segunda-feira, 3 de junho de 2019

TV BRASIL - Programação de filmes (05 a 09 Junho)

Entre os destaques da semana, o documentário “Sinais de Cinza – A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade”, sobre a trajetória do cineasta Olney São Paulo. 


·         Quarta (5) – 22h – Cine Retrô: “O Corintiano” – comédia
·         Quarta (5) – 23h40 – Cine Nacional: “Sinais de Cinza” – documentário
·         Quarta (5) – 1h10 – Curta: “Na Direção Delas: Praça Walt Disney– documentário
·         Sábado (8) – 16h – Cine Retrô: “O Vendedor de Linguiça” – comédia
·         Sábado (8) – 22h – Cine Retrô: “O Corintiano” (reprise) – comédia
·         Sábado (8) – 23h40 – Cine Nacional: “Sinais de Cinza” (reprise) – documentário
·         Sábado (8) – 1h10 – Curta: “Na Direção Delas: Praça Walt Disney” (reprise) – documentário
·         Domingo (9) – Cine Retrô: “O Puritano da Rua Augusta” – comédia
_________________

“O Corintiano”
Quarta-feira, 5 de junho, às 22h
(Reprise na madrugada de sábado para domingo, mesmo horário)

Em “O Corintiano”, Mazzaropi é '‘seu’' Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians. Ele é capaz das maiores loucuras para torcer pelo seu time do coração, como andar com um burro preto e branco, bater boca com torcedores de times rivais, fazer promessas malucas, orações, sofrer e xingar na arquibancada.

98 min. Ano: 1967. Gênero: comédia. Direção: Milton Amaral, com Amácio Mazzaropi, Elizabeth Marinho, Lucia Lambertini, Nicolau Guzzardi, Carlos Garcia, Roberto Pirillo, Leonor Pacheco, Roberto Orosco, Augusto Machado de Campos, Xandó Batista. Classificação Indicativa: 10 anos.
  
_____
“Sinais de Cinza – A Peleja de Olney Contra o Dragão da Maldade”
Quarta-feira, 5 de junho, às 23h40
(Reprise na madrugada de sábado para domingo, mesmo horário)
  
Documentário conta a história do cineasta Olney São Paulo e dá uma dimensão de seu legado. Olney morreu durante a ditadura militar, vítima de tortura, devido a ousadia de seus trabalhos.
A trajetória do cineasta Olney São Paulo – baiano do interior que, em 1955, começou a fazer cinema no sertão e tendo o próprio sertanejo como protagonista – é revelada na produção de Henrique Dantas (“Filhos de João” e “A Bicicleta do Vovô”), que tem como realizadores a TV Brasil e a Amanca Filmes.
O filme trabalha com projeções das obras de Olney em espaços por onde ele passou ao longo de sua vida, incluindo a sala em que foi torturado até a morte.
“Sinais de Cinza” conta a trajetória e a obre de um cineasta obstinado, que não mediu esforços para conseguir produzir cinema, apesar das imensas dificuldades e perseguições que sofreu ao longo da vida.

88min. País: Brasil. Gênero: Documentário. Ano: 2013. Roteiro e direção: Henrique Dantas. Classificação: 12 anos.
 _____
"Praça Walt Diney"
Quarta-feira, 5 de junho, à 1h10
(Reprise na madrugada de sábado para domingo, mesmo horário)

Curta-metragem documental retrata problemas urbanos do bairro de Boa Viagem, no Recife. Os diretores Renata Pinheiro e Sergio Oliveira fizeram uma seleção de tomadas a pedido da redação da revista AU - Arquitetura e Urbanismo.
O filme ficou entre os 10 Melhores Curtas Brasileiros do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo em 2011 e recebeu os prêmios de Melhor direção na Mostra Londrina de Cinema em 2011, Melhor Documentário no Vitória Cine Vídeo em 2011, Melhor Filme no Curta Cinema em 2011, Melhor Filme no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte em 2011, Melhor Filme no Mostra Marília de Cinema em 2011, Melhor Filme no Panorama Brasil Coisa de Cinema em 2011, Melhor Imagem no Janela Internacional de Cinema do Recife em 2011, Melhor Montagem no Mostra Marília de Cinema em 2011 e Melhor Montagem no Vitória Cine Vídeo em 2011.
O filme é parte da série Na Direção Delas, série realizada pela TVU de Recife que visa estimular e divulgar o trabalho das diretoras do cinema pernambucano.
O programa, de aproximadamente 30 minutos, é apresentado pela atriz Nínive Caldas e exibe um curta-metragem e uma entrevista com a diretora da respectiva obra.

Inédito. 21 min. Ano: 2011. Gênero: Documentário. Direção: Renata Pinheiro, Sergio Oliveira. Classificação: 12 anos. 
____
“O Vendedor de Linguiça”
Sábado, 8 de junho, às 16h

Na comédia musical “O Vendedor de Linguiça”, Mazzaropi é um vendedor que tem que se esforçar para conquistar a freguesia. Em meio a problemas com a família, vizinhos e cachorros (que adoram roubar suas linguiças), ele vive diversas situações inusitadas e cômicas.
Entre as canções do filme estão o “O Linguiceiro” e “Mocinho Lindo”, interpretadas por Mazzaropi; “Olhar de saudade”, interpretada por Pery Ribeiro; “Não ponha a mão”, por Elza Soares; e “Poema do adeus”, por Miltinho.

90min. Ano: 1962. Gênero: comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Classificação: 12 anos.
____

“O Puritano da Rua Augusta”
Domingo, 9 de junho, às 16h

Punduroso (Amácio Mazzaropi) é um pai de família extremamente conservador. Ele deixa os filhos loucos com sua mania de manter a moral e os bons costumes sempre em primeiro lugar.
Após sofrer um ataque do coração, tudo muda. Punduroso passa a se comportar como um jovem outra vez: muda o cabelo, as roupas e até o gosto pela música.

102 min. Ano: 1965. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Marly Marley, Marina Freire, Elizabeth Hartmann, Edgard Franco. Classificação Indicativa: 12 anos.

FONTE: RICARDO RIBEIRO/ TV BRASIL


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)