Na Íris 01, há ainda uma matéria especial sobre os caminhos de filmar com câmeras de película no Brasil atualmente, com um guia de serviços e um ensaio escrito por Walter Carvalho (ABC), diretor de fotografia de clássicos como "Sargento Getúlio", "Central do Brasil", "Lavoura Arcaica" e "Amarelo Manga".

Nas redes sociais, a @iris_cine atualiza o instagram com conteúdos exclusivos sobre cinematografia e o Íris Cine Podcast apresenta entrevistas com fotógrafos, técnicos e artistas nas plataformas Spotify, Apple Podcasts, Anchor.FM e Google Podcasts. No episódio mais recente, Lucas Pupo (ABC) conversa sobre realizações de cinematografia subaquática.

Antes da edição 01, lançada neste mês de julho, o site da revista foi ao ar em fevereiro em caráter experimental, com seis textos sobre as cinematografias de "Eu, Minha Mãe e Wallace" (curta de ficção), "Bacurau" (longa-metragem de ficção), "Pasajeras" (documentário), "Intimidade" (videoclipe de Liniker), "Boca a Boca" (série da Netflix) e "Rivalry" (comercial do Whatsapp), com depoimentos das respectivas fotógrafas e fotógrafos Safira Moreira, Pedro Sotero, Luciana Baseggio, Milena Seta, Azul Serra e Pierre Kerchove (ABC).

A revista Íris foi criada pelos diretores de fotografia Azul Serra, Pedro Sotero e Rafael Nobre. A edição 01 tem o apoio da Arri e Zeiss, duas das principais marcas de equipamentos da Indústria Cinematográfica, além de parcerias com a ABC e a Bucareste Ateliê de Cinema.

FONTE: JÚLIO CAVANI/ EDITOR DA REVISTA ÍRIS

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)