segunda-feira, 9 de julho de 2018

CINECLUBE SALA ESCURA EXIBE PREMIADO FILME DA GUATEMALA



A sessão de "O vulcão Ixcanul", de Jayro Bustamante tem entrada franca. A Sessão Latina Cinemateca acontece no dia 12/07, às 18h30min, na CINEMATECA DO MAM


O Cineclube Sala Escura – Sessão Latina Cinemateca exibe um prestigiado filme guatemalteco contemporâneo.

O vulcão Ixcanul
(Ixcanul)
Guatemala/França, 2015
92min, Cor, Legendas em Português
Direção e Roteiro: Jayro Bustamante
Produção Executiva: Inés Nofuentes
Fotografia: Luis Armando Arteaga
Som: Eduardo Cáceres Staackmann
Direção de Arte: Pilar Peredo
Música: Pascual Reyes
Montagem: Cesar Díaz
Elenco: María Mercedes Coroy, María Telón, Manuel Antún, Justo Lorenzo, Marvin Coroy

María é uma jovem indígena de dezessete anos, que trabalha numa fazenda de café aos pés do vulcão Ixcanul. Apesar de sua timidez, ela está decidida a mudar o seu destino, diante dos preparativos de um casamento arranjado com o chefe de seu pai e, por conseguinte, da expectativa de um futuro infeliz em uma vida marcada pelo racismo e pelo machismo. Assim como um vulcão adormecido, María soterra em seu silêncio uma força inaudita que pode vir à tona no momento oportuno.
Rodado em Santa María de Jesús, no pé do Vulcão de Água, e protagonizado por duas moradoras locais, o filme é praticamente todo falado em Caqchiquel, língua maia da região central da Guatemala. Recebeu prêmios em vários festivais ao redor do mundo, como Berlim, Toulouse, Biarritz, San Sebastián, Cartagena, Montreal, Filadélfia, Jerusalém, Guadalajara, Mumbai e São Paulo.

Jayro Bustamante é diretor, roteirista e produtor. Nasce na Cidade da Guatemala em 1977, formando-se em Comunicação pela Universidade de San Carlos de Guatemala (USAC). Em seguida, parte para a Europa, onde estuda cinema em Paris e em Roma. Realiza obras publicitárias para a agência Ogilvy & Mather. Em 2012, dirige o curta Cuando sea grande. Em seguida, estreia no formato longa-metragem com O vulcão Ixcanul, que é prestigiado com vários prêmios, entre eles, o Urso de Prata no Festival de Berlim. Atualmente, roda o seu segunda longa-metragem, Temblores.

SERVIÇO:
Dia 12 de Julho de 2018
Quinta-feira, às 18h30min

Cinemateca do MAM
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro

ENTRADA GRATUITA
  
O Cineclube Sala Escura é uma atividade de extensão da Plataforma de Reflexão sobre o Audiovisual Latino-Americano (PRALA), vinculada ao Laboratório de Investigação Audiovisual (LIA) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

FONTE: 

Fabian Rodrigo Magioli Nunez


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)