sábado, 17 de outubro de 2020

TV BRASIL: Partituras exibe espetáculo em homenagem ao compositor francês François Couperin

 


O programa Partituras de domingo, dia 18, exibe espetáculo em homenagem aos 350 anos de nascimento do compositor francês François Couperin. O concerto põe em cena o cravista francês Olivier Baumont, um dos maiores especialistas na obra do artista; a cravista Rosana Lanzelotte, idealizadora do projeto, e a teorbista Silvana Scarinci. Partituras vai ao ar às 22h30, na TV Brasil.


Apoteose de Couperin – 350 anos” foi gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e é narrado com textos de autores franceses, que descrevem os cantos, as danças e as práticas do índios tupinambás, revividos por seis bailarinos do Centro de Artes da Maré.
Considerado o principal compositor do barroco francês, Couperin foi testemunha de uma das disputas mais famosas da história de música, que opôs o estilo francês ao italiano, dominante na Europa do século 17. “O gosto italiano e o gosto francês dividem há muito tempo a república da música”, afirmou o compositor em 1724, quando escreveu a “Apoteose de Lully”. A obra é uma alegoria da chegada de Lully ao Parnasso, onde se reconcilia com Corelli, o principal nome do barroco italiano na época.
No espetáculo, as peças de Couperin são contextualizadas por narração e elementos cênicos, recursos habitualmente utilizados nos espetáculos do Circuito Musica Brasilis, série concebida em 2009 por Rosana Lanzelotte. 
Os textos são interpretados pela atriz Helena Varvaki e um conjunto de seis bailarinos do Centro de Artes da Maré, que abriga a Escola Livre de Dança da Maré e é sede do grupo da coreógrafa Lia Rodrigues. A roteiro é de Rosana e a direção cênica fica a cargo de Manoel Prazeres.
Serviço:
Partituras - “Apoteose de Couperin – 350 anos”
Domingo, 18 de outubro, às 22h30, na TV Brasil.

FONTE: RICARDO RIBEIRO/ TV BRASIL

SHARE THIS

0 comentários:

Latest Posts

Cloud Labels

especiais (79)