Our social:

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Cerimônia do SAG AWARDS 2018 teve tom político contra assédio sexual


A cerimônia do SAG AWARDS 2018, a premiação do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, que aconteceu na noite deste domingo, 21 de Janeiro, em Los Angeles, foi recheada de discursos que remetem ao atual momento de denúncias de assédio e abuso sexual sofrido por mulheres e homens nos bastidores da indústria do entretenimento, principalmente em Hollywood. 

O evento foi apresentado pela atriz Kristen Bell, que se tornou a primeira anfitriã da história do SAG AWARDS. A noite de premiação teve momentos emocionantes, como a homenagem ao ator Morgan Freeman, e os discursos da presidente do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA), Gabrielle Carteris, e das atrizes Rosanna Arquette e Marisa Tomei.

Carteris fez um belo discurso sobre as denúncias de assédio sexual que atingem os membros do Sindicato. Ela enalteceu a coragem, principalmente das mulheres, que realizaram denúncias contra esse tipo de crime. Segundo a presidente do SAG-AFTRA, "A verdade é poderosa e as mulheres estão se empoderando". Ela também ressaltou a importância dos movimentos #MeToo e #TimesUp" como responsáveis por essa mudança. "Vocês estão fazendo a diferença. Isto é maravilhoso. O tempo da mudança está chegando". E acrescentou que os agentes dessa mudança são tanto homens quanto mulheres. Pregou a unidade de todos para inibir os abusos, assim como a adoção de um novo código de conduta, para reduzir o assédio sistêmico em Hollywood. 

Durante a apresentação de melhor atriz de série televisiva, Marisa Tomei e Rosanna Arquette também agradeceram às mulheres que em 2017 quebraram o silêncio e denunciaram os assédios e abusos sexuais, enfrentando o medo de retaliação dos poderosos da indústria do entretenimento. Marisa Tomei aproveitou para agradecer à própria colega de palco, que também denunciou o produtor Harvey Weinstein, da MIRAMAX. Visivelmente emocionada, Arquette agradeceu, acrescentando o nome de outras atrizes, como Olivia Munn, Mira Sorvino, Ásia Argento, Dary Hannah, Annabella Sciorra e Ashley Judd. A atriz Marisa Tomei ainda citou o nome do ator Antonny Rapp, que denunciou o colega de profissão Kevin Spacey por assédio sexual. 


Entre os presentes no Shrine Auditorium estava James Franco, um dos indicados ao prêmio de melhor ator por "O Artista do Desastre". Ele, que durante a premiação do Globo de Ouro subiu ao palco com um broche do movimento #TimesUP, também foi acusado de assédio e abuso sexual por ex-alunas da sua escola de atores, a FrancoStudio4. Antes da cerimônia, no tapete vermelho, a atriz Alison Brie, casada com o irmão de James, o também ator Dave Franco, disse apoiar o cunhado, e aguardar as informações corretas sobre o caso. 


Morgan Freeman foi o grande homenageado da noite. Apresentado por Rita Moreno, o ator recebeu o prêmio "The lifetime achievement award", uma honraria por sua  carreira e contribuição artística. Outro momento marcante foi a entrada da atriz Felicity Huffman que introduziu o vídeo "In memorian" aos artistas falecidos. Entre os homenageados, Bill Paxton, John Hurt e Jerry Lewis.

Por Elisabete Estumano Freire.



Confira abaixo a lista dos vencedores do SAG AWARDS 2018.
CINEMA

MELHOR ELENCO - Três Anúncios para um crime
MELHOR ATOR
Gary Oldman (O Destino de uma Nação)

MELHOR ATRIZ
Frances McDormand (Três Anúncios Para um Crime)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sam Rockwell (Três Anúncios Para um Crime)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Allison Janney (Eu, Tonya)

MELHOR EQUIPE DE DUBLÊS
Mulher-Maravilha


TELEVISÃO

MELHOR ELENCO - DRAMA
This Is Us

MELHOR ELENCO - COMÉDIA
Veep

MELHOR ATOR - DRAMA
Sterling K. Brown (This is Us)

MELHOR ATRIZ - DRAMA
Claire Foy (The Crown)

MELHOR ATOR - COMÉDIA
William H. Macy (Shameless)

MELHOR ATRIZ - COMÉDIA
Julia Louis-Dreyfus (Veep)

MELHOR ATOR - TELEFILME/MINISSÉRIE
Alexander Skarsgard (Big Little Lies)

MELHOR ATRIZ - TELEFILME/MINISSÉRIE
Nicole Kidman (Big Little Lies)

MELHOR EQUIPE DE DUBLÊS
Game of Thrones

Confira os vídeos dos melhores momentos da Cerimônia.