Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc apresentam: Como é que tá aí? Cadernos de Conversas sobre a Quarentena ao Redor do Mundo
Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou o estado de pandemia por conta do novo coronavírus. A partir da drástica e disruptiva mudança de hábitos que fez parar boa parte da população ao redor do mundo, a atriz e jornalista Dayse Pozato idealizou o projeto Como é que tá aí? Cadernos de Conversas sobre a Quarentena ao Redor do Mundo, uma série de lives que foram iniciadas em 2020 e que discutiram sobre a quarentena com personagens de mais de 20 países ao longo de seis meses de escuta ativa. Parte dessa escuta será transcrita em cadernos, em formato de pdf, e que serão disponibilizados de forma gratuita. Outro desdobramento dessa escuta é a criação de um audiobook, que tem como objetivo atingir deficientes visuais e pessoas que não conseguem tempo para a leitura, promovendo a acessibilidade. E, por fim, será também disponibilizado um teaser, no Canal do Youtube do projeto. Todo o material elaborado e disponibilizado ao público é parte de um processo para a execução de um futuro documentário sobre o tema. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Além do audiobook, do teaser e da publicação on-line, a artista fará nos meses de fevereiro e março lives no canal do Instagram que darão continuidade com a conversa, uma vez que ainda estamos vivendo a pandemia ao redor do mundo.
Desde o dia 23 de fevereiro aconteceram rodas de conversa na Sicília, Abu Dhabi, Guiné Conacri, Nova York, Austrália e Nova Zelândia.
As próximas datas das conversas no Canal do Instagram:
16/03 - ESTOCOLMO, às 17h; 20/03 - MÉXICO, às 20h; 23/03 - LISBOA, às 19h e 27/03 - ISRAEL, às 17h.
A proposta de conversar com pessoas que residem em diferentes países em busca de trocar ideias e de conhecer os hábitos que cada entrevistado passou a ter durante a quarentena resultou no projeto:
“A pandemia chegou para todos, sem discriminação. Estamos vivendo um momento extraordinário na história do planeta. O intuito das lives é o de poder me comunicar com o restante do mundo e ter a informação que não temos nos jornais sobre como o país está encarando esse momento, como está vencendo a pandemia ou não. No meio disso pude perceber como cada país e sua população reagiram a essa história”, conta Dayse Pozato.
A atriz e jornalista conversou com personagens, a maioria atuante na área cultural de diversas regiões, como: Angola, Buenos Aires, Dusseldorf, Eslovênia, Houston, Índia, Inglaterra, Itália, Portugal, Montevidéu, Paris, San Pancho, entre outros. Todos os entrevistados, mesmos os nativos, conversaram em português. Durante o bate-papo a atriz pode perceber características e hábitos culturais distintos em cada país nesse período de pandemia.
“A proposta do projeto é a de passar informação, curiosidades e também positividade ao coletivo com histórias pessoais de como a pandemia transformou a vida, o que trouxe de aprendizado, e mostrar que apesar de todo o caos nós somos capazes de ter resiliência e esperança, assim como o nosso planeta. Conversei com artistas, produtores, colecionadores, bailarinos e também um biólogo, mas todos ligados de alguma forma à cultura”.
Serviço: Cadernos de Conversas sobre a Quarentena ao Redor do Mundo
Datas das lives: de 23/2 a 27/3, no Instagram
Instagram: https://www.
Evento gratuito e on-line
Classificação livre.
FONTE:
0 comments:
Postar um comentário