terça-feira, 6 de abril de 2021

De 07 a 11/04: MOSTRA ONLINE 'MULHERES ÁRABES CINEMA E POESIA'

 




Mostra online e gratuita  traz debates, bate-papo com as realizadoras e sarau de poesia


De 07 a 11/04, a mostra Mulheres Árabes - Cinema & Poesia traz para o público brasileiro dez filmes entre curtas, médias e longas metragens de Annemarie Jacir (Palestina) e Nujoom Al-Ghanem (Emirados Árabes), diretoras e poetisas árabes aclamadas pela crítica internacional. A Mostra totalmente online e gratuita é realizada pela Women and Film and Television do Brasil - WIFT Brasil com patrocínio da Lei Aldir Blanc. 

Dia 07/04, às 17h, a mostra abre a programação com ENCONTRO COM AS REALIZADORAS, onde Annemarie Jacir e Nujoom Al-Ghanem irão compartilhar suas experiências com o público, sob a mediação da curadora da mostra Nágila Guimarães (WIFT Brasil). Além da exibição dos filmes, o programa conta com outras atividades como Tamo junta: “Poéticas de Fronteiras”, com Christina Queiroz (jornalista e doutora em Letras pela USP) e mediação de Maristela Sanches Bizarro (Doutoranda em Literatura Brasileira e co-fundadora da WIFT Brasil) e o Sarau “Mulheres de Palavra”: Poesias de mulheres árabes e da periferia paulistana, com Paula Pretta (atriz, musicista e poetisa), Rose Doreia (poetisa - Sarau Cooperifa) e Victória dos Santos (poetisa e musicista). Performances da vídeo artista e performer Estela Lapponi, inspirada na poesia de Annemarie Jacir e Nujoom Alghanem. Direção: Paula Pretta - WIFT Brasil.

Toda programação da mostra será veiculada por meio da  plataforma TodesPlay (www.todesplay.com.br)

“Esta mostra é sem precedentes por trazer o encontro de mulheres que são cineastas e poetisas”, explica Nagila Guimarães, curadora e co-fundadora da WIFT Brasil

 

SOBRE AS DIRETORAS 

Annemarie Jacir é uma das principais figuras da "Nova Onda do Cinema Árabe", com dois filmes que estrearam como seleções oficiais do Festival de Cannes, um em Veneza, Berlim e Locarno. O seu filme de estreia “Sal deste Mar” foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher palestina. Todos os seus três filmes foram inscritos oficialmente no Oscar como representantes da Palestina. Com o compromisso de ensinar, treinar e contratar localmente, Annemarie também é curadora e mentora, promovendo ativamente o cinema independente na região. Ela atuou como membro do júri em Cannes, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA). É cofundadora da recém-criada Dar Yusuf Nasri Jacir para Arte e Pesquisa em Belém, cumprindo um sonho de família em estabelecer um espaço para as artes na Palestina.

 

Nujoom Al-Ghanem  é uma poeta, artista e diretora de cinema dos Emirados Árabes. Ela publicou oito coleções de poesia e dirigiu mais de vinte filmes. Al Ghanem é ativa em sua comunidade e é considerada uma escritora e cineasta bem estabelecida no mundo árabe. Suas realizações nas artes foram reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. Ela é cofundadora da Nahar Productions, produtora de filmes com sede em Dubai. Atualmente ela trabalha como mentora profissional em cinema e redação criativa, além de consultora cultural e de mídia.

 

SOBRE A WIFT

Organização que faz parte de uma rede mundial fundada em 1973 em Los Angeles como reação ao desequilíbrio de gênero no setor audiovisual. A rede proporciona suporte profissional, oportunidades de networking e reconhecimento para mulheres que trabalham em cinema, televisão e mídia digital.

A WIFT Brasil integra cerca de cinquenta filiais distribuídas em todos os continentes e interligadas por meio da WIFT Internacional, que foi estabelecida como a rede global para conectar todas as WIFTs, todas trabalhando com o mesmo objetivo de paridade de gênero e diversidade.
 

PROGRAMAÇÃO 

**Filmes com exibição apenas para território brasileiro e limite de 300 visualizações. Os demais eventos ficarão online e disponíveis até o final da mostra. 

 

07/04 - Quarta-feira 

17h -  Encontro com as artistas /abertura - áudio: inglês, legenda: português, 2021, 60 min. 

19h -  Quando te vi (When I Saw You)  - Ficção, 2012, 98 min.

21h - O céu próximo (Nearby Sky-) - Doc, 2017, 84 min.

 

08/04 - Quinta - feira  

17h - Sarau " Mulheres de Palavra"-  áudio: português, legenda: inglês, 2021, 60 min. 

19h - Ferramentas afiadas (Allat Haddad ) - Doc, 2014, 85 min. 

21h -  Wajib - Um convite de casamento (Wajib - fiction) - Ficção, 2017, 96 min. 

 

09/04 - Sexta - feira  

17h - Debate - Tamo Junta áudio português - 2021, 60 min. 

19h - Vermelho, Azul & Amarelo (Red, Blue & Yellow ) - Doc. 2013, 92 min. 

21h -  Migalhas para os pássaros (A few crumbs for the birds) - 2005, 28 min. 

 

10/04 - Sábado 

17h -  Sal desse mar (Salt of this Sea) - Ficção, 2008, 109 min. 

19h -  Amal (Amal) - Doc, 2011, 88 min. 

 

11/04 -Domingo 

17h - Mel, Chuva & Poeira (Honey, Rain & Dust) - Ficção, 1999, 20 min. 

19h -  Jornada Impossível (Like Twenty Impossibles) - 2003, 17 min. 

 

Ficha técnicas e sinopses dos filmes 

AnneMarie Jacir

Wajib Um convite de casamento (Wajib) - 2017 - ficção - 96 min. 

Sinopse: Após anos vivendo na Itália, Shadi retorna à Nazaré com a missão de entregar individualmente os convites do casamento da irmã, de acordo com o costume palestino. Para isso, terá que realizar a atividade ao lado de seu pai, Abu Shadi. 

Quando vi você (When I Saw You ) - ficção - 2012 - 98 min.

Sinopse: Em 1967, o caos da guerra separou o menino Tarek de seu pai. Com a mãe, ele vai para um acampamento de refugiados na fronteira da Palestina com a Jordânia. A adaptação não é fácil, mas na inocência se encontra a esperança.

Sal do Mar (Salt of this Sea) - 2008 - ficção - 109 min.

Sinopse: Soraya, 28 anos, sempre viveu em Nova York. Ela decide ir à Palestina, de onde sua família foi exilada em 1948. Ao chegar, ela tenta recuperar as economias do avô. Diante da recusa do banco, Soraya resolve tomar as rédeas de sua própria vida.

Jornada Impossível (Like Twenty Impossibles) - 2003 - 17 min. 

Sinopse: Em uma paisagem agora interrompida por postos de controle militares, um grupo de artistas palestinos cruza fronteiras emocionais e políticas enquanto tenta chegar a Jerusalém. 

*Primeiro curta palestino da seleção oficial no Festival de Cannes, finalista nacional para seleção do Oscar e vencedor de mais de 15 prêmios incluindo melhor filme no Festival Internacional de Filmes de Chicago, IFP/New York, Instituto do Mundo Arabe, e Festival Internacional de Cinema de Palm Springs.

Migalhas para os pássaros (A Few Crumbs for The Birds) - 2005 - 28 min.   

Sinopse: Ruwayshed é o último vilarejo na Jordânia antes da fronteira com o Iraque. É terra de ninguém. Esse curto documentário nos oferece um lampejo na vida de algumas pessoas que ali moram. 

Nujoom Al-Ghanem 

Ferramentas Afiadas (Allat Haddad) - 2017-  documentário - 84 min. 

Sinopse: Hassan Sharif, o fundador do movimento de arte conceitual nos Emirados Árabes, e artista mais influente, controverso e singular da região, expressa a razão de sua escolha por uma nova onda de arte em uma época que ainda não estava pronta para as revoluções artísticas. Sua filosofia permaneceu submergida em seu trabalho, assim como outros aspectos que serão revelados pela primeira vez neste filme. 

O Céu Próximo (Nearby Sky) - 2014 - documentário -  85 min.

Sinopse: Fátima Alhamily é a primeira proprietária de camelos dos Emirados a participar presencialmente do Camel Beauty Pageant Competitions (Desfile Competitivo de Beleza de Camelos) e também a entrar em Leilões de Camelos nos Emirados Árabes. Apesar das dificuldades e dos desafios com os quais se depara, enquanto tenta se mostrar capaz em um meio predominantemente masculino, seu desejo de vencer uma corrida ou um desfile de beleza continua sendo a única compensação para superar suas falhas.

Vermelho, Azul e Amarelo (Red, Blue & Yellow) - 2013 - documentário - 92min.

Sinopse: Um documentário centrado em uma conhecida artista dos Emirados, Najat Makki. Seu conto começou como uma história pessoal e se tornou a história de muitas artistas mulheres que lutam para alcançar seus sonhos em uma sociedade muito conservadora.

Amal (Amal) - 2011 - documentário -  88 min.

Sinopse: Amal chega aos Emirados Árabes cheia de sonhos e com a garantia de um ano de contrato em um projeto para a TV. Depois do primeiro ano, ela se vê  incapaz de realizar minimamente os seus planos. E para atingir seus objetivos, ela vai de um emprego a outro, até se render à passagem do tempo. Ela também se dá conta que, independentemente de sua vida artística rica em seu país, a Síria, suas responsabilidades de trabalho nos Emirados Árabes a colocam em uma situação à margem da vida cultural e artística. Isso faz parecer que ela foi esquecida. À medida em que enfrenta esse e outros desafios, Amal chega ao ponto em que precisa escolher fazer uma escolha: ficar ou ir embora. 

Mel, Chuva e Poeira (Honey, Rain & Dust) -  2016 - documentário - 86 min.

Sinopse: Os colhedores de mel Aisha e Ghareeb vagam pelas montanhas do norte dos Emirados Árabes em busca de abelhas selvagens, enfrentam dificuldades e se envolvem em suas próprias preocupações cotidianas. Quanto às abelhas, elas também estão ocupadas com a mudança climática, os desafios da sobrevivência e a produção do mel. Involuntariamente, as abelhas tornaram-se parte integrante da vida humana que depende delas. Elas são responsáveis por seu sustento e, às vezes, em quantidades abundantes. No entanto, até que ponto as abelhas continuarão fornecendo generosamente?

 

SERVIÇO

Mostra Mulheres Árabes, Cinema e Poesia 

07/04 a 11/04 

Online e gratuito

na plataforma TodesPlay (www.todesplay.com.br)

(informações sobre reservas de ingresso)

 

Acompanhe as redes sociais da mostra: 

Facebook: https://m.facebook.com/WIFTBrasil/

Instagram: https://www.instagram.com/wiftbrasil/

 

FONTE: Karina Almeida


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)