sexta-feira, 13 de outubro de 2017

II FESTIVAL IMPERIAL DE CINEMA DE PETRÓPOLIS COMEÇA DIA 18 DE OUTUBRO

           

Festival é gratuito e vai até dia 22 de outubro na cidade serrana

 Sucesso absoluto de público em sua primeira edição, o II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis volta à cena cultural em 2017 ampliado e cheio de novidades. O festival acontece de 18 a 22 de outubro e a programação gratuita. O festival conta com apoio do Palácio de Cristal, Museu Imperial, UCP e Cervejaria Bohemia. 
            O festival contará com exibição de filmes nacionais e estrangeiros, documentários, workshops, oficinas e debates com painéis sobre os destinos do cinema nacional, trilhas sonoras e adaptações literárias.
          
  O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis agrega este ano uma ação social que beneficia 130 crianças do Ensino Fundamental da rede pública municipal, com a doação de óculos de grau. A parceria é das idealizadoras e diretoras Luciana Pacheco e Daniela Brescianini com a Prefeitura de Petrópolis por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e empresas privadas como a Carl Zeiss, Óticas Carol e Ofaltmo Clínica de Petrópolis.
            “Conseguir promover a melhoria da visão para tantas crianças da rede pública, é mágico! Elas já irão assistir ao filme “As Aventuras do Pequeno Colombo” sob essa nova perspectiva, numa sessão especial do Festival no dia 21, quando receberão os óculos. Tem sido uma parceria de boas e profícuas atitudes que promete render muitos frutos” –diz empolgada a diretora Luciana Pacheco.
          
  “Nosso objetivo ao idealizarmos o festival, foi consolidar Petrópolis como sede de um espaço democrático e definitivo para o cinema brasileiro. Englobando cultura, arte, entretenimento e intercâmbio, o Festival incentiva tudo isso e o turismo, além da grande confraternização do cinema” –encerra a diretora Daniela Brescianini.
            O evento também conta com outros parceiros como Locanda Della Mimosa, InterTV, Maesa, Bohemia, Certisign,Tangível, também agregam valor às ações, com o Patrocínio da Águas do Imperador.






PROGRAMAÇÃO
            A abertura será no Theatro D. Pedro com exibição do filme “João, O Maestro”, de Mauro Lima. O filme conta a vida de João Carlos Martins. Encerrando a noite haverá o tradicional Baile de Máscaras no Palácio de Cristal, para os convidados.
O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis contará com 7 longa metragens atuais, de perfil autoral e comercial, filmes tais como: “O Filme da Minha Vida”, de Selton Melo; e “Não Devore Meu Coração”, de Felipe Bragança. Esse ano o festival conta com o apoio da Globo Filmes.
Em parceria com a Cinemateca Francesa, a Mostra “Musas do Cinema Francês”, exibirá clássicos restaurados onde Bardot, Deneuve, Ana Karina e Jeanne Moreau e Danielle Darrieux, protagonizam a visão de Jean Luc Godard, Louis Malle Jacques Demy e Max Opuls. As sessões acontecem todo final de tarde, na Cervejaria Bohemia.
Dom Evaristo Arns
A Mostra GloboNews Documentários apresentará o retrato de personalidades como Antonio Callado, Gabeira, Pitanga e Dom Paulo Evaristo Arns, que representarão esse trabalho. Na mesma linha de parceria audiovisual, será exibida a série de documentários “Bravos!”, da TV Brasil, que retrata, com uma visão humana, histórias de superação, de brasileiros no seu dia a dia, com um Painel com os realizadores apresentando a série na Universidade Católica de Petrópolis.
Sessões Infantis com um Projeto Escola, que visam levar mais de mil crianças e jovens ao cinema com exibições de filmes comoSaltimbancos Trapalhões e o premiado O Menino e o Mundo.
A parte musical ganhou mais espaço com a criação do painel sobre Trilhas Sonoras, “A Música Original no Cinema”, com a presença de grandes músicos, autores de Trilhas. Na mesa de Literatura o tema será “A Arte da Adaptação Literária para o Cinema” tendo como exemplo as obras “Oeste, a Guerra do Jogo do Bicho” e “Dias Perfeitos”. Workshops de Direção para Atores, acontecerão durante 3 dias do evento no Museu  Imperial, com inscrições no site do Festival. 
A Oficina Infantil Audiovisual acontecerá no Palácio de Cristal, com suporte pedagógico, dois dias durante as manhãs, para crianças de 11 a 13 anos, com foco na produção de filmes para o Youtube. Os professores são Dostoiewski Champangnatte e Jeana Kamil.



Para maiores informações acesse o site do festival: www.festivaldepetropolis.com 

Fonte: Marcela Salgueiro/ Primeiro Plano Assessoria de Imprensa.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)