sábado, 8 de setembro de 2018

Centro de Artes UFF lança seu primeiro documentário em longa metragem

O filme "A Música do Tempo - Do Sonho do Império ao Império do Sonho" estreia dia 17 de setembro (segunda-feira), às 20hs. A sessão tem entrada franca.

Como parte das celebrações dos 50 anos do Cine Arte UFF, será lançado ao grande público o primeiro documentário musical de longa-metragem inteiramente produzido e idealizado pela equipe do Centro de Artes UFF: A Música do Tempo - Do Sonho do Império ao Império do Sonho. A estreia, no dia 17 de setembro, às 20h, com entrada gratuita, acontece no Cine Arte UFF, que fica na Rua Miguel de Frias, 9, em Icaraí, Niterói.

Em seguida, a partir de 18 de setembro, o filme entra em cartaz , com uma sessão diária. A exibição exclusiva inaugura uma inédita conexão direta no Brasil em que o produtor também é o exibidor, no caso, o Centro de Artes UFF, e faz parte das comemorações dos 50 anos da sua sala de exibição de filmes, o Cine Arte UFF.

O documentário musical, com direção cinematográfica de João Velho e protagonizado pelo grupo Música Antiga da UFF, conta com o registro do concerto “O Sonho do Império e o Império do Sonho”. O programa do concerto tem como temática a mitologia em torno do Quinto Império e do Sebastianismo, desde suas origens na corte portuguesa, entre os Séculos XV e XVI, até o culto de Rei Sebastião na religião de Tambor de Mina, no Maranhão. O filme inclui depoimentos e imagens da visita do grupo ao cravista Roberto de Regina (construtor do primeiro cravo brasileiro e de um museu dedicado à arte barroca e renascentista).

A emoção, a memória da trajetória, e as novas perspectivas de futuro se misturam às cenas da apresentação do Música Antiga da UFF. O longa-metragem traz praticamente todas as músicas do repertório gravadas no Teatro da UFF, com direção de arte e concepção cênica do prestigiado cenógrafo Ronald Teixeira, além de cenas de bastidores da gravação do concerto e entrevistas com os componentes do conjunto.

Como resultado, o documentário oferece ao público a oportunidade de conhecer
melhor a sonoridade, os instrumentos e a linguagem do movimento de Música
Antiga, a partir de um repertório cuidadosamente pesquisado pelo grupo da UFF, e permite saber mais sobre a realidade da vida de músicos que trabalham nessa linha há mais de 30 anos, no auge da maturidade artística de suas carreiras.






Serviço:

Dia 17 de setembro de 2018 – segunda-feira – 20h
Entrada franca, mediante distribuição de senhas uma hora antes
Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói - RJ
Duração: 97 min
Ano de produção: 2017
Classificação indicativa: Livre
Uma produção do Centro de Artes UFF - Universidade Federal Fluminense

Ficha técnica:

Direção e Montagem: João Velho
Produção executiva: Leonardo Guelman
Direção de Arte e Direção Cênica: Ronald Teixeira
Direção Musical : Deivison Branco
Edição e montagem: Daniel Planel
Direção de produção: Laís Diel
Direção de fotografia: Whelby Dias, Pablo Rossi e Artur Bravo
Edição de Som e Mixagem do concerto: Alexandre Hang
Edição de Som e Mixagem Final:  BenHur Machado
Colorista: Paulo M. de Andrade

Formação do Música Antiga da UFF:

Leandro Mendes – flauta, krumhorn, charamela
Lenora Pinto Mendes – flauta, viola da gamba, krumhorn, rauschpfeife
Mario Orlando – flauta, viola da gamba, percussão
Márcio Paes Selles – flauta, viola da gamba, krumhorn
Virgínia Van der Linden – flauta transversa, charamela, percussão e rauschpfeife


Sinopse: Documentário protagonizado pelo Conjunto Música Antiga da UFF, que há mais de três décadas se dedica à pesquisa e difusão da música medieval, renascentista e barroca . O fio condutor são os mitos em torno do Quinto Império e do Sebastianismo, desde suas origens na corte portuguesa, nos séculos XV e XVI, até o culto ao Rei Sebastião na religião afro-maranhense Tambor de Mina, encontrada principalmente no Maranhão. Primeiro documentário musical de longa-metragem produzido e idealizado pela equipe do Centro de Artes UFF, com direção cinematográfica de João Velho.

Fonte: Renata Cunha/ Centro de Artes UFF




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)