Our social:

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

1a Mostra "Doc é Joia" acontece de 08 a 14 de dezembro no Cine Joia Copacabana


O evento que exibe filmes documentários nacionais faz homenagem ao cineasta José Joffily


Pensando em reunir filmes documentários, entre curtas, médias e longas metragens, a Equipe de programação do Cine Joia, nesse final de ano, vai presentear os cinéfilos e amantes de documentários com uma seleção bastante completa de grandes obras que, em sua maioria, ainda não conseguiram chegar ao disputado circuito exibidor carioca. De 08 a 14 de dezembro, em horários noturnos, acontecerá o ‘Doc é Joia’ mais uma iniciativa cinéfila de apoio ao cinema nacional de um dos cinemas mais charmosos e premiados por sua programação do Brasil. Como toda boa Mostra de cinema tem seu homenageado, resolvemos prestar uma singela e carinhosa homenagem ao grande diretor brasileiro José Joffily e vamos exibir seu mais recente trabalho, o documentário ‘Caminho de Volta’, um dos documentários que mais ficou tempo em cartaz na história do circuito carioca, quase um ano. 


Com apenas algumas mensagens pelas redes sociais, pedimos que diretores e produtores nos enviassem filmes para montarmos a seleção e assim chegaram dezenas de filmes rapidamente, de todas as partes do Brasil. Na seleção teremos filmes do sul do país, do sudoeste e de outras regiões. Sobre a seleção, podemos destacar: o excelente média metragem 'Faces de um Conflito’, de André Auler, que mostra a experiência vivida pelo fotojornalista, durante um mês, em Kobane na Síria; o documentário longa metragem dirigido pela cineasta Claudia Mattos 'Porto da Pequena África’ que é uma profunda investigação sobre as origens da Zona Portuária do Rio de Janeiro, apelidada Pequena África; o curioso curta metragem Rio Cultura Vintage que nada mais é que um lindo passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado; além do filme de abertura, o documentário ‘No Olho da Rua’ de Paulo Penteado que mostra o dia a dia da arte nas ruas do Rio de Janeiro através dos olhares, do trabalhos, das relações construídas por quatro artistas livres que transitam pela cidade.

A Equipe do Cine Joia acredita que diversos ótimos filmes estão guardados nas gavetas de seus realizadores, pois esses, nunca tiveram a chance de entrar com sua obra no circuito. O Joia então, mais uma vez, abre suas portas para que o público veja materiais excelentes feitos por novos e experientes cineastas brasileiros.

Abaixo, segue a programação oficial da Mostra ‘Doc é Joia’, com preços populares e sempre com uma dobradinha de dois filmes por sessão:

08 a 14 de dezembro

_________________________________________________

Dia 08 de Dezembro - 20:15 

Curta: Carol 
Direção: Mirela Kruel

Sinopse: Dirigido por Mirela Cruel, o filme 'Carol' conta a vida da coordenadora Carolina Santos e toda sua trajetória nestes 15 anos sobre uma cadeira de rodas e toda sua superação após ter sido vitima de violência doméstica.

Duração: 20 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016

----------------------

Longa: No Olho da Rua 
Direção: Paulo Penteado

Sinopse: O dia a dia da arte nas ruas do Rio de Janeiro através dos olhares, do trabalhos, das relações construídas por quatro artistas livres que transitam pela cidade.

Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016


________________________________________________

Dia 09 de Dezembro - 18:15


Curta: Rio Cultura Vintage 
Direção: Luciana Rocha

Sinopse: Rio Cultura Vintage é um passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado. Você vai conhecer jovens que sentem saudades de uma época em que não viveram e que, por meio da dança, música, ciclismo e fotografia, movimentam o circuito cultural da cidade, com um toque vintage, valorizando o charme do Rio antigo.


Duração: 20 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016
-----------------------------------

Longa: Coragem 
Direção: Sebastião Braga

Sinopse: Através de um programa social, Felipe, um jovem brasileiro é introduzido, ainda criança, no universo da música clássica, tornando-se um dedicado estudante de violoncelo. Durante seus estudos ele conhece Diana Ligetti, uma romena, musicista reconhecida internacionalmente e professora do Conservatório de Paris. O encontro dos dois revive a infância de Diana, nascendo uma relação entre eles. Dois seres que percebem que mais do que talento, é preciso coragem.

Duração: 72 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016

____________________________

Dia 10 de Dezembro - 20:15

Curta: O Mais Barulhento Silêncio 
Direção: Marccela Moreno

Sinopse: 1 em 4 mulheres será estuprada até o fim da vida. A maioria por um homem próximo. Apesar de muito comuns, essas histórias são secretas e silenciadas. O Mais Barulhento Silêncio é um filme-ensaio composto por quatro relatos de mulheres que foram estupradas por seus parceiros íntimos, homens que elas conheciam. Em um cenário alegórico, elas compartilham suas memórias mais íntimas e dolorosas e refletem sobre o que é ser mulher neste mundo. Este mundo é feito para nós?

Duração: 15 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016

----------------------

Longa: Cacaso - Na Corda Bamba 

Direção: José Joaquim Salles e PH Souza

Sinopse: Filho de uma família rural e desnado a trabalhar com criação de gado, Antônio Carlos de Brito encontrou na poesia um sendo para a vida transformando-se em Cacaso. O artista multifacetado, que incendiou a juventude carioca em aulas e discussões sobre a arte, mudou a poesia brasileira sendo um dos precursores do movimento marginal. Irônico e perspicaz, Cacaso foi responsável por reunir um grande número de artistas e intelectuais em projetos e parcerias, deixando um indiscutível legado literário e musical.


Duração: 88 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016

________________________________________

Dia 11 de Dezembro - 20:15


Curta: Pescadores da Maré 
Direção: Josinaldo Medeiros

Sinopse: Pescadores da Maré resistem a indústria do petróleo, a poluição e as áreas demarcadas pela Marinha do Brasil. Numa Baia de Guanabara super disputada, onde está o peixe? 


Duração: 24 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2016

---------------------

Media: Faces de um Conflito 
Direção: André Auler

Sinopse: "Faces de um Conflito" mostra a experiência vivida pelo fotojornalista Alexandro Auler, durante um mês, em Kobane na Síria. O documentário vai além de apenas uma fotografia do conflito na região. A proposta é revelar também como foi a chegada na cidade junto com jornalistas de outras partes do mundo e como vive aquele povo que se considera curdo em meio a toda destruição. O filme ainda mostra homens e mulheres civis que arriscam suas vidas lutando contra o Estado Islâmico, o ritual dos funerais e a celebração do Newroz (o Ano Novo Curdo). É uma história de resistência e esperança.

Classificação: 12 anos
Duração: 40 minutos
Ano: 2016

---------------------

Longa: Filtro da Imprensa 
Direção: Nelson Hoineff

Sinopse: O início da modernização da imprensa brasileira, que se dá a partir do final dos anos 40, antecipa em poucos anos a criação do Prêmio Esso de Jornalismo. O documentário contém o pensamento de alguns dos mais importantes repórteres, fotógrafos e editores brasileiros sobre os fatos que marcaram a história do país e a maneira que os jornalistas encontraram para torná-los públicos.

Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2008


_______________________________

Dia 12 de Dezembro - 21:30

Curta: Mão na Roda 
Direção: Daniel Peixoto


Sinopse: O documentário Mão na Roda aborda a superação dos limites físicos através da arte, retratando o cotidiano e história de Rafael Ferreira, (cadeirante, Bboy, palhaço) e Alan Pagnota (palhaço, assessor de maquiagem artística e coordenador pedagógico) em sua simbiose artística na mistura do break de rua com o tradicional clown circense. Realizando uma verdadeira homeostase em cena, a dupla prova o quanto é necessário se envolver por inteiro e que a base para se elevar o ser humano ainda é o amor. 


Duração: 15 minutos
Classificação: 12 anos

----------------------------------

Longa: Galáxias 
Direção: Fabiano Maciel

Sinopse: Os livros podem mudar a vida de uma pessoa? Essa é a principal questão levantada pelo documentário dirigido por Fabiano Maciel, que apresenta projetos que incentivam o hábito de ler em regiões periféricas do país.

Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos

________________

Dia 13 de Dezembro - 20:15

Longa: Bruta Aventura em Versos 
Direção: Letícia Simões

Sinopse: Documentário resgata a trajetória da poetisa e tradutora brasileira Ana Cristina Cesar, ícone da Geração Mimeógrafo e Poesia Marginal, obras como A Teus Pés, suas pulsões, a vida e o processo de criação. Artistas, amigos e estudiosos relembram a poetisa.

Duração: 75 minutos
Classificação: 12 anos

-----------------------------

Longa: Porto da Pequena África 
Direção: Claudia Mattos

Sinopse: Porto da Pequena África é uma investigação sobre as origens da Zona Portuária do Rio de Janeiro, apelidada Pequena África. Um lugar de forte herança cultural africana, berço do samba, do futebol, de importantes revoltas sociais e trabalhistas, da malandragem e da primeira favela. A Pequena África ensinou o Rio a ser Carioca. Aqui não há diferença entre historiadores de contadores de estórias. O historiador é uma invenção do homem culto, enquanto o contador de estórias nasceu do homem comum, que não conhece Heródoto, mas sabe que contar o que se passou é só fantasiar.

Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos

——————

Dia 14 de Dezembro - 20:15


Curta: Reação de Ouro 
Direção: Cavi Borges

Sinopse: A trajetória de superação da judoca Rafaela Silva, medalha de Ouro nas Olimpíadas do Rio.

Duração: 17 minutos
Classificação: 12 anos

----------------------------------

Longa: Terra Cabocla 

Sinopse: Passados cem anos de uma guerra de extermínio da população tradicional da região do Planalto Catarinense - a Guerra do Contestado - a beleza, a intensidade e a fé que se traduz na força de resistência cultural do povo Caboclo, o representante original da população de Santa Catarina. Uma história real que não vai além dos 2 parágrafos nos livros didáticos e que continua e permanece silenciada passado um século de genocídio.

Duração: 82 minutos
Classificação: 10 anos
Ano: 2014

--------------------------------

Longa: Caminho de Volta 
Direção: José Joffily e Pedro Rossi

Sinopse: André Câmara, fotógrafo de 45 anos, e Maria do Socorro, 87 anos, têm uma coisa em comum: ambos deixaram o Brasil para morar no exterior. O documentário relata a tentativa deles em fazer o caminho de volta para o Brasil, lidando com todas as incertezas e as diferenças ao retornarem.

Duração: 71 minutos
Classificação: 12 anos
Ano: 2015

--------------------------
SERVIÇO:

Local: Cine Joia Copacabana de 08 a 14 de dezembro

Endereço: Avenida Nossa Senhora de Copacabana 680 - Subsolo
Telefone: 22365624
Preço: 08 reais


Fonte: Raphael Camacho.

Popular Posts

Google+ Followers