sexta-feira, 2 de abril de 2021

Vencedor do Prêmio da Crítica em Cannes, filme 'Respiro" estreia no Belas Artes à La Carte




 "Respiro", de Emanuele Crialese, premiado como melhor filme na Semana da Crítica do Festival de Cannes de 2002, e estrelado por Valéria Golino, é o grande destaque do catálogo streaming do Belas Artes à La Carte, lançado no dia 01 de abril. 

O longa narra a história de Grazia (Valéria Golino), uma jovem e conturbada mãe, que mora numa comunidade pesqueira no litoral da Itália. De espirito livre, ela não aceita as imposições de uma sociedade conservadora, hipócrita e invasiva, e tenta a todo custo se libertar dos padrões que a sufocam. 

O filme também apresenta a vida simples daquela comunidade e seus códigos de conduta. A partir do ponto de vista de crianças e adolescentes, faz um retrato  sobre as relações parentais, do despertar da puberdade e dos  primeiros amores. Foca também nos conflitos interpessoais, do machismo e da emancipação feminina. 

Repleto de belas paisagens da costa do mediterrâneo, a cineasta trabalha com a percepção do imagínário popular em torno dos mistérios do oceano. É uma construção delicada, através das imagens, do significado do mar para àquela coletividade que mistura o sentimento de pertencimento, a religiosidade e os costumes, em que as paixões, vida e morte se entrelaçam. 

Valéria Golino é mais conhecida do grande público por ter contracenado com Tom Cruise em "Rain Main" (1988). Por sua interpretação da personagem Grazia, em "Respiro", foi escolhida como melhor atriz pelo Nastro d'argento, o tradicional prêmio concedido pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas do Cinema Italiano. Também recebeu o prêmio do Festival de Mons, na Bélgica, e indicada ao David di Donatello, o Oscar italiano. 


Elisabete Estumano Freire




Respiro (Respiro)
Itália, 2002, Drama, 95min, 14 anos
Direção: Emanuele Crialese
Elenco: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa
Sinopse: Grazia vive em uma Ilha na Itália com seu marido e seus três filhos. A pequena população da vila de pescadores a consideram louca e pressionam seu marido para que o mesmo a interne em uma instituição. Ele se recusa, mas mesmo assim Grazia foge.
Curiosidades: Vencedor do Grande Prêmio da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2002. A atriz italiana Valeria Golino despontou para o estrelato mundial ao aparecer como a namorada de Tom Cruise em "Rain Man" (1988), mas em sua filmografia, com mais de 100 títulos e quase 70 prêmios, constam grandes atuações em trabalhos realizados dentro e fora da Itália. Para o elenco deste filme, o diretor Emanuele Crialese escalou somente atores amadores, com exceção de Valeria Golino.


SERVIÇO:

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)