Durante uma exposição do Setor de Terapia Ocupacional, Nise da Silveira (Gloria Pires) apresenta para seus colegas a evolução de seus pacientes após o tratamento no ateliê de arte do Hospital Pedro II. Conhecidos por usar os mesmos métodos destrutivos que Nise repudiava, os doutores questionam a eficácia do tratamento proposto por ela, provocando uma resposta brilhante da doutora. “O meu instrumento é o pincel. O seu é o picador de gelo”, afirma Nise em alusão ao instrumento usado nos primórdios da lobotomia. Este confronto faz parte do filme “Nise – O Coração da Loucura”, de Roberto Berliner, que estreia em 21 de abril.
Produzido pela TvZero, “Nise - O Coração da Loucura” traz Gloria Pires interpretando a alagoana que mudou o rumo da psiquiatria brasileira. O filme faz um recorte da vida de Nise explorando a revolução realizada por ela no Hospital Psiquiátrico Pedro II no Rio de Janeiro e que ecoou pelo resto do país, abolindo tratamentos violentos e destrutivos, como a lobotomia e o eletrochoque. Nise da Silveira foi pioneira no uso da terapia ocupacional através de um ateliê de pintura e um tratamento baseado no afeto e no convívio com animais domésticos, métodos revolucionários que são referência até hoje.
Filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira no Engenho de Dentro, local onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II, “Nise – O Coração da Loucura” retrata o trabalho da doutora com seus “clientes” através da arte e do afeto. Coproduzido pelo canal GNT e distribuído pela Imagem Filmes, o longa já recebeu diversos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz pelo Júri Oficial do Festival de Tóquio 2015, e Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio 2015.
Sinopse
Ao sair da prisão, a doutora Nise da Silveira volta aos trabalhos num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos. Isolada pelos médicos, resta a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma revolução regida por amor, arte e loucura.
Elenco
Gloria Pires - Nise da Silveira
Simone Mazzer - Adelina Gomes
Julio Adrião - Carlos Pertuis
Claudio Jaborandy - Emygdio de Barros
Fabrício Boliveira - Fernando Diniz
Roney Villela - Lucio Noeman
Flávio Bauraqui - Octávio Ignácio
Bernardo Marinho - Raphael Domingues
Augusto Madeira - Lima
Felipe Rocha - Almir
Roberta Rodrigues - Ivone
Georgiana Góes - Martha Pires
Fernando Eiras - Mário Magalhães
Charles Fricks - Mário Pedrosa
Zé Carlos Machado - Dr. Nelson
Michel Bercovitch - Dr. César
Tadeu Aguiar - Dr. Mourão
Luciana Fregolente - Eugênia
Zé Mario Farias - Enfermeiro
Pedro Kosovski - Dr. Letier
Eliane Costa - Leila
Perfeito Fortuna - Aurélio
Zezeh Barbosa - Carmem
Ficha técnica
Direção: Roberto Berliner
Produção: Rodrigo Letier
Produtores Associados: Luiz Carlos Mello, André Horta e François Wolf
Produção Executiva: Lorena Bondarovsky
Produção de Finalização: Anna Julia Werneck
Roteiro: Flávia Castro, Mauricio Lissovsky, Maria Camargo e Chris Alcazar
Roteiro Final: Patricia Andrade, Leonardo Rocha e Roberto Berliner
Consultoria de roteiro: Bernardo Horta
Colaboração: Luiz Carlos Mello, Gladys Schincariol, Lula Vanderlei, Leonardo Domingues e Gina Ferreira
Direção de Fotografia: André Horta
Montagem: Pedro Bronz, edt. e Leonardo Domingues
Direção de Arte: Daniel Flaksman
Figurino: Cris Kangussu
Maquiagem: Uirande Holanda
Produção de Elenco: Guilherme Gobbi e Dani Pereira
Trilha Sonora Original: Jaques Morelenbaum
SOBRE A TVZERO
A TvZero realiza documentários, filmes de ficção e séries de televisão com apreço da crítica, sucesso de público e visibilidade internacional. Produziu e lançou nos cinemas os documentários A Pessoa é Para O Que Nasce, Pindorama- A Verdadeira História dos 7 anões, Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei, Herbert de Perto, Onde a Coruja Dorme, A Farra do Circo e Serra Pelada. Estreou na ficção em 2011 com o sucesso Bruna Surfistinha, que levou mais de 2 milhões de espectadores ao cinema, e a comédia Júlio Sumiu. Para a televisão produziu as séries Som da Rua (veiculada na TV Globo e na TVE), Estúdio 66 e Sangue Latino (veiculadas pelo Canal Brasil), Socorro! Meu Filho Come Mal e Histórias de Adoção (veiculadas pelo GNT) e a série Bruna Surfistinha (veiculada pela Fox). Em 2016, a TvZero lança seu terceiro longa-metragem de ficção Nise – O Coração da Loucura, vencedor dos prêmios de Melhor Filme pelo Júri Popular do Festival do Rio 2015, e Melhor Filme e Melhor Atriz pelo Júri Oficial do Festival de Tóquio 2015.
SOBRE IMAGEM FILMES
A Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando desde 1998 nos segmentos de cinema, vídeo e televisão a Imagem Filmes distribuiu recentemente grandes produções nacionais, dentre elas: Boa Sorte, Entre Abelhas, Vendedor de Passados, Vai Que Dá Certo 1 e 2, Somos Tão Jovens, Flores Raras, Mato Sem Cachorro, Vestido pra Casar, Reza a Lenda, além das produções internacionais; Blue Jasmine , Debi & Lóide 2, Homem Irracional e 50 Tons de Preto.
FONTE: Agência Febre/ Ana Luiza Graça.
0 comments:
Postar um comentário