domingo, 5 de agosto de 2018

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DE FILMES NA TV BRASIL (05 a 12 agosto)

Entre os destaques, o filme "Uma longa viagem", de Lucia Murat.


Tintim e o Lago dos Tubarões”
Domingo, 5 de agosto, às 15h


Tintim, Milu e o Capitão Haddock viajam à Sildávia para visitar o Prof. Girassol, que está hospedado às margens de um lago misterioso. Os Dupondt acompanham a viagem, que logo de início é interrompida por um estranho desastre de avião. A salvação vem de um casal de crianças, Niko e Nouchka, e seu cachorro, Gustav.

Uma intriga policial se desenrola ao redor do lago que dá nome à história. O lugar, na verdade, abriga o esconderijo de um poderoso e conhecido vilão, que está de olho na mais nova invenção do cientista: uma máquina capaz de reproduzir objetos. O plano do criminoso é usar o invento para fazer cópias perfeitas de obras de arte, e caberá a Tintim e seus novos amigos impedir isso.

Tintim e o Lago dos Tubarões é o segundo longa de animação baseado nos personagens de Hergé. Produzido pelos estúdios Belvision, que anteriormente já haviam trabalhado em uma série de desenhos e um filme animado estrelado por Tintim, o filme tem roteiro de Greg e direção de Raymond Leblanc.

75 min. Idioma: francês. Título original: Tintin et le lac aux requins. Ano: 1972. País: França. Direção: Raymond Leblanc. Roteiro: Michel Régnier, Eddie Lateste, Jean-Michel Charlier, Jos Marissen, Rainer Gocksch. Autores: Hergé, Michel Régnier.
______

"Aleksandr Nevsky"
Segunda-feira, 6 de agosto, às 23h45

Na primeira metade do século 13, o príncipe Aleksandr Nevsky evita o confronto com os tártaros – que impunham pesados tributos às cidades russas – e concentra os esforços na organização de um exército popular para enfrentar uma ameaça mais perigosa: os temíveis Cavaleiros Teutônicos, que pretendiam se apossar do território russo, submetê-lo ao Sacro Império Romano-Germânico e erradicar sua cultura.

Rodado por Eisenstein em 1937-38, o filme estabelece um paralelo entre aqueles invasores e as hordas hitleristas que se preparavam para devastar a URSS.
Com trilha musical de Serguey Prokofiev, “Aleksandr Nevsky” foi cuidadosamente restaurado pelo Mosfilm em 2015.
112min. Ano: 1938. Gênero: ficção histórica. Direção: Serguey Eisenstein.



-----
Uma longa viagem”
Terça-feira, 7 de agosto, às 23h45

O documentário “Uma Longa Viagem” conta a história de três irmãos durante a ditadura no Brasil. Em 1969, a família envia o caçula para fora doBrasil a fim de evitar seu engajamento na luta armada, como fez a irmã, Lucia. Heitor viaja pelo mundo ao longo de nove anos e, durante esse tempo, envia cartas à família.

Lucia, presa política que virou cineasta, também viaja pelo mundo, mas de modo diferente do irmão, que passou por uma série de dificuldades ao longo dos anos. Miguel, o terceiro irmão, morreu, e a única coisa que eles conseguem fazer diante da perda é resgatar a memória da época em que os três viveram juntos.

Usando-se de entrevistas, cartas e comentários da irmã (em off), o documentário trata de memória. Não só pela forma como é feita a investigação, mas pelas razões que motivaram Heitor a dar as entrevistas e Lucia a reunir as cartas que a mãe tinha juntado durante a vida.

O filme levou o prêmio de Melhor Documentário (Prêmio do Público) no Festival de Málaga; Prêmio da Crítica de Melhor Documentário, no Festival de Paulinia; além de ser eleito como melhor filme e ganhar como melhor direção de arte, melhor ator e levar o Prêmio do Juri Popular, no Festival de Gramado.
Reprise. 95 min. Classificação Indicativa: 14 anos



____
Jeca e seu filho preto”
Quarta-feira, 8 de agosto, às 23h45

Em “Jeca e seu filho preto”, o saudoso humorista Amácio Mazzaropi interpreta Zé, o pai de um rapaz (misteriosamente) negro. O fato nunca pareceu o atormentar, mas os outros se incomodam quando seu filho se enamora de uma moça branca, filha de um rico fazendeiro.

Em plenos anos 1970, Amácio Mazzaropi, com seu jeito simples, abordou no cinema a questão do preconceito racial.

104 min. Ano de estreia: 1978. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner. Codireção: Berilo Faccio, com Amácio Mazzaropi, Mazzaropi, Geny Prado, Yara Lins, Elizabeth Hartman, Denise Assunção. Classificação Indicativa: Livre.



___
A Banda das Velhas Virgens”
Sábado, 11 de agosto, às 16h

Em “A Banda das Velhas Virgens”, o humorista Amácio Mazzaropi vive o caipira “Gostoso”, maestro de uma banda formada por senhoras idosas e beatas.

Expulso de suas terras, Gostoso vai morar em um ferro-velho nos arredores da cidade, onde encontra um saco de joias e acaba acusado de roubo. Agora, tem que fazer de tudo para provar sua inocência.

100 min. Ano: 1979. Gênero: Comédia. Direção: Pio Zamuner (codiretor: Berilo Faccio) Produção: Amácio Mazzaropi. Roteiro: Rajá de Aragão e Amácio Mazzaropi. Elenco: Mazzaropi, Geny Prado, André Luiz Toledo, Gilda Valença, José Velloni. Gênero: Comédia. Classificação Indicativa: livre.



__
Tintim e os Prisioneiros do Sol”
Domingo, 12 de agosto, às 15h

Quando sete arqueólogos encontram um antigo templo Inca, tornam-se vítimas de uma antiga maldição Inca. De volta à Europa, começam a ser vítimas de ataques que os deixam em sono profundo e misterioso. Apenas uma vez por dia, todos ao mesmo tempo, acordam por alguns minutos e têm alucinações relacionadas a um deus Inca.

Tintim e os Prisioneiros do Sol” começa com o sexto arqueólogo sendo adormecido pelo conteúdo de uma bola de cristal que é jogada em seu carro. O último arqueólogo consciente permanece sob a proteção de Tintin e Haddock, em Moulinsart.

Uma tempestade se aproxima e as luzes se apagam. A escuridão é usada pelos índios para pôr o último arqueólogo em sono e capturar o professor Tournesol, que provou ser um profanador do santuário ao usar uma pulseira do deus Inca.

Tintin e Haddock seguem a trilha para o Peru, por neve e selva, a fim de resgatar Tournesol, curar os arqueólogos e desvendar o mistério que se apresenta.

Tintim e os Prisioneiros do Sol” é o segundo longa de animação baseado nos personagens de Hergé. Produzido pelos estúdios Belvision, que anteriormente já haviam trabalhado em uma série de desenhos curtos e um longa-metragem animado estrelado por Tintim.

77 min. País: França / Bélgica / Suiça. Idioma: francês. Ano: 1969. Título original: Tintin et le temple du soleil. Direção: Eddie Lateste. Roteiro: Hergé (graphic novels "Les sept boules de cristal" and "Le temple du soleil"), Eddie Lateste (adaptação).

FONTE: RICARDO RIBEIRO/ TV BRASIL

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)