quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Cineclube Sala Escura apresenta El Brazo Fuerte dia 05/09, no MAM. Entrada gratuita.




Sessão acontece dia 05 de Setembro de 2019. Quinta-feira, às 18h30min. Cinemateca do MAM. ENTRADA GRATUITA


O Cineclube Sala Escura exibe um filme pioneiro de sátira política da cinematografia mexicana, em uma inusitada mistura de neorrealismo, comédia de costumes e crítica política.


El brazo fuerte
México, 1958
88min, P&B, V.O.
Direção: Giovanni Korporaal
Roteiro: Giovanni Korporaal e Juan de la Cabada
Produção: Rebeca Salinas de Duff e Norman M. Thomas
Fotografia: Walter Reuter
Som: Enrique Rodríguez
Montagem: Giovanni Korporaal
Música: Leonardo Velázquez
Elenco: Jorge González, Hermelinda Guerrero, José Gutiérrez, Leandro Morett, María Luisa Ramos

Como uma pessoa despreparada e aparentemente simples consegue alcançar o poder e, assim, se transformar em um político violento e autoritário? É o caso de Agileo, que é designado para construir uma estrada no imaginário povoado de Pitiliditiro, no interior do México. É inicialmente hostilizado pelos moradores locais, comandado pelo cacique da região. No entanto, tudo muda quando chega uma carta da Capital, que dá prestígio a Agileo diante dos habitantes do povoado, que passam a respeitá-lo. Decidido a seduzir Nacha, a filha do cacique, Agileo inicia a sua escalada ao poder na região e, para isso, lança mão de todos os meios possíveis, incluindo os mais violentos e ilegais contra os seus adversários políticos.
Primeiro longa-metragem dirigido por Giovanni Korporaal, e em parceria com o escritor Juan de la Cabada, é uma produção independente com um elenco formado por atores não profissionais. Devido ao seu forte tom crítico, o filme permaneceu censurado por mais de uma década, sendo lançado comercialmente somente em 1974. Assim, é considerada na história da cinematografia mexicana uma obra pioneira de filmes de crítica ao sistema político do país, ao lado de La sombra del caudillo (1960), de Julio Bracho, que também permaneceu censurada, no seu caso, por trinta anos. A obra cinematográfica de Luis Estrada, em especial, os seus filmes La ley de Herodes (1999) e La dictadura perfecta (2014), reivindica o filme de Korporaal-De la Cabada como uma influência forte dentro do cinema mexicano.

Giovanni Korporaal foi ator, montador, roteirista e diretor. Nascido em Veneza, Itália, em 1930, filho de um holandês com uma francesa, foi criado em Haia, nos Países Baixos. Mobilizado pelo impacto do neorrealismo italiano, consegue uma bolsa de estudos no Centro Sperimentale di Cinematografia em Roma e trabalha como assistente em Ladrões de bicicleta (1948) e Quando a mulher erra (1953), ambos de Vittorio De Sica. Em seguida, é convidado a trabalhar no México, onde é contratado pelo importante produtor Manuel Barbachano Ponce e, assim trabalha no documentário Torero! (1957), de Carlos Velo, e no longa ficcional Los pequeños gigantes (1960), de Hugo Butler, entre outras produções. Nesse período, realiza seu primeiro longa-metragem em produção independente, El brazo fuerte, a partir de um argumento do escritor Juan de la Cabada e fotografado pelo então iniciante Walter Reuter. O filme permaneceu mais de uma década censurado, o que talvez tenha sido as razões das dificuldades que Korporaal teve em toda a sua vida para se inserir na indústria cinematográfica mexicana. Assim, dedica-se mais ao ofício de montador e a produções televisivas, embora tenha dirigido no cinema alguns poucos filmes, como Rififi in Amsterdam(1958), na Holanda, e o chili-western El diabólico (1977). Falece na Cidade do México, em 2004.

Cineclube Sala Escura é uma atividade de extensão da Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA), vinculada ao Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).


Dia 5 de Setembro de 2019
Quinta-feira, às 18h30min

Cinemateca do MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro

ENTRADA GRATUITA




Realização:

logo Sala Escura.jpg       logo-PRALA-2_baixa-res.jpg    logo_LIA.jpg

Apoio:

uff.gif    Proex02a.png    CinematecaMAM.jpg





SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)