terça-feira, 8 de março de 2016

GLAUCO DO BRASIL ESTREIA NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 10 NO RIO DE JANEIRO, CURITIBA E FLORIANÓPOLIS


Documentário teve sua estreia mundial na 39ªMostra Internacional de Cinema de São Paulo


Um dos principais nomes da Pop Art na América Latina, o pintor Glauco Rodrigues tem sua vida e obra retratada no documentário GLAUCO DO BRASIL, concebido e realizado pelo diretor Zeca Brito, que estreia nesta quinta-feira, dia 10 de março no Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.

Em 1998, aos 12 anos de idade, o diretor Zeca Brito entrevistou com uma câmera amadora o pintor Glauco Rodrigues em sua terra natal, Bagé, no Rio Grande do Sul. Ele ainda não sabia, mas ali começava o documentário GLAUCO DO BRASIL. Depois de sua morte (em 2004), sua obra permaneceu obscura até que, em 2013, durante a exposição "O Anjo da História", realizada na Escola de Belas Artes de Paris, com curadoria do renomado teórico francês Nicolas Bourriaud, um novo olhar foi lançado sobre o artista brasileiro que, segundo Bourriaud, foi esquecido em seu próprio país por não seguir as regras do mercado da arte e da história oficial, uma história modernista.

A partir de então, Zeca Brito deu continuidade às filmagens, desta vez com uma equipe profissional, visando investigar a trajetória de vida de Glauco Rodrigues através de sua obra. Pela pintura de Glauco, redescobrimos o Brasil, sua história, cultura e época. O pintor apresenta uma espécie de iconografia da ditadura, se apropria da cultura erudita e popular, revelando um país e suas mazelas. A narrativa é costurada por entrevistas com intelectuais, artistas e críticos de arte como Frederico Moraes, Luís Fernando Veríssimo, Ferreira Gullar, Affonso Romano Sant’Anna, Nicolas Bourriaud e o colecionador Gilberto Chateaubriand, tendo como fio condutor depoimentos do próprio Glauco Rodrigues.



Sinopse: GLAUCO DO BRASIL é um documentário de 90 minutos, que retrata a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues. Gaúcho de Bagé, Rio Grande do Sul, Glauco é considerado por teóricos, críticos e artistas nacionais e internacionais um dos principais pintores da Pop Art na América Latina. A trajetória de Glauco Rodrigues é retratada através de uma série de entrevistas, depoimentos, imagens de arquivo e captação de novas imagens dos cenários no qual Glauco Rodrigues vivenciou e se inspirou.

Lista completa de entrevistados: Affonso Romano de Sant’Anna, Ailema de Bem Bianchetti, Aniko Herskovits, Anna Letycia Quadros, Antonio Cava, Camila Amado, Carlos Scliar, Carlos Vergara, Cecil Thiré, Ferreira Gullar, Francesca Rizzo, Frederico Morais, Gilberto Chateaubriand, Glauco Rodrigues, Glênio Bianchetti, João Bosco, Luis Fernando Veríssimo, Luiz Camillo Osório, Maeve O’ Neill Sanger, Maria Luiza Leão, Nicolas Bourriaud, Norma Estelita Pessôa, Ricardo Cravo Albin, Roberto Cabot, Stepan Nercessian.

Ficha técnica:
GLAUCO DO BRASIL | Brasil, 2015 | Documentário | 90 min.
Direção e roteiro: Zeca Brito
Produção executiva: Zuleika Borges Torrealba, Letícia Friedrich e Zeca Brito
Produtora: Da Maya
Direção de Fotografia: Bruno Polidoro
Trilha Sonora Original: Guilherme Gê, Felipe Puperi
Imagens Aéreas: Eduardo Berthier
Empresas produtoras: Anti Filmes, Boulevard Filmes e DaMaya
Distribuição: Boulevard Filmes



Fonte: Genco Assessoria e Comunicação/ Paula Ferraz.

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)