sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Centro de Artes UFF lança edital para chamar coletivos de estudantes


O Centro de Artes UFF lançou no dia 30/08 uma chamada pública para estudantes que fazem parte de coletivos que realizem ações em qualquer linguagem artística: artes cênicas, dança, audiovisual, fotografia, artes plásticas, debates, eventos e afins, com o objetivo de participar do próximo Interculturalidades, integrado ao projeto Territórios da Arte (parceria UFF e Funarte), evento que acontecerá no período de 2 a 13 de outubro. É preciso que pelo menos um dos integrantes seja estudante regular de graduação ou pós-graduação da UFF, com matrícula ativa. As inscrições para os coletivos estão abertas até às 18hs do dia 13 de setembro
O edital contempla todas as linguagens artísticas e cada coletivo contemplado deverá realizar duas intervenções ou apresentações em campi distintos da UFF. Os selecionados ganharão uma bolsa de R$ 800 (dividida em duas parcelas, antes e depois do evento) e pagas ao aluno responsável pela proposta contemplada. Os coletivos irão desenvolver seus trabalhos conforme a programação e horários que a produção do Territórios da Arte – Interculturalidades disponibilizará e dentro da estrutura que a produção do projeto fornecerá: equipamentos técnicos (som e iluminação), espaços físicos dentro da universidade (teatros, galerias, cinema, auditórios, jardins, etc) e transporte (ida e volta) para fora do campus de origem.
Por coletivo entende-se um grupo de atores sociais que se articulam para ações de caráter político, social e artístico enquanto organizadores flexíveis autogestionados, formalizados ou não, que produzem situações artísticas e culturais de forma colaborativa.
Para participar, é preciso que pelo menos um dos integrantes do coletivo seja aluno ou aluna presencial de graduação ou pós-graduação da UFF, com matrícula ativa. Cada estudante proponente só poderá apresentar uma proposta para ser contemplada. 
Sobre o Territórios da Arte:
Realizado pelo Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Fundação Nacional da Arte (Funarte), o projeto visa promover uma discussão das políticas culturais, envolvendo as diversas linguagens e manifestações artísticas e seus realizadores, de forma a produzir e fortalecer os arranjos criativos locais e elaborar uma cartografia narrativa das expressões artísticas da cidade. O projeto tem por premissa a realização de encontros abertos ao público e com programação gratuita. Através de uma dinâmica de seminários e capacitações de abrangência nacional, a iniciativa já percorreu quatro cidades: Cuiabá/MT, Florianópolis/SC e Belém/PA e Recife/PE, chegando em outubro a Niterói/RJ.
O Formulário de Inscrição pode ser acessado em: https://goo.gl/77tDJe e o edital pode ser acessado pelo link

Os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 15/09 (pré-recursos) e 18/09/2017 (pós-recursos).

Fonte: Renata Cunha/ Gerência de Comunicação - UFF

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)