terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Documentário 'BABENCO' inicia crowdfunding para campanha do Brasil no Oscar

 


“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”, de Bárbara Paz, iniciou uma campanha de crowdfunding para sua campanha do Oscar. O filme é a indicação do Brasil para concorrer ao Prêmio da Academia de Melhor Filme Internacional, mas tem ainda que passar pela shortlist de 10 selecionados dia 09 de fevereiro e pela lista de 05 indicados dia 15 de março. Nessa primeira fase filmes de 92 países foram inscritos. O filme também está inscrito para concorrer na categoria de Melhor Documentário. 

A meta inicial da campanha é de R$200.000,00 até dia 31 de janeiro e a segunda é de R$350.000,000. Os coprodutores Globo Filmes e Canal Brasil e os apoiadores Globo, Itaú e SpCine também ajudam no investimento da campanha. Os produtores também pediram ajuda do Governo Federal (via Ancine) mas até agora não receberam uma aprovação. Diferente de outras categorias, a votação para Melhor Filme Internacional é aberta para todos os membros da Academia, independente da nacionalidade ou ramo do artista. É necessário, porém, que o membro se inscreva em uma comissão especial para poder ter acesso aos filmes concorrentes na plataforma da Academia. 



Os custos para participar de uma competição deste porte para uma forte campanha publicitária para o filme ser visto e ser votado sem um grande estúdio por trás, pode passar de 200 mil dólares na primeira fase.  

 

O filme estreou nos cinemas do Brasil dia 26 de novembro e atualmente está disponível nas plataformas de streaming NetNow, Looke, Vivo Play e Oi Play. O filme traça um paralelo entre a arte e a doença de Babenco. O filme revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e a fragilidade física que marcou sua vida.  

 

O longa já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais e estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2019, recebendo o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics e o prêmio Bisato D’Oro 2019 (Prêmio Paralelo ao 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza dado pela crítica Independente). No início do ano o filme conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival internacional de Cinema de Mumbai, na Índia. Recentemente conquistou o prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Documentários de Guangzhou, na China. O filme também já foi selecionado para festivais como o do Cairo, Festival de Havana, Festival de Mar del Plata, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes, Festival de Aruanda, FIDBA (Festival Internacional de Cinema Documental), na Argentina, Baltic Sea Docs, na Letônia e para o Mill Valley Film Festival, nos Estados Unidos. 

 

“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” é uma produção HB Filmes e produzido por Bárbara Paz. A coprodução é da Gullane (pelos irmãos Caio Gullane e Fabiano Gullane), BP, Lusco Fusco, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil. No Brasil a distribuição é da Imovision. 


Link da benfeitoria: https://benfeitoria.com/babenco 



Fonte: Assessoria de Imprensa 

PRIMEIRO PLANO 

Anna Luiza Muller  

Marcela Salgueiro


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)