terça-feira, 25 de julho de 2017

O PROTAGONISTA DE 'O FILME DA MINHA VIDA' É O ALTER EGO DE SELTON MELLO

 Johnny Massaro interpreta Tony Terranova no longa-metragem produzido pela Bananeira Filmes e distribuído pela Vitrine Filmes

Ambientado no sul do Brasil, na década de 60, “O FILME DA MINHA VIDA” mostra o processo de amadurecimento do jovem Tony Terranova, sua relação estreita com a mãe, a ausência do pai – o francês Nicolas, seus anseios, dilemas e amores. Em vídeo inédito, Johnny Massaro, que dá vida ao protagonista, explica que a história de Tony Terranova é a saga do herói. “A gente tem que se tornar o herói da nossa própria vida”, diz o ator.Johnny acredita que Tony não se vê como um protagonista. Ele se sente como um personagem secundário. “Um cara que não se sente protagonista, que não se sente o tema principal, tem uma maneira mais atenta de olhar. Na relação com o outro, o outro é o principal”, afirma.

Quando escreveu o roteiro, que assina junto com Marcelo Vindicatto, Selton colocou uma foto de Johnny perto do computador. Fez testes com outros atores, mas escolheu quem já estava em sua mente desde o começo. Para o diretor, Tony Terranova não poderia ser vivido por outra pessoa além de Johnny.

Baseado no livro “Um Pai de Cinema”, do chileno Antonio Skármeta, “O FILME DA MINHA VIDA” é uma produção de Vania Catani, da Bananeira Filmes, e tem distribuição da Vitrine Filmes. Estreia nos cinemas no dia 3 de agosto.

Além de Johnny Massaro e Selton Mello, o e elenco traz Vincent Cassel, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin, Ondina Clais, Beatriz Arantes, João Prates, Erika Januza, Martha Nowill e Antonio Skármeta, em participação especial.


Confira a crítica de "O filme da minha vida" no site  Cabine de Cinema




SINOPSESerras Gaúchas, 1963. O jovem Tony Terranova precisa lidar com a ausência do pai, que foi embora sem avisar à família e, desde então, não deu mais notícias ao filho. Tony é professor de francês num colégio da cidade, convive com os conflitos dos alunos no início da adolescência e vive o desabrochar do amor.

Apaixonado por livros e pelos filmes que vê no cinema da cidade grande, Tony faz do amor, da poesia e do cinema suas grandes razões de viver. Até que a verdade sobre seu pai começa a vir à tona e o obriga a tomar as rédeas de sua vida.


SOBRE O DIRETORUm dos atores mais aclamados de sua geração no Brasil, Selton Mello tem se firmado como um cineasta original, de inquietações pessoais, dono de um estilo que valoriza o trabalho de seus colegas atores.

Em seu primeiro longa, o drama Feliz Natal (2008), Selton não atuava, deixando o papel principal nas mãos de Leonardo Medeiros. A seguir, porém, ele estrelou seu segundo longa, a comédia O Palhaço (2011), que conseguiu o raro feito de obter a unanimidade da crítica e ser um grande sucesso de público: atraiu aos cinemas 1,5 milhão de espectadores e foi o quinto filme brasileiro mais visto do ano. O Palhaço também foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2012.

Na TV, Selton também teve outro grande trabalho como diretor: a série Sessão de Terapia (2012-2014), que teve três temporadas no canal pago GNT.

Como ator, seu extenso currículo inclui 28 longas. Entre seus personagens memoráveis, estão o Chicó de O Auto da Compadecida (2000), de Guel Arraes; o André de Lavoura Arcaica (2001), de Luiz Fernando Carvalho; o Leléu de Lisbela e o Prisioneiro (2003), também de Arraes; o Lourenço de O Cheiro do Ralo (2006), de Heitor Dhalia, no qual foi produtor associado; o João Estrella de Meu nome não é Johnny (2008), de Mauro Lima; o brasileiro morto injustamente pela polícia londrina de Jean Charles (2009), de Henrique Goldman; o Pedro de A Mulher Invisível (2011), de Cláudio Torres; e a Morte em Meu amigo hindu (2015), último filme de Hector Babenco.

Em O Filme da Minha Vida, seu terceiro longa, Selton aceitou o convite do escritor chileno Antonio Skármeta para levar às telas seu romance Um Pai de Cinema, naquele que se tornou seu filme mais pessoal.


SOBRE A BANANEIRA FILMES
Fundada em 2000 pela produtora Vania Catani, a Bananeira Filmes é uma das mais prestigiadas empresas produtoras de cinema no Brasil, onde a característica principal são os filmes de grande rigor artístico. Produziu mais de 20 longas e cinco curtas em 15 anos de existência. Somados, seus filmes já foram exibidos em mais de 340 festivais em 45 países e receberam mais de 180 prêmios.

Entre eles, destaque para Narradores de Javé, com direção de Eliane Caffé, e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele, selecionado no Festival de Cannes em 2008; O Palhaço, do diretor Selton Mello, que levou mais de 1,5 milhão de pessoas e foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 2016, a Bananeira lançou o suspense Mate-me Por Favor, primeiro longa da diretora carioca Anita Rocha da Silveira, que teve estreia mundial no Festival de Veneza. Para 2017, já lançou Redemoinho e está previsto Deserto, de Guilherme Weber, selecionado para a competição do Festival de Brasília e O Filme da Minha Vida, terceiro longa de Selton Mello baseado no livro Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skármeta. Suas coproduções La Playa (Colômbia), El Ardor (Argentina) e Jauja (Argentina), tiveram estreia internacional no Festival de Cannes – a próxima muito aguardada é Zama (Argentina), da argentina Lucrecia Martel (O Pântano).


SOBRE A VITRINE FILMESEm sete anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 70 filmes. Entre seus maiores sucessos estão Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, que competiu no Festival de Cannes e levou mais de 350 mil pessoas aos cinemas brasileiros; O Som Ao Redor, primeiro longa de ficção de Kleber, considerado pelo New York Times um dos melhores filmes de 2012; Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que alcançou mais de 200 mil espectadores; o americano Frances Ha, dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro em 2014; Califórnia, filme de estreia de Marina Person, selecionado para o Festival de Tribeca; Mãe Só Há Uma, de Anna Muylaert; e o documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, também selecionado para o festival.


SOBRE A GLOBO FILMESDesde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 200 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.


ELENCO

Johnny Massaro - Tony Terranova
Vincent Cassel – Nicolas Terranova        
Bruna Linzmeyer – Luna Madeira 
Selton Mello - Paco 
Ondina Clais – Sofia Terranova
Bia Arantes – Petra Madeira
Martha Nowill - Camélia
Erika Januza - Tita
Miwa Yanagizawa - Brigite 

Participações especiais: Rolando Boldrin e Antonio Skármeta          
Apresentando: João Pedro Prates e Gabriel Reginato 

FICHA TÉCNICA

Roteiro: Marcelo Vindicatto e Selton Mello        
Fotografia e câmera: Walter Carvalho, ABC
Produtora: Vania Catani     
Produção executiva: Leonardo Edde e Vania Catani    
Direção de arte: Claudio Amaral Peixoto
Figurino: Kika Lopes          
Caracterização: Marlene Moura e Uirandê Holanda      
Direção de produção: Clara Machado     
1ª assistente de direção: Kity Féo
Produtora de elenco: Simone Buttelli      
Som direto: George Saldanha       
Montagem: Márcio Hashimoto      
Trilha sonora: Plínio Profeta         
Desenho de som: Bernardo Uzeda          
Mixagem: Armando Torres Jr.      
Produção de finalização: Juca Díaz         
Produção: BANANEIRA FILMES
Coprodução: MGM/ORION, GLOBO FILMES, MONDOCANE FILMES, URCA FILMES
Produtor associado: CARLOS DIEGUES
Distribuição: VITRINE FILMES
Investimento: BNDES e BB DTVM
Patrocínio: BADESUL, BANRISUL, VILMA, CORSAN, BRASIL KIRIN/SEC RJ, RIO FILME
Apoio:  Ancine/FSA/BRDE
Apoio cultural: Spa do Vinho, CiaRio, Film Comission Garibaldi, Garibaldi Espumante, Giordani Turismo e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

Fonte: Sinny Assessoria e Comunicação.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)