sexta-feira, 4 de novembro de 2016

"Cristo Redentor vai ser palco de noite em homenagem à Maria e às Marias"


Pôr do sol no Cristo e pocket show de Maria Gadú estão na programação, que se encerra com a exibição do longa-metragem “Marias”, de Joana Mariani.

No dia 8 de novembro, a partir das 18h, um grande evento tomará conta do Santuário do Cristo Redentor e do Centro de Visitantes Paineiras.  Para celebrar  o ano mariano, que teve início em 12 de outubro último, a equipe do documentário “Marias - a fé no feminino" se juntou a Arquidiocese do Rio de Janeiro, ao reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, ao Parque Nacional da Tijuca e a Feltros Santa Fé e juntos, criaram uma programação toda voltada para homenagear Maria, Nossa Senhora, e também todas as Marias, mulheres. 

A celebração começa aos pés do Cristo. Lá, os convidados irão ser surpreendidos com uma grande homenagem a todas as Marias e vão assistir a um pocket show da cantora Maria Gadú, que gravou uma música especialmente para a trilha do filme.

Depois, irão descer para o Centro de Visitantes Paineiras, espaço recém inaugurado pelo Parque Nacional da Tijuca com o Consórcio Paineiras Corcovado, aonde irão assistir ao documentário. O filme retrata a fé e a devoção à Nossa Senhora em vários países da América Latina. Antes dele, será exibido o curta "Fé nas Marias”.

Em "Marias – a fé no feminino", a diretora Joana Mariani, investigou a importância de Nossa Senhora nas mais diferentes culturas, percorreu as festas Marianas realizadas no Brasil, Peru, Nicarágua, Cuba e México, e conversou com personagens que carregam Maria na vida e no nome. Joana descobriu que a força de Maria está arraigada nos valores femininos. "Nossa Senhora é adorada em toda a América Latina porque representa estes valores: o acolhimento, a compreensão, o cuidado, a crença. Em tempos de agressividade, os braços sempre abertos de Maria trazem alento", explica a diretora. O documentário é uma produção da Primo Filmes e da Mar Filmes, e distribuição da Vitrine Filmes, com estreia marcada para 17 de novembro nos cinemas. Foi patrocinado pela Sabesp, por meio do Programa de Fomento ao Cinema Paulista 2010 – 2014 e dos mecanismos da Lei do Audiovisual.

O curta “Fé nas Marias” que será exibido antes da sessão de "Marias", tem narração da atriz Maria Fernanda Cândido, e é uma animação em feltro que mostra várias representações da Santa, produzidas pela artesã Sheilinha Rodrigues. É uma homenagem da Feltros Santa Fé a todas as mulheres e artesãs do Brasil. Produzido pela Vetor Zero, é um projeto do coletivo ASAS.br.com que também assina como produtor associado do longa.

A celebração acontece no Ano Mariano, que começou em 12 de outubro, e marca os 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, que serão completados em 2017 e celebrados em outubro próximo com a vinda do Papa.


Fonte: Primeiro Plano Assessoria/Aline Martins.


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)