quarta-feira, 16 de junho de 2021

QUARTA, 16 TEM CINEMA GRÁTIS NA PLATAFORMA SESC DIGITAL

 


A mostra “Curta em Francês” está de volta na plataforma SESC Digital e traz a série “Le temps des cerises” com 12 curtas-metragens sobre revoltas e revoluções com diversas abordagens.  


A programação da mostra “Curta em Francês” organizada pela Aliança Francesa Brasil em parceria com o SESC São Paulo e o apoio da Embaixada da França no Brasil oferece a série “Le temps des cerises” com 11 curtas-metragens em francês, legendados em Português e disponíveis na plataforma SESC Digitalde 16 de junho à 16 de julho.

 

O título da série “Le temps des cerises” (em Português, “O tempo das cerejas"), é uma referência à canção composta por Jean Baptiste Clément e Antoine Renard em 1866 e que se tornou uma canção revolucionária ligada à Comuna de Paris, revolta francesa que completa 150 anos em 2021.  A programação é uma celebração das revoluções históricas francesas – como a Comuna, la Fête des Tuiles e a Revolução Francesa, celebrada no dia 14 de julho – além das revoltas e insurreições que observamos mais recentemente, como as manifestações de Maio de 68 e o movimento dos "Gilets Jaunes" visto nos últimos anos.

 

A mostra apresenta uma seleção de curtas-metragens que abordam a temática da revolta e insurreição de formas diferentes, seja uma abordagem mais clássica ou mais íntima, trazendo instâncias de revolta no ambiente familiar ou mesmo animal, sem deixar de lado o já famoso espírito revolucionário francês.

 

Curta-metragem - Histoire de la révolution, de Arthur de Pins Buisson

 

Destaque para o documentário L’Histoire de la Révolution (França-2019), de Maxime Martinot, que em 2020 participou do Festival de Curtas-Metragens de Pantin - Pantin (France) na seção Panorama, é um ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra “revolução”, bem como as imagens dela decorrentes, movendo-se no mapa das lutas: seu luto, suas glórias, seus traços, entrelaçados na atualidade.

 

Também destaque da mostra, o curta-metragem “Rasta” (2019 | 29’ | Ficção), de Samir Benchikh, por sua capacidade de imaginar a espiral de violência da guerra enquanto cria uma atmosfera de mistério e suspense. O curta conta a história de um jovem Rasta da Costa do Marfim, traumatizado pelo conflito que destrói seu país. Assombrado por um passado que esconde, ele inicia uma jornada pela zona de guerra dominada pela rebelião, em busca de um misterioso miliciano ...

O filme possui cenas surpreendentes e foi apresentado no “Regards d'Afrique” do 42º Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand. 

 

La révolution des crabesPara os amantes da animação, a indicação é o curta-metragem “La Révolution des Crabes” (2004 | 5’ | Ficção). Premiado no Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, Festival Internacional de Ottawa e no Brooklyn International Film Festival, o curta apresenta a história dos caranguejos do estuário da Gironda. Eles têm uma grave desvantagem: não podem mudar de direção e estão condenados a caminhar na mesma linha reta toda a vida. Como eles vivem com este trágico destino? Com classificação livre para todos os públicos, o curta é uma boa pedida para abordar a temática com jovens e adultos.

 

 

A mostra “Curta em Francês” está disponível em:  https://sesc.digital/curtaemfrances.

 

Confira a programação completa dos filmes:

 

L’Histoire de la Révolution

 

França | 2019 | 29min| Ensaio documental

Direção: Maxime Martinot

Classificação: 14 anos

Festivais notáveis:

2019 : EntreVues - Festival do film do Belfort - Belfort (França) - Grand Prix André S. Labarthe

2019: Doc en courts : reuniões de curta-metragem documental - Lyon (França) - Menção montagem

2020: Côté court - Festival de Curtas-Metragens de Pantin - Pantin (France) - Seção Panorama

 

Sinopse: Um título irônico para um filme-ensaio que explora a polissemia e a reversibilidade da palavra revolução: as imagens que surgem dela, as palavras que dialecticiam ou cancelam seu potencial, em um movimento histórico que se move no mapa das lutas, seu luto, suas glórias, seus traços, entrelaçados no tempo presente.

 

Sphinx

 

France | 2020 | 29’ | Ficção

Direção: Tito González García

Classificação: 14 anos

Festivais notáveis:

2021: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França)

 

Sinopse: Édipo chega a Tebas e acha uma cidade devastada, onde os jovens homens são comidos cada um por uma bestia que os cidadãos chamam de Esfinge. Ele decide libertar os habitantes desse flagelo instalado no teto de um prédio.

 

La révolution des crabes

 

França | 2004 | 5min| AnimaçãoLa révolution des crabes

Direção: Arthur de Pins

Classificação: Livre

Festivais notáveis:

2006: Brooklyn-International Film Festival (USA) - Prêmio de melhor filme de animação

2005: Festival Internacional de Curtas Metragens Clermont-Ferrand (França) - Prêmio

2004: Festival Internacional de Cinema e Televisão de Genebra (Suíça) - Prêmio

2004: Festival Internacional de Animação de Ottawa (Canadá) - Prêmio do público

 

 

Sinopse: Os caranguejos do estuário da Gironda têm uma grave desvantagem: não podem mudar de direção e estão condenados a caminhar na mesma linha reta toda a vida. Como eles vivem com este trágico destino?

 

L’heure de l’ours

France | 2019 | 13’ | Animação

Direção: Agnès Patron

Classificação: 12 anos

Festivais notáveis:

2019: Festival de Cannes

2020: César

 

Sinopse: Essa noite, as casas incendiaram-se. Homens e mulheres tremerão. As crianças se juntam numa horda gritante, dançando sozinhos nas cinzas, chamando os ursos selvagens. Porque um grito só bastará para despertá-los. 

 

JusticeAFFICHE JUSTICE PORTRAIT ( em baixa)

France | 2021 | 3’ | Animação

Direção: Marc Faye

Classificação: 10 anos

 

Sinopse: Em 1983, o antigo chefe da Gestapo, Klaus Barbie, é preso. Robert Batinder fala do sentimento ambíguo que tem quando se-dá conta que abolindo a pena de morte dois anos atras, ele acaba de salvar a vida do homem que mandou seu pai no campo de exterminação de Sobibor.

 

 

Madame BaurèsMadame Baurès

France | 2019 | 17’ | documentário

Direção: Mehdi Benallal

Classificação: Livre

 

Sinopse: Raymonde Baurès é morta antes de poder contar sua história frente à câmera. Para prestar-lhe homenagem, eu conto a nossa história.

 

 

Journée noire

 

Sénégal | 2019 | 13’ | Ficção

Direção: Yoro Mbaye

Classificação: 16 anos

 

 

Sinopse: Ngor, 23 anos, estudante inteligente na faculdade de direito, morre em lutar contra as forças policiais depois de se-juntar a seus amigos na frente.

 

 

 

 

 

Rasta

 

France- Belgique | 2019 | 29’ | Ficção

Direção: Samir Benchikh

Classificação: 16 anos

 

 

 

Sinopse: Em algum lugar do oeste da África, o jovem Rasta está traumatizado pelo conflito que destrói seu país. Assombrado por um passado que esconde, ele inicia uma jornada pela zona de guerra dominada pela Rebelião, em busca de um misterioso miliciano ...

 

Mondo Domino

France | 2021 | 6’| Animation

Direção: Suki

Classificação: 10 anos

Festivais notáveis:

2021: Prêmio UniFrance de Curtas-Metragens - Seleção 

 

 

Sinopse: Com o barulho ensurdecedor das motosserras, os lenhadores zumbem alegremente enquanto cortam árvores destinadas a serem usadas como pano de fundo para um desfile de moda.

Uma sátira cartoon contemporânea, sob a forma de uma tragicomédia musical burlesca de ação burlesca, nos leva a um delírio ação musical tragi-comédia, nos leva a um redemoinho delirante de reações em cadeia reações tão caóticas quanto grotescas.

 

 

 

Salem

France | 2020| 15’ | FicçãoSalem - baixa

Direção: Sophie Beaulieu

Classificação: Livre

Festivais notáveis:

2021 : Aspen Shortsfest (USA) - Seleção

2021 : Clermont-Ferrand International Short Film Festival (França) - Seleção

 

Sinopse: Um fim de semana familiar na casa da família. Os homens da família são felizes consigo mesmos e as mulheres são eficientes. Não há motivo para mudar a ordem das coisas. Entretanto, um dos tios da família tem uma nova esposa que pode causar problemas.

 

On ira à Neuilly inch’allah

 

France | 2015| 19’ | documentário

Direção: Mehdi Ahoudig, Anna Salzberg

Classificação: Livre

 

Sinopse: Esta é a história de uma manifestação de jovens funcionários da Vélib (empresa parisiense de aluguel de bicicletas) que aprendem a lutar e tentam se organizar. É a história de uma disputa entre imagem e som.

 

 

 

Tu seras un ultra

France | 2020 | 10’ | Documentário

Direção: Maxence Voiseux

Classificação: 10

 

Sinopse : Tudo começou no estádio Gerland, meu pai estava lá, no número 23 E, na curva sul. Meu pai, esse ultra, que sempre me disse: Seja duro sem nunca ficar com raiva. E então você será um ultra, meu filho. Você será um ultra.

 

 

 

 

 

SOBRE A ALIANÇA FRANCESA

Com 135 anos de atividades no Brasil em 2020, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.

 

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).

Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.

 

Serviço: 

Mostra “Curta em Francês”
De 16 de junho a 16 de julho de 2021
Disponível na plataforma SESC -  sescsp.org.br/curtaemfrance

 

Curta-metragens:

 

L’Histoire de la Révolution

França | 2019 | 29min| Ensaio documental

Direção: Maxime Martinot

Festivais notáveis:

2019 : EntreVues - Festival do film do Belfort - Belfort (França) - Grand Prix André S. Labarthe

2019 : Doc en courts : reuniões de curta-metragem documental - Lyon (França) - Menção montagem

2020 : Côté court -  Festival de Curtas-Metragens de Pantin - Pantin (France) - Seção Panorama

Classificação: 14 anos

 

Sphinx

France | 2020 | 29’ | Ficção

Direção: Tito González García

Festivais notáveis:

2021: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França)

Classificação: 14 anos

 

La révolution des crabes

França | 2004 | 5min| Animação

Direção: Arthur de Pins

Festivais notáveis:

2006 : Brooklyn - International Film Festival (USA) - Prêmio de melhor filme de animação

2005 : Festival Internacional de Curtas Metragens Clermont-Ferrand (França) - Prêmio

2004 : Festival Internacional de Cinema e Televisão de Genebra (Suíça) - Prêmio

2004 : Festival Internacional de Animação de Ottawa (Canadá) - Prêmio do público

Classificação: Livre

 

L’heure de l’ours

France | 2019 | 13’ | Animação

Direção: Agnès Patron

Festivais notáveis:

2019 : Festival de Cannes

2020 : César

Classificação: 12 ano

Justice

France | 2021 | 3’ | Animação

Direção: Marc Faye

Classificação: 10 anos

 

Madame Baurès

France | 2019 | 17’ | documentário

Direção: Mehdi Benallal

Classificação: Livre

 

Journée noire

Sénégal | 2019 | 13’ | Ficção

Direção: Yoro Mbaye

Classificação: 16 anos

 

Rasta

France- Belgique | 2019 | 29’ | Ficção

Direção: Yoro Mbaye

Classificação: 16 anos

 

Mondo Domino

France | 2021 | 6’| Animation

Direção: Suki

Festivais notáveis:

2021: Prêmio UniFrance de Curtas-Metragens - Seleção 

Classificação: 10 anos

 

Salem

France | 2020| 15’ | Ficção

Direção: Sophie Beaulieu

Festivais notáveis:

2021 : Aspen Shortsfest (USA) - Seleção

2021 : Clermont-Ferrand International Short Film Festival (França) - Seleção

Classificação: Livre

 

On ira à Neuilly inch’allah

 

France | 2015| 19’ | documentário

Direção: Mehdi Ahoudig, Anna Salzberg

Classificação: Livre

 

Tu seras un ultra

 

France | 2020 | 10’ | Documentário

Direção: Maxence Voiseux

Classificação: 10

 

Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo
(21) 2286-4248 / 2539-4118 / www.rioaliancafrancesa.com.br / https://www.facebook.com/aliancafrancesarj /  https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj /

https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/

 

Assessoria de Imprensa:

A2 Comunicação: Anna Accioly /

Renata Monteiro 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)