quarta-feira, 14 de outubro de 2020

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO E FILME ‘ANTENA DA RAÇA’ ENCERRAM O 9º OLHAR DE CINEMA

 


Filmes premiados serão anunciados em transmissão pelo YouTube.


Depois de estar nas telas de 25 estados brasileiros, batendo recorde de público e ingressos vendidos, a 9ª edição do Olhar de Cinema chega ao fim no dia 15 de outubro e vai deixar saudade. Foram 8 dias de intensa programação online, com debates, oficinas e masterclass, além de filmes de todos os cantos do mundo, diversos em linguagem, temática e gênero.

A cerimônia de premiação acontecerá pelo canal do Olhar no YouTube, às 19h. Nela serão conhecidos os escolhidos dos júris das mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares/Melhor Filme Brasileiro, além do Prêmio da Crítica, concedido pela Abraccine, e o Prêmio AVEC-PR. E, como tudo foi novo neste ano, nada mais justo do que um novo prêmio também: o Prêmio Cinefilia, para aquele que assistiu a mais filmes ao longo do festival.

O 9º Olhar de Cinema encerra oficialmente suas atividades com o aguardado Antena da Raça. Dirigido por Paloma Rocha e Luís Abramo o filme resgata diálogos, trechos, cenas dos filmes e entrevistas feitas pelo diretor Glauber Rocha e os atualizam com personagens reais, atores da nossa tragédia contemporânea. A sessão, diferente das outras, começa às 20h do dia 15. 
 

Sobre o Olhar de Cinema

O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente produzido no mundo. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.

Nesta edição, serão seis mostras: Mostra Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais e Mirada Paranaense.

O 9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema conta com apoio da Copel, Ademilar e Lojacorr. Apoio Cultural: Ag 433. Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado no programa estadual de fomento e incentivo à cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

 

FILME DE ENCERRAMENTO

Antena da Raça (Brasil, 2020, 71 min.), de Paloma Rocha e Luís Abramo

O filme se apropria e rediscuti a realidade brasileira a partir dos diálogos, trechos e cenas dos filmes viscerais de Glauber Rocha e do seu desejo de “retirar as máscaras”, da nossa saga terceiro mundista. A loucura lúcida das fábulas de glauberianas está na rua, na política, sendo o povo hoje o contra plano dos personagens dos seus filmes.
 

SERVIÇO
9º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
De 7 a 15 de outubro
R$ 5 por filme

Dinâmica das sessões
Os filmes serão exibidos no próprio site do Olhar de Cinema. Cada título estará disponível até às 23h59 da data divulgada na programação.

Assessoria de Imprensa

 

Genco Assessoria e Comunicação

Karina Almeida/ Cecília Barroso


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)