sábado, 27 de maio de 2017

Confira os filmes brasileiros que estão na programação do 6º OLHAR DE CINEMA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURITIBA


Curitiba recebe, de 7 a 15 de junho, o festival que já é uma marca registrada da agenda audiovisual da cidade, o 6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema. Mantendo a programação variada, o evento é uma possibilidade de trazer o que há de novo na produção de cinema no mundo e do Brasil, apresentando novas filmografias ao público paranaense e discutindo o audiovisual com realizadores, críticos e gestores.
Dentro os filmes presentes na programação, estão 7 longas brasileiros entre documentários, ficções e experimentais.
Confira mais informações sobre os longas metragens brasileiros que estão na programação do festival:

Mostra Competitiva | Longa
FERNANDO
(Fernando)
Igor Angelkorte, Julia Ariani, Paula Vilela, 2017, 70’, DCP, Documentário, Ficção
Sinopse: O filme revela a vida de um professor-artista com 74 anos no Brasil hoje. Fernando é provocado a interpretar a própria vida, mesclando realidade e ficção. Diante de um grave problema de saúde, ele segue uma rotina preenchida de projetos e desejos na arte.

NAVIOS DE TERRA

(Land Vessels)
Simone Cortezão | Brasil, 2017, 70’, DCP, Híbrido
Sinopse: Há anos a montanha é deslocada entre dois países (Brasil e China). Rômulo, ex-minerador e agora marinheiro, segue levando parte da montanha e vai ao encontro de outra. Na imensidão do mar, ele conhece outros viajantes, e em momentos febris encontra as memórias e o espírito da terra. Num cotidiano atravessado por outras línguas que ele não fala, mesmo sem entender, as conversas em desencontro acontecem. Assim, Rômulo vai enfrentar dias lentos na imensidão do oceano até o outro continente.

Mostra Outros Olhares | Longa
A CASA DE LUCIA

(Lucia’s Home)
João Marcelo, Lucia Luz | Brasil, 2017, 70’, DCP, Documentário
Sinopse: Recém-casada, Lucia deixou a Síria às pressas com a família de seu marido. Vivendo em condição de refúgio no Brasil há dois anos, uma viagem inesperada leva Lucia ao reencontro de seus pais e irmãos, que moram no Kuwait. Através de registros feitos por ela mesma, conhecemos sua história pessoal, e entendemos as constantes mudanças que afetam seu mundo.

HOMEM LIVRE

(Free man)
Alvaro Furloni | Brasil, 2017, 84’, Ficção
Sinopse: Após anos na cadeia por um crime que chocou o país, Hélio Lotte, um ex-ídolo do rock, encontra abrigo numa pequena igreja evangélica. Ele só quer ser esquecido, mas seu passado volta para assombrá-lo. Em meio à hostilidade crescente dos fiéis e à sua própria paranoia, Hélio pressente que algo de ruim está prestes a acontecer mais uma vez.

MEU CORPO É POLÍTICO
(My body is political)

Alice Riff | Brasil, 2017, 72’, DCP, Documentário
Sinopse: Meu corpo é político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem em periferias de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas.

Mostra Novos Olhares
GARATUJAS, BADAMECOS E OUTROS MONSTROS

(Scribbles, Doodles and other Monsters)
João Castelo Branco, Elizabeth Moreschi | Brasil, 2017, 75’, DCP, Documentário, Experimental
Sinopse: Em uma turma de pré-escola da rede pública crianças de quatro e cinco anos desenham e pintam. Elas nos mostram a importância do traço, da composição e do próprio ato, que segue o caminho das brincadeiras de faz de conta e tem um importante papel no processo de significação do mundo, num misto de surrealismo e de Action painting espontâneos. Os desenhos e pinturas também fazem emergir os monstros que habitam as profundezas das sombras de cada um de nós.

Mostra Mirada Paranaense
ENTRE NÓS, O ESTRANHO

(Among Us, The Stranger)
Guto Pasko | Brasil, 2016, 83’, DCP, Documentário
Sinopse: Em Prudentópolis no sul do Brasil, 75% da população são de origem ucraniana. Lá, os “brasileiros” sempre foram obrigados a compartilhar mesmo que involuntariamente, dos usos e costumes desse povo, que os “impôs” no dia-a-dia da população local por mais de um século, gerando muitos conflitos com quem não é ucraniano. Mas o processo de aculturação chegou, e para todos.

SERVIÇO
6º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
De 7 a 15 de junho
Locais: Shopping Nova Batel e Shopping
Crystal (Espaço Itaú de Cinema) e Sesc Paço da Liberdade


FONTE: Cecília Barroso/ GENCO ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)