sábado, 9 de novembro de 2019

‘Ópera na Tela’ já está nos cinemas de várias cidades


PÚBLICO PODERÁ ASSISTIR NA TELONA AS 12 RÉCITAS INÉDITAS DA TEMPORADA 2019/2020. CONFIRA A LISTA DAS CIDADES E DOS CINEMAS.

Dezenove cidades já estão confirmadas para receber o Festival Ópera na Tela 2019 e, em algumas delas, a exibição nos cinemas já começou. O público de Aracaju (SE), Belém (PA), Botucatu (SP), Brasília (DF), Cotia (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (PR), Jundiaí (SP), Londrina (PR), Maceió (AL), Maringá (PR), Palmas (TO), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP) e São Paulo (SP) vai poder conferir nas telonas o que os paulistanos viram – foram dez dias no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, onde foi realizado pela primeira vez – e ainda durante as projeções no Parque Lage, no Rio, pela quinta vez - o evento termina dia 12 de novembro. A ‘turnê’ pelo Brasil exibirá ao longo de 2019/2020, 12 récitas inéditas da temporada recente europeia. A programação atualizada de cada local está disponível no site http://operanatela.com/2019/programacao/cidades/ . Os ingressos podem ser adquiridos nas bilheterias ou site dos cinemas de cada cidade e seus valores são os praticados por cada rede de exibição.

Nas montagens escolhidas para essa edição, nomes célebres da ópera se destacam como o barítono brasileiro Paulo Szot (A Viúva Alegre), a soprano russa Anna Netrebko (O Trovador), o tenor peruano Juan Diego Flórez (Orfeu e Eurídice), a soprano búlgara Sonya Yoncheva (A coroação de Popeia), a soprano uruguaia Maria José Siri (Manon Lescaut) e o baixo-barítono russo Ildar Abdrazakov (Attila).

O compositor Giuseppe Verdi é um dos grandes homenageados desse ano, com a exibição de cinco de suas mais famosas composições de ópera. Destaque para a “A Traviata”, apresentação que marca a estreia do diretor Simon Stone – um dos mais notáveis no teatro hoje – na Ópera Nacional de Paris. Já “Falstaff”, a última ópera de Verdi, é regida pelo maestro Daniel Barenboim, um dos mais proeminentes músicos do fim do século XX e início do XXI. “Attila”, que abriu a temporada lírica do Scala de Milão 2018/2019, um dos mais importantes e prestigiados teatro de ópera do mundo, traz  IIdar Abdrazakov, o baixo mais famoso do momento. Outro destaque é para “O Trovador”, drama em quatro atos com a soprano superestrela Anna Netrebko, no papel de Leonora, cantando pela primeira vez diante dos 20 mil espectadores da Arena de Verona numa última encenação monumental de Zeffirelli, falecido em junho de 2019. E “Rigoletto”, outra obra muito popular encenada no deslumbrante palco flutuante do Festival de Bregenz, com uma engenharia espetacular.

O Ópera na Tela traz ainda obras de Mozart (“Don Giovanni”, da Ópera de Paris); de Glück (“Orfeu e Eurídice”, da Ópera de Milão, com o famoso tenor peruano Juan Diego Floréz); de Offenbach (“Os Contos de Hoffmann”, da Ópera Nacional Holandesa); de Lehár (“A Viúva Alegre”, da Ópera de Paris, com a presença do barítono brasileiro Paulo Szot no papel masculino principal); de Monteverdi (“A Coroação de Popeia”, do Festival de Salzburgo, com a diva búlgara Sonia Yoncheva); de Wagner (“Lohengrin”, do Festival de Bayreuth na Alemanha) e de Puccini (“Manon Lescaut”, do Teatro de Milão).

AS CIDADES E OS CINEMAS

Aracaju – SE
Cine Vitória – previsto Novembro

Belém – PA
Cine Líbero Luxardo – previsto Dezembro

Botucatu – SP
Cineflix Shopping Botucatu – estreia 8/11

Brasília – DF
Espaço Itaú de Cinema Casa Park – estreia 9/11
Sala Le Corbusier – previsto 2020
Cotia – SP
Cineflix The Square Granja Viana – estreia 8/11
Curitiba - PR
Espaço Itaú de Cinema Shopping Crystal – estreia 9/11
Florianópolis - SC   
Cinesystem Shopping Center Iguatemi – previsto 2020
Paradigma Cine Arte – estreia 19/1
Jundiaí – SP 
Sala Cult - Paineiras Shopping – estreia 10/11
Londrina - PR 
Cineflix Aurora Shopping – estreia 8/11
Maceió – AL 
Centro Cultural Arte Pajuçara – estreou 3/11
Cinesystem Parque Shopping Maceió - previsto para 2020
Maringá - PR
Cineflix Maringá Park - 
estreia 8/11
Palmas – TO
Cine Cultura Palmas- previsto Dezembro
Pelotas – RS
Cineflix Shopping Pelotas – estreia 8/11
Petrópolis – RJ
Cine Itaipava – estreou 1/11
Porto Alegre – RS
Espaço Itaú de Cinema Bourbon Country – estreia 9/11
Rio de Janeiro - RJ
Cine Odeon Net Claro  - previsto Dezembro
Cinesystem Américas Shopping - previsto 2020
Espaço Itaú de Cinema Botafogo – estreia 9/11
Estação Net Ipanema – previsto Dezembro
Salvador - BA
Saladearte - Cinema da UFBA – previsto Novembro
Santos – SP
Cineflix Miramar Shopping – previsto Novembro
São Paulo – SP
Cinesystem Morumbi Town Shopping – previsto para 2020
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca- estreia 9/11
Cine Olido – previsto 2020

AS ÓPERAS DA EDIÇÃO 2019/2020
A VIÚVA ALEGRE, de Franz Lehár
Teatro da Ópera de Roma
Maestro: Constantin Trinks
Direção: Damiano Michieletto
Maestro de Coro: Roberto Gabbiani
Figurinos: Carla Teti   
Coreografia: Chiara Vecchi
Orquestra e coro da Ópera de Roma                                       
Opereta em três atos
Libreto de Victor Léon e Leo Stein, baseado na comédia de Henri Meilhac L’Attaché d’Ambassade (1861)
Baseada na comédia de Henri Meilhac L´attaché d´Ambassade (1861)
Cantada em alemão
Encenada pela primeira vez em 1905, em Viena
Duração: 2h35
Elenco: Anthony Michaels-Moore (Baron Mirko Zeta), Adriana Ferfecka (Valencienne) Nadja Mchantaf (Hanna Glawari) e Paulo Szot (Conde Danilo Danilovitsh)
Sinopse: Hanna Glawari acaba de se tornar viúva e ameaça retirar sua fortuna do banco Pontevedro, a instituição financeira que pertencia ao seu marido. Para evitar que isso aconteça, é preciso a todo custo encontrar um novo esposo que a convença a deixar o dinheiro ali. Contudo, o candidato mais provável, Danilo, é um funcionário dado a bebedeiras e com uma queda pela vida de boemia.

LA TRAVIATA, de Giuseppe Verdi
Ópera Nacional de Paris
Maestro: Michele Mariotti
Direção: Simon Stone
Cenário: Bob Cousins
Figurino: Alice Babidge
Maestro de coro: José Luis Basso
Orquestra e Coro da Ópera Nacional de Paris
Ópera em três atos
Libreto de Francesco Maria Piave
Baseado na peça de Alexandre Dumas, La Dame aux Camélias
Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro La Fenice (Venezia)
Cantado em italiano, com legendas em português
Duração: 3h00
Elenco: Pretty Yende (Violetta Valéry), Benjamin Bernheim (Alfredo Germont), Catherine Trottmann (Flora Bervoix), Christian Helmer (Baron Douphol), Marion Lebègue (Annina) e Jean-François Lapointe (Giorgio Germont)
Sinopse: Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz e da sociedade parisiense, mudam-se para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e tem raiva. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

LOHENGRIN, de Richard Wagner
Festival de Bayreuth
Maestro: Christian Thielemann
Direção: Yuval Sharon
Cenário e figurinos: Neo Rauch e Rosa Loy
Iluminação: Reinhard Traub
Orquestra e Coro do Festival de Bayreuth
Ópera em 3 atos
Libreto de Richard Wagner
Cantada em alemão
Encenada pela primeira vez em 1850, em Weimar
Duração: 3h40
Elenco: Georg Zeppenfeld (Rei Henrique), Piotr Beczala (Lohengrin), Anja Harteros (Elsa de Brabante), Tomasz Konieczny (Frederico de Telramund), Waltraud Meier (Ortrud) e Egils Silins (O Arauto do Rei)
Sinopse: Elsa, uma jovem princesa, é acusada de ter assassinado o irmão. Em sua defesa ela invoca um sonho no qual um nobre cavaleiro surge para inocentá-la da acusação infame. Nesse exato momento um misterioso cavaleiro surge num pequeno bote puxado por um cisne! Ele se oferece para submeter a questão ao julgamento de Deus, travando um duelo pela honra da princesa e se casando com ela em seguida. Impõe uma única condição: que ela não tente descobrir de onde ele vem, nem quem é. O cavaleiro derrota com facilidade o autor da acusação, Telramund; poupa a vida dele e depois se casa com Elsa. Porém Telramund, humilhado, planeja sua vingança com a esposa, Ortrud.

OS CONTOS DE HOFFMANN, de Jacques Offenbach
Ópera Nacional da Holanda
Maestro: Carlo Rizzi
Direção: Tobias Kratzer
Ópera Nacional da Holanda
Figurinos: Rainer Sellmaier
Dramaturgia: Klaus Bertisch
Orquestra Filarmônica de Roterdã
Coro da Ópera Nacional da Holanda
Ópera fantástico em um prólogo, três atos e um epílogo
Libreto de Jules Barbier
Cantada em francês, com legendas em português
Duração: 2h45
Elenco: Nina Minasyan (Olympia), Ermonela Jaho (Antonia), Christine Rice (Giulietta), Irene Roberts (A Musa), John Osborn (Hoffmann) e Erwin Schrott (Lindorf/Coppelius/Dr. Miracle/Dapertutto)
Sinopse: Essa ópera, uma das mais tocadas no mundo, conta as decepções amorosas do poeta alemão Hoffman, o narrador e herói da obra. Três épocas, três paixões, três mulheres: Olympia, Antonia e Giulietta. Cada uma das histórias é contrariada pela intervenção destruidora de um mesmo personagem maléfico. A ópera exige um elenco enorme: desfilam sopranos, mezzos, tenores e barítonos em um turbilhão.

MANON LESCAUT, de Giacomo Puccini
Teatro alla Scala de Milão
Maestro: Riccardo Chailly
Direção: David Pountney
Conjuntos: Leslie Travers
Figurino: Marie-Jeanne Lecca
Orquestra e coro do Teatro Alla Scala
Drama em 4 atos
Bibliografia: G. Giacosa, L. Illica, D. Oliva, M. Praga, baseada em uma novela do Abbé Prévost
Cantada em italiano
Encenada pela primeira vez em 1893 no Teatro Regio de Torino
Duração: 2h10
Elenco:
Maria Jose Siri (Manon), Roberto Aronica (Chevalier Des Grieux) e Massimo Cavaletti (Lescaut)
Sinopse: Um estilo de vida sóbrio não é adequado para Manon, que escolhe ser cuidado por um velho rico. Sua propensão ao luxo a leva à prisão, e ela é deportada para Nova Orleans, onde sua vida inquieta tem um fim trágico. Nesta aventura infernal, Des Grieux, movido por seu amor cego por Manon, não deixará de segui-la.

DON GIOVANNI, de Wolfgang Amadeus Mozart
Ópera Nacional de Paris
Maestro: Philippe Jordan
Direção: Ivo van Hove
Figurinos: An D’Huys
Maestro de coro: Alessandro Di Stefano
Orquestra e Coro da Ópera de Paris
Coprodução com o Metropolitan Opera de Nova York
Drama giocoso em 2 atos
Libreto de Lorenzo da Ponte
Cantada em italiano, com legendas em português
Duração: 3h10 com intervalo
Apresentada pela primeira vez em 1787, no Teatro dos Estados de Praga.
Elenco : Étienne Dupuis (Don Giovanni), Ain Anger (Il Commendatore), Jacquelyn Wagner (Donna Anna), Stanislas de Barbeyrac (Don Ottavio), Nicole Car (Donna Elvira), Philippe Sly (Leporello), Mikhail Timoshenko (Masetto) e Elsa Dreisig (Zerlina)
Sinopse: Don Giovanni, supostamente um sedutor de milhares de mulheres, falha em suas várias tentativas contra Donna Anna, Zerlina e Elvira. Ele é apresentado aqui como um mitômano que usa poder, intimidação e força muito mais do que sedução. Don Giovanni foi tanto caracterizado como viciado em sexo, campeão da liberdade ou “grande senhor homem mau”.

O TROVADOR, de Giuseppe Verdi
Arena de Verona
Maestro: Pier Giorgio Morandi
Direção: Franco Zeffirelli
Orquestra, Coro e Corpo de Baile da Arena de Verona
Drama em quatro atos
Libreto de Salvatore Cammarano e Leone Emanuele Bardare, com base na peça El Trovador, de Antonio García Gutiérrez.
Duração: 2h15
Elenco: Anna Netrebko (Leonora), Yusif Eyvazov (Manrico), Luca Salsi (O Conde de Luna), Dolora Zajick (Azucena) e Riccardo Fassi (Ferrando)
Cantada em italiano, legendas em português
Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro Apollo, de Roma
Sinopse: Leonora ama Manrico, ignorando que ele vem a ser o irmão do Conde de Luna, a quem sua mão havia sido prometida. Os dois antagonistas se enfrentam sem saber que são na verdade irmãos. Acreditando na morte do seu amado, Leonora decide viver num convento. Manrico surge e leva a jovem ao altar. O casamento, porém, é interrompido quando recebem a notícia de que Azucena, a mulher a quem Manrico considera sua mãe, está sendo levada à fogueira. Manrico é capturado e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela, afinal, que Luna matou o próprio irmão.

ORFEU E EURÍDICE, de Christoph Willibald Gluck
Teatro alla Scala de Milão
Maestro: Michele Mariott
Direção: Hofesh Shechter e John Fulljames
Coreografia: Hofesh Shechter/Hofesh Shechter Company
Coro e orquestra do Teatro alla Scala
Cenografia e figurinos: Conor Murphy
Produção da Royal Opera House, Covent Garden, Londres
Drama em três atos
Libreto de Pierre Louis Moline, no libreto original de Ranieri de Calzabigi
Cantado em francês, com legendas em português
Duração: 1h45
Encenado pela primeira vez em 1762 no BurgTheater de Viena
Encenado pela primeira vez na versão francesa no Teatro alla Scala
Elenco: Juan Diego Flórez (Orfeu), Christiane Karg (Eurídice) e Fatma Said (Amor)
Sinopse : Orfeu chora a morte de sua esposa, Eurídice, e decide pôr fim à vida ao ficar sabendo, por Amor, que Júpiter, comovido pela sua dor, permite que ele vá buscar Eurídice no Inferno, impondo como única condição a promessa de não se virar para trás e olhar sua mulher enquanto faz o caminho de volta.

RIGOLETTO, de Giuseppe Verdi
Festival de Bregenz
Maestro: Enrique Mazzola
Direção: Philipp Stölzl
Figurino: Kathi Maurer
Orquestra: Wiener Symphoniker
Coros: Festival de Bregenz e Filarmônico de Praga
Ópera em três atos
Libreto de Francesco Maria Piave, baseado na peça Le Roi s´amuse, de Victor Hugo
Cantado em italiano, com legendas em português
Encenado pela primeira vez em 1851 no Teatro La Fenice, Venezia
Duração: 2h10
Elenco: Vladimir Stoyanov (Rigoletto), Mélissa Petit (Gilda), Stephen Costello (Duca) e Miklos Sebestyen (Sparafuccile)
Sinopse: O Bobo da corte do Duque de Mántoua, Rigoletto, é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha, Rigoletto contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque, e cai em desespero.

A COROAÇÃO DE POPEIA, de Claudio Monteverdi
Festival de Salzburgo
Maestro: William Christie
Direção: Jan Lauwers
Dramaturgia: Elke Janssens
Figurino: Lemm&Barkey
Coreografia: Academia Experimental de Dança de Salzburgo e Bodhi Project
Orquestra: Les Arts Florissants
Ópera em um prólogo e três atos
Libreto de Giovanni Francesco Busenello
Cantada em italiano
Encenada pela primeira vez em 1642, em Veneza.
Duração: 3h15
Elenco: Sonya Yoncheva (Popeia)Kate Lindsey (Nero)Stéphanie d’Oustrac (Otávia)Carlo Vistoli (Oto)Renato Dolcini (Sêneca)Ana Quintans (Virtude/Drusila)Marcel Beekman (A ama da imperatriz) e Dominique Visse (Arnalta)
Sinopse: O imperador Nero mantém um relacionamento apaixonado com Popeia, esposa de seu amigo Oto. Para se casar com a amante, Nero planeja se desvencilhar da imperatriz, Otávia. Esta, por sua vez, manipula Oto de modo que ele, com a ajuda de sua antiga amante, Drusila, venha a matar sua esposa infiel. O complô, contudo, acaba sendo revelado.   

ATTILA, de Giuseppe Verdi
Teatro alla Scala de Milão
Maestro: Riccardo Chailly
Direção: Davide Livemore
Orquestra e coro do Teatro alla Scala de Milão
Ópera em um prólogo e três atos
Libreto de Temistocle Solera, baseado na peça Átila, Rei dos Hunos, de Friedrich Ludwig Zacharias Werner
Cantado em italiano, com legendas em português
Duração: 2h20
Apresentada pela primeira vez em 1846 no Teatro Fenice, Veneza
Elenco: Ildar Abdrazakov (Átila), Saioa Hernández (Odabella), George Petean (Ezio), Fabio Sartori (Foresto) e Francesco Pittari (Uldino)
Sinopse: A ação situa-se no ano 452 da Era Cristã, quando Átila -rei dos hunos e cruel chefe de um império que o torna temido pelos romanos - entra na Itália para saquear a cidade de Aquília, próxima à Roma. Porém ali terá de enfrentar a resistência do povo italiano e a coragem de uma mulher. O papel de Átila é cantado por Ildar Abdrazakov, o bass mais famoso do momento. A orquestra é regida pelo consagrado maestro italiano Riccardo Chailly, que conduziu muitas orquestras na Itália, Holanda, na Alemanha e nos Estados- Unidos.

FALSTAFF, de Giuseppe Verdi
Opera do Estado de Berlim
Maestro: Daniel Barenboim
Direção: Mario Martone
Cenografia: Margherita Palli
Figurinos: Ursula Patzak
Coreografia: Massimo Giordano
Comédia lírica em três atos
Libreto de Arrigo Boito baseado em As alegres comadres de Windsor e trechos de Henrique IV, de William Shakespeare
Cantado em italiano, com legendas em português
Encenada pela primeira vez em 1893 no Teatro alla Scala de Milão
Duração: 2h10
Elenco: Lucio Gallo (Sir John Falstaff), Alfredo Daza (Ford), Francesco Demuro (Fenton), Jürgen Sacher (Dr. Caius), Stephan Rügamer (Bardolfo), Jan Martiník (Pistola), Barbara Frittoli (Mrs. Alice Ford), Nadine Sierra (Nanneta), Daniela Barcellona (Mrs. Quickly) e Katharina Kammerloher (Mrs. Meg Page)
Sinopse: Falstaff é um homem sem escrúpulos, que recorre à mentira para zombar e se aproveitar de todos ao seu redor. Depois de tentar conquistar mulheres casadas, invadir e roubar a casa de um homem e demitir injustamente seus criados, ele está na mira de todos aqueles a quem prejudicou. Essa produção do Stattsoper de Berlim transpõe Falstaff na época atual, revelando assim como essa história é atemporal e sempre muito divertida.

Sobre o Festival Ópera na Tela
Em sua quinta edição, o Festival Ópera na Tela exibe 12 óperas europeia inéditas e recentes em uma tenda montada ao ar livre no Parque Lage, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração até o dia 12 de novembro. Em São Paulo, pela primeira vez, a tela gigante foi montada no Museu da Casa Brasileira com projeções entre 18 e 27 de outubro. A seleção de peças líricas entra em diversas cidades brasileiras até meados de 2020. A programação completa está no site www.operanatela.com.br

O Festival Ópera na Tela tem produção da Bonfilm– responsável também pelo Festival Varilux de Cinema Francês – e da Atti Comunicação, e conta com patrocínio master da Leroy Merlin, de Sofitel Hotels & Resorts, Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. E com o patrocínio da EDF e de EDENRED TICKET.

Fonte: Luisa Mattos/ Agência Febre
 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)