sábado, 3 de dezembro de 2016

Montagem de “Romeu e Julieta” de Kenneth Branagh tem exibição única no Brasil dia 05 de dezembro nos Cinemas.


O CinEvento traz para a telona a montagem contemporânea do clássico de Shakespeare, “Romeu e Julieta”, produzida pela Kenneth Branagh Theater Company, e protagonizada por Richard Madden (“Game of Thrones”) e Lily James (“Downtown Abbey”). O longa vai além do espetáculo teatral, reunindo de uma só vez o jogo cênico do palco com a sutileza do olhar cinematográfico, em exibição única dia 05 de Dezembro nas redes Cinépolis e Cinemark.

Dirigido pelo próprio Kenneth Branagh, em parceria com Rob Ashford, o espetáculo foi adaptado para o cinema por Benjamin Caron, que também dirigiu “The Winter’s Tale” e colaborou com Branagh na série “Wallander”, transmitida pela BBC em 2016. Filmado em preto-e-branco, o filme é o registro da representação teatral no Garrick Theatre, em Londres, optando por uma estética visual que nos remete ao neorealismo italiano da década de 50.

Filmado em tempo real, o espetáculo não é apenas a reprodução do teatro elisabetano, mas apresenta uma câmera em constante movimento, captando os detalhes, os primeiros planos e contra-planos. A iluminação cênica também é pensada para substituir as fusões da mesa de corte, com seus fade in e fade outs, o que exige dos atores uma marcação precisa, além de uma interpretação que contemple não apenas o público teatral, mas que carregue a carga emotiva voltada para o olhar cinematográfico, do espectador da telona.

Em dois atos, a peça que mostra a tragédia dos Capuleti e dos Montecchi, ambientada em Verona, apresenta ainda uma espécie de cinejornal com informações históricas e sócio-culturais da Itália, a partir da transição do entreguerras até a década de 1960.

Além da dupla de protagonistas, o elenco conta com Derek Jacobi, como Mercúrio, amigo de Romeu; e Meera Syal, como a ama de Julieta. O elenco completo inclui ainda Marisa Berenson (Senhora Capuleto), Jack Colgrave Hirst (Benvólio), Tom Hanson (Páris), Matthew Hawksley (Antonio), Taylor James (Príncipe), Ansu Kabia (Teobaldo), Rachel Ofori (Potpan), Nikki Patel (Baltasar), Chris Porter (Senhor Montecchio), Zoë Rainey (Senhora Montecchio), Michael Rouse (Senhor Capuleto), Sam Valentine (Frei Lourenço) e Kathryn Wilder (Peta/Boticário).


Sem dúvida uma bela homenagem no aniversário de 400 anos do gênio William Shakespeare. Imperdível!!

Elisabete Estumano Freire.






SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)