terça-feira, 11 de outubro de 2016

Jonas, primeiro filme da diretora paulista Lô Politi chega aos cinemas no dia 27 de outubro, pela Elite Filmes


Estrelado por Jesuíta Barbosa e Laura Neiva, a produção ainda conta com a participação de Chay Suede e do cantor Criolo ao retratar a história de um garoto iludido por um amor de infância


Jonas é um misto de drama e thriller – um drama de amor sobre uma cama de thriller. Um filme com produção ousada, com elenco plural e direção de Lô Politi, em sua estreia em longa-metragem. Com produção da Mastershot, o filme conta a história de Jonas, interpretado por Jesuíta Barbosa, um garoto que é filho da empregada e sempre foi apaixonado pela filha da patroa, Branca, vivido por Laura Neiva. Os dois cresceram juntos, muito próximos, mas o abismo social vai se fazendo presente e intransponível à medida que eles vão crescendo. O filme se vale do momento que eles se reencontram já quase adultos, e o amor de Jonas reaparece. É nesse contexto que, sem querer, levado por impulso, acaba cometendo um crime e precisa lidar com as consequências que o levará a sequestrar Branca e a esconder dentro do carro alegórico da escola de samba do bairro, a baleia, durante o carnaval. Participam também do filme o ator Chay Suede e o cantor Criolo.

Além de dirigir, Lô Politi assina o roteiro. A ideia surgiu quando, todo ano, ao passar pelo estacionamento de carros alegóricos do sambódromo, via um cenário surreal no meio da Marginal Tietê, em São Paulo. O encantamento com todos os carros estacionados lá, uma mancha colorida e imponente no meio da cidade cinza a fez produzir o roteiro. “Passo pelo estacionamento de carros alegóricos do sambódromo todo carnaval, na marginal, saindo de São Paulo para o feriado. Sempre me fascinou aquele lugar, aqueles carros alegóricos todos lá, coloridíssimos, enormes, durante semanas, um ambiente muito surreal no meio na marginal, do trânsito, uma explosão de cor e fantasia no meio da parte mais árida e cinzenta de São Paulo. Sempre que passava por lá, pensava: Alguém tem que fazer um filme com esse cenário! Uma dia resolvi fazer eu mesma.”, afirma ela.

Além da dupla de protagonistas e de Chay Suede e do cantor Criolo, os rappers Karol Conká e Rincón Sapiência fazem parte do elenco. Entre os atores mais experientes temos Ana Cecília Costa e João Fábio Cabral. Foi montado um mix de atores experientes com novas apostas e músicos nos papéis de atores.

Lô Politi estreia em direção de longa metragem, mas trabalha com cinema desde adolescente, como produtora e assistente de direção e, desde 1998, atua como diretora, roteirista e produtora. Sócia fundadora da Maria Bonita Filmes atuou por 10 anos como diretora de cinema publicitário, diretora de conteúdo e produtora de inúmeros projetos culturais e de entretenimento.

A produção do filme é de Murray Lipnik e Deborah Amodio, produção executiva de Marcelo Torres, direção de fotografia de Alexandre Ermel , direção de arte de Valdy Lopes Jn, música de Zezinho Mutarelli e montagem de Gustavo Giani.

As locações utilizadas para o filme foram na cidade de São Paulo, entre o bairro da Vila Madalena e o sambódromo. Para Lô a grande dificuldade foi gravar todo o filme durante o período do carnaval. “Acho que o mais difícil de tudo foi filmar na Vila Madalena e no Sambódromo, durante o carnaval! Foram quase dois meses de filmagem, quase tudo na rua, em locações, tudo no filme é muito real, os lugares, as casas, as ruas, tudo locação. Menos o interior da baleia, do carro alegórico, que reproduzimos em estúdio. Foi uma filmagem bem difícil, uma logística complicada, um circo gigante se deslocando pela Vila Madalena, por dois meses. Mas valeu a pena, o filme transpira São Paulo o tempo todo, é super urbano, ultra paulistano.”, declara ela.

Pelo mundo:
Jonas percorreu alguns festivais de cinema pelo Brasil e pelo mundo, tendo sido exibido em cidades como: Lisboa, Paris, Madrid, Los Angeles, Miami, Toronto, Montreal, Buenos Aires e Montevideo. No Festival do Rio o filme recebeu um prêmio especial do júri, na categoria Novos Rumos e esteve também na 39º Mostra de São Paulo e no Festival de Tiradentes.



JONAS - FICHA TÉCNICA

Direção: Lô Politi
Elenco: Jesuíta Barbosa, Laura Neiva, Criolo, Karol Conka, Chay SuedeAriclenes Barroso 
País/Ano de Produção: Brasil/2015
Gênero: Drama/Romance
Minutagem: 90 minutos
Roteiro e direção: Lô Politi
Produção: Murray   Lipnik e Deborah Amodio
Produção executiva: Marcelo Torres
Direção de fotografia: Alexandre Ermel
Direção de arte: Valdy Lopes Jn
Montagem: Gustavo Giani
Trilha sonora: Zezinho Mutarelli
Co-roteirista: Elcio Verçosa Filho
Produção de elenco: Francisco Accioly e Anna Luiza Paes de Almeida
Primeira assistente de direção: Daniela Carvalho
Figurino: Cassio Brasil
Maquiagem: Rosemary Paiva
Edição de som: Pedro Lima
Som direto: Leandro Lima
Supervisão de pós-produção: Hugo Gurgel
Supervisão de efeitos visuais: Guilherme Ramalho

Uma produção Mastershot, em co-produção com  Rede Record, distribuição Swen e Elite Fiilmes patrocínio Petrobrás

Fonte: Encripta/ Clarissa Kuschnir

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)