Semana da Francofonia celebra a língua francesa e a cultura de países francófonos com variada programação on line de 15 à 20 de março. A edição de 2021 tem como destaque a mostra online “Curta em Francês” de curtas-metragens francófonos, em parceria com o SESC SP. A mostra é gratuita e Disponível na plataforma SESC Digital - De 15 de março à 15 de abril
No dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional da Francofonia, criado com a missão de promover a língua francesa em todo o mundo. No Brasil, a programação da Semana da Francofonia 2021 é promovida pela Embaixada da França e pela rede de Alianças Francesas no país, reunindo diversos eventos culturais virtuais sob a temática “L’air” (o ar).
Com o lema “Respirez, vous parlez français” (Respire, você fala francês), os eventos nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, gastronomia e literatura serão transmitidos online nos canais da Aliança Francesa Rio de Janeiro e Aliança Francesa Brasil no YouTube e Twitch, de 15 à 20 de março.
Entre os eventos programados, destaca-se a mostra online “Curta em Francês” com 11 curtas-metragens francófonos, gratuito e disponíveis para o público de casa.
A mostra foi organizada pela Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI), em parceria com o SESC São Paulo, para oferecer ao público uma programação gratuita de curtas-metragens em francês, disponível na plataforma SESC Digital, de 15 de março à 15 de abril.
As onze obras selecionadas se dividem em: 2 filmes suíços, 2 filmes belgas e 7 filmes franceses, que representam a produção audiovisual contemporânea desses países e a diversidade cultural da comunidade francófona.
Dois curtas se destacam: o Claude Libre, de Thomas Buisson (França | 2018 | 18min |), uma comédia dramática, que conta a história de Claude, uma senhora de sessenta e cinco anos que sai de motocicleta atrás de jogos de azar e vive de cheques falsos. Para a aldeia, ela não pode voltar mais. A trama traz o dilema, a velha senhora deve se acalmar ou desaparecer? A classificação etária é 10 anos.
O outro curta-metragem especial é o Vihta, de François Bierry (França, Bélgica | 2018 | 21min | Ficção), que conta a história de Serge e seus quatro colegas, funcionários de uma pequena empresa, recentemente adquirida por um grande grupo. Como um presente de boas-vindas, eles são convidados por seu novo empregador para um dia relaxante em um spa termal. A classificação etária é 16 anos.
Nesses tempos difíceis, propomos uma programação em torno de filmes que convidam a pegar um pouco de ar fresco e escapar para novos lugares através do cinema!
Confira a programação completa!
Claude Libre
França | 2018 | 18min | Comédia dramática
Direção: Thomas Buisson
Festivais notáveis: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
Fevereiro de 2019 Festival do filme curto de Angoulême (França)
Festival internacional do cinema francófono em Acádia (Canadá)
Sinopse:
Claude, de sessenta e cinco anos, vai de motocicleta, arranha jogos de azar e vive de cheques falsos. Para a aldeia, não pode durar mais. A velha senhora deve se acalmar ou desaparecer.
Chien Bleu
França | 2018 | 17min | Ficção | Drama psicológico
Direção: Jérémy Trouilh, Fanny Liatard
Festivais notáveis: Les Césars do cinema francês (competição nacional - França) 2020 - Melhor curta-metragem
Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
French film festvial (Reino-Unido) 2020
Curtacinema (Brasil) 2018
Sinopse:
Emile tem medo do mundo. Ele não sai mais de casa e pinta tudo de azul. Uma noite, seu filho Yoan conhece Soraya, uma fã adolescente de dança Tamil. Ela o ajudará a encontrar a cor certa.
Les Méduses de Gouville
França | 2018 | 22min | Comédia sentimental
Direção: Paul Nouhet
Festivais notáveis: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
Festival do filme de Cabourg 2020
Sinópse:
O olhar de Antoine, um jovem lunar fascinado por águas-vivas, vagueia suavemente em direção a Jeanne, a namorada de seu irmão, quando ela se junta a eles em Gouville para as férias.
Hors Piste
França | 2018 | 6min | Curta de animação
Direção: Ecole des Nouvelles Images: Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet
Festivais notáveis: Cardiff Animation Festival (Reino-Unido) 2020
Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
Brussels short film festival (Bélgica) 2020
Sicaf (Coreia do Sul) 2019
Sinopse:
Os dois melhores resgatadores da região partem para mais uma missão. Profissionalismo e eficiência são essenciais, mas nem tudo sai como planejado.
Wild Love
França | 2018 | 7min | Curta de animação
Direção: Paul AUTRIC, Quentin CAMUS, Maryka LAUDET, Léa GEORGES, Zoé SOTTIAUX, Corentin YVERGNIAUX
Festivais notáveis: Festival Tous-Courts Aix-en-Provence (França) 2019
Festival internacional da curta-metragem de Berlim (Interfilm) (Alemanha) 2019
Festival do curta-metragens de Palm-Springs (Estados-Unidos) 2019
Sinopse:
Em uma fuga romântica nas montanhas, Alan e Beverly parecem estar desfrutando de um idílio bucólico. Infelizmente, no ardor de sua felicidade, eles causam, sem perceber, a morte de uma marmota. Logo em seguida, um exército de roedores sedentos de vingança e sangue, ataca o jovem casal. Apesar de seu amor perfeito, Alan e Beverly estão desamparados diante da rebelião da marmota.
Vihta
França, Bélgica | 2018 | 21min | Ficção
Direção: François Bierry
Festivais notáveis: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019 - Prêmio especial do júri competição nacional
Festival internacional do curta-metragem de Louvain (Bélgica) 2018 - Prêmio popular competição europeia
Festival internacional do curta-metragem de drama (Grécia) 2018 - Grande prêmio
Atenção: certas cenas podem conter conteúdo sensível ou impróprio para determinadas audiências
Em parceria com Wallonie-Bruxelles International (WBI)
Sinopse:
Serge e seus quatro colegas são funcionários de uma pequena empresa, recentemente
adquirida por um grande grupo. Como um presente de boas-vindas, eles são convidados por seu novo empregador para um dia relaxante em um spa termal.
Je vais là-bas aussi
França | 2019 | 11min | Ficção
Direção: Antoine Cuevas
Festivais notáveis: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2020
Festival do filme curto ao ar-livre de Grenoble (França) 2019
Sinopse:
Um homem e seus cachorros cruzam a montanha. Chegados às alturas de um planalto, param em um refúgio. Durante a noite, outros homens virão para se abrigar.
Barcelona
França | 2018 | 16min
Direção: Princïa Car
Festivais notáveis: Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
Sinopse:
Em Marselha, em um domingo. Mortadha, Houssam, Oussama, Mylène, Leïa, Leyan, Djibril, Hicham e Sophianne planejam fugir para Barcelona.
Ethereality
Suiça, Ruanda | 2019 | 15min | Retrato
Direção: Kantarama Gahigiri
Festivais notáveis: Chicago International Film Festival (Estados-Unidos) 2020
Festival Internacional de Clermont-Ferrand (competição nacional - França) 2019
Festival de Documentários de Saint-Louis (Senegal) 2019
Em parceria com a Embaixada da Suiça
Sinopse:
Perdido no espaço por 30 anos, um astronauta finalmente consegue retornar à Terra. Mas o que significa voltar para casa depois de tanto tempo?
Uma reflexão sobre a migração e o sentimento de pertença.
Empreintes
Suiça | 2018 | 16min | Ficção
Direção: Jasmin Gordon
Festivais notáveis: SXSW Austin (Estados-Unidos)
Internationale Kurzfilmtage Winterthur (Festival Internacional de Curtas-Metragens Winterthur) (Suíça)
Shorts Shorts Film Festival Tokyo (Japão)
Em parceria com a Embaixada da Suiça
Sinopse:
Um homem sai da rodovia no meio do interior da França. Ele avista três adolescentes na beira de um campo de futebol. Depois de duas cervejas, alguns chutes a gol e troca de confidências, o homem convida os jovens a entrarem no carro com ele. Eles estão certos em confiar nele?
La Musique
Belgica, França | 2018 | 28min | Ficção, Drama psicológico
Direção: Jean-François Ugeux
Festivais notáveis: Festival Internacional do Filme Francófono de Namur (FIFF) (Bélgica) 2019 - Bayard de ouro do melhor curta-metragem
Brussels Short Films Festival (Bélgica) 2020
Em parceria com Wallonie-Bruxelles International (WBI)
Sinopse:
A música é a história de um pai e um filho. Ou melhor, a história do reencontro entre um pai e um filho que se encontram há muitos anos e que estão tentando se reconectar de maneira desajeitada. Infelizmente, o tempo já passou demais, os nós serão impossíveis de apertar. Mas se se perderem novamente, o pai ainda conseguirá deixar um legado para o filho: o amor pela música.
Serviço:
Mostra “Curta em Francês”
De 15 de março a 15 de abril
Disponível na plataforma SESC - sescsp.org.br/curtaemfrances
Classificação etária: livre
SOBRE A ALIANÇA FRANCESA
Com 135 anos de atividades no Brasil em 2020, a Aliança Francesa é uma referência no idioma e, sem dúvida, a instituição mais conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros. O Brasil tem a maior rede mundial de Alianças francesas com 37 associações e 68 unidades.
É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC).
Neste ano, em comemoração ao seu 135º aniversário, a Aliança Francesa terá grande quantidade de novidades. Dentre elas, a mudança no método de ensino, que trará maior dinamismo para as salas de aula, com ferramentas digitais e conteúdos muito atuais sobre toda cultura francófona, transformando as aulas em verdadeiros centros de debates de ideias e aprendizado colaborativo.
Serviço:
Mostra “Curta em Francês”
De 15 de março a 15 de abril
Disponível na plataforma SESC - https://sesc.digital/colecao/
Curta-metragens:
Claude Libre
França | 2018 | 18min | Comédia dramática
Direção: Thomas Buisson
Classificação etária: 10 anos
Vihta
França, Bélgica | 2018 | 21min | Ficção
Direção: François Bierry
Classificação etária: 16 anos
Chien Bleu
França | 2018 | 17min | Ficção | Drama psicológico
Direção: Jérémy Trouilh, Fanny Liatard
Classificação etária: Livre
Les Méduses de Gouville
França | 2018 | 22min | Comédia sentimental
Direção: Paul Nouhet
Classificação etária: Livre
Hors Piste
França | 2018 | 6min | Curta de animação
Direção: Ecole des Nouvelles Images: Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet
Classificação etária: Livre
Wild Love
França | 2018 | 7min | Curta de animação
Direção: Paul AUTRIC, Quentin CAMUS, Maryka LAUDET, Léa GEORGES, Zoé SOTTIAUX, Corentin YVERGNIAUX
Classificação etária: 16 anos
Je vais là-bas aussi
França | 2019 | 11min | Ficção
Direção: Antoine Cuevas
Classificação etária: Livre
Barcelona
França | 2018 | 16min
Direção: Princïa Car
Classificação etária: 10 anos
Hetereality
Suiça, Ruanda | 2019 | 15min | Retrato
Direção: Kantarama Gahigiri
Em parceria com a Embaixada da Suiça
Classificação etária: Livre
Empreintes
Suiça | 2018 | 16min | Ficção
Direção: Jasmin Gordon
Em parceria com a Embaixada da Suiça
Classificação etária: 10 anos
La Musique
Belgica, França | 2018 | 28min | Ficção, Drama psicológico
Direção: Jean-François Ugeux
Em parceria com Wallonie-Bruxelles International (WBI)
Classificação etária: 10 anos
Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo
(21) 2286-4248 / 2539-4118 www.rioaliancafrancesa.com.br https://www.facebook.com/
https://www.youtube.com/user/
https://www.instagram.com/
FONTE: Renata Monteiro/ A2 Comunicação
0 comments:
Postar um comentário