quarta-feira, 1 de junho de 2016

CINEASTA ERYK ROCHA É O ENTREVISTADO DO REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO


Diretor Eryk Rocha conversa com Natália Lage no Revista do Cinema Brasileiro. Programa vai ao ar nesta quarta (1), às 23h30, na TV Brasil. 

No Revista do Cinema Brasileiro desta quarta (1), a apresentadora Natália Lage recebe o diretor Eryk Rocha. Filho do ícone do Cinema Novo, Glauber Rocha, o também cineasta mostra que a paixão pela sétima arte vem de berço. Em apenas treze anos de carreira, ele já produziu seis filmes. Ele também comenta seus mais recentes trabalhos que retratam a vida de jovens da periferia do Rio

Durante a entrevista, Eryk aborda seus dois últimos projetos: o longa “Campo de Jogo” e o curta-metragem “Igor”. O diretor desenvolveu bem cedo o interesse pelo cinema. Em suas produções, ele retrata ideologias de vida.

Em “Campo de Jogo”, o cineasta representa o fascínio dos brasileiros pelo futebol em um cenário precário - um campo de terra - cercado por favelas, onde acontece um torneio entre os jovens da periferia. “Esse filme fala das minhas memórias. Como milhões de brasileiros, nasci no futebol, sempre fui ao Maracanã e joguei bola na rua. E descobrir este lugar foi incrível pra mim”, celebra Eryk Rocha.

Já no curta “Igor”, um projeto ligado ao filme “Evasão Escolar”, o diretor conta a história de um jovem de 17 anos, morador do Morro dos Prazeres, no Rio de Janeiro. Igor Botelho decidiu abandonar a escola aos 15 anos e seu desafio para gravar o curta é encenar sua própria história. “A questão da educação, da evasão escolar sempre me mobilizou enquanto cidadão e cineasta. Acredito que a educação tem o poder de transformar o mundo”, afirma o cineasta.

A equipe do Revista do Cinema Brasileiro vai até o set da comédia “Pequeno Dicionário Amoroso 2”, no Centro do Rio de Janeiro, acompanhar de perto a gravação do longa dirigido por Sandra Werneck, sequência do sucesso dos anos 1990. Esta continuação mostra o reencontro de um casal, que depois de 15 anos separado, vive novas experiências amorosas. No elenco estão Daniel Dantas, Du Moscovis e Andréa Beltrão que conversam com a atração da TV Brasil.

Ainda no programa, o diretor Taciano Valério e o ator Everaldo Pontes falam sobre o drama “Pingo Dágua”, o terceiro de uma trilogia experimental do cineasta e artista plástico. A diretora Gabriela Amaral Almeida comenta o curta “Estátua!”, ganhador do prêmio de melhor atriz, atribuído a Maeve Jinkings, no Festival de Brasília em 2014. E o diretor Murilo Salles conta a trama do longa “Passarinho Lá de Nova Iorque”, baseado na história verídica do cineasta maranhense Cícero Filho.

Serviço:

Revista de Cinema Brasileiro – quarta-feira (1), às 23h30, na TV Brasil.

Fonte: Fernando Chaves
Coordenador de Comunicação

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação | TV Brasil | Rádios Nacional e MEC 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)