terça-feira, 21 de maio de 2024

O 13º Prix Photo Aliança Francesa está com inscrições abertas até 05 de Junho

 

Terra d´água, de Benoit Fournier


Estão abertas as inscrições para a 13ª edição do Prix Photo Aliança Francesa, um importante concurso nacional de fotografia destinado a fotógrafos profissionais e amadores.  O Prix Photo busca valorizar propostas artísticas originais e experimentais, sejam elas abstratas ou documentais, que ofereçam um olhar diferenciado sobre temáticas atuais e ecoem as grandes questões de nosso tempo. A edição de 2024 traz novidades, incluindo como prêmios uma viagem a Paris com residência artística de três meses e uma exposição coletiva na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo para os quatro primeiros colocados. Além disso, a premiação inclui uma residência para a formatação de fotolivro ministrada pelos editores da Lovely House, mentoria profissional à distância, entre outros prêmios detalhados no regulamento completo do concurso.

Os interessados podem se inscrever até às 18h, do dia 05 de junho de 2024 no site www.prixphotoaf.com.br


O Prix Photo das Alianças Francesas é uma ferramenta central no diálogo e nas relações entre as cenas artísticas brasileiras e franceses, ajudando cada vez mais os talentos brasileiros a se aproximarem dos profissionais francófonos “, afirma Quentin Richard, Coordenador Cultural da rede das Alianças Francesas.



COMO SE INSCREVER: 

Após preencherem a ficha de inscrição online, os participantes devem enviar, através do site, uma série de 10 fotografias, em cores ou preto e branco, sobre o tema proposto e ilustrado pela fotografia “Terra d´água”, de Benoit Fournier.

 

Nesta nova edição do concurso, o tema a ser explorado é o "movimento". Será analisado como a fotografia captura essa ação que determina mudança e deslocamento. Desde o desdobramento dos músculos em movimento, o esforço dos atletas para alcançar novos recordes e a marcha em direção aos Jogos Olímpicos, até a evolução dos corpos enquanto transitam entre gêneros, espaços e países. O movimento pode ser fluido ou caótico, seguro ou perigoso. Ele também representa a unidade de uma luta, a incorporação de uma ideologia ou convicção.

 

Os participantes devem apresentar trabalhos que reflitam suas crenças e defesas, muitas vezes em colaboração com outros, para que a força da trajetória se mantenha e a sinergia funcione. Pode-se explorar reviravoltas em conceitos previamente definidos, questionando o que antes era tido como certo. O movimento transcende fronteiras físicas e simbólicas, podendo superar o impossível e o proibido, oferecendo novas perspectivas sobre o imutável.

 

As imagens podem ser manipuladas ou não, devendo ser apresentadas em formato JPG e respeitar o tamanho máximo de 2MB. Todas as fotografias devem ser obtidas com equipamento analógico (câmera de qualquer formato, pinhole ou outra técnica) ou digital.

 

Para concorrer ao Prêmio Residência Artística na França, além do envio das 10 fotografias, é necessário o envio de documento textual apresentando a proposta de residência artística, com a descrição do projeto artístico a ser realizado durante o período de três meses, conforme o item 3.6.1, do regulamento.


Fe A Avila, com a série “Na Sua Pele Consigo Tocar O Céu” 




CONFIRA TODOS OS PRÊMIOS DA 13ª EDIÇÃO DO PRIX PHOTO ALIANÇA FRANCESA: 


  • Prêmio Residência artística na França

Idealizado pelo Initial LABO e pelas Alianças Francesas do Brasil, a residência faz parte de uma série de iniciativas para a formação de um acervo fotográfico de fotógrafos brasileiros na BnF. O fotógrafo receberá apoio logístico durante sua estadia para que possa criar e produzir uma série fotográfica relacionada ao tema.

 

O prêmio inclui passagens aéreas fornecidas pela Air France, assim como uma residência Artística de 3 meses em Paris, como parte do programa "Institut français x Cité internationale des arts", com o apoio da Réseau Diagonal para a criação de uma Rede de contatos durante o período da Residência. Bolsa para uma residência e aquisição de seis impressões para as coleções da Biblioteca Nacional Francesa (BnF) no valor de € 6.000, oferecidos pela Initial LABO, em parceria com a Bibliothèque nationale de France.

 

  •  Prêmio Lovely House

Residência de formatação de fotolivro ministrada pelos editores da Lovely House. Os editores desenvolverão, em diálogo com o autor, todo o processo de edição e formatação de um fotolivro, desde a seleção das imagens a partir do portfólio/projeto apresentado na seleção até a montagem do boneco (protótipo) digital.

 

  • Prêmio Ateliê Oriente

Mentoria profissional à distância em parceria com Ateliê Oriente.

 

  • Prêmio Photo Climat

Difusão virtual de seu portfólio em parceria com a Maison du Climat, em Paris, em parceria com a Bienal PhotoClimat.

 

O resultado será anunciado através do site oficial do concurso em meados do mês de julho de 2024.



O Júri:

É composto por uma equipe diversificada de profissionais renomados no cenário nacional e internacional da fotografia:

• Erika Negrel: Secretária Geral da Diagonal, uma rede francesa de locais de exibição, prática e produção fotográfica.

• Denise Zanet: Fundadora da Initial LABO, em Boulogne-Billancourt, espaço que promove a exposição de fotógrafos profissionais e amadores, visando uma nova dinâmica na área.

• Marly Porto: Bacharel em "Arte: história, crítica e curadoria" pela PUC e Mestre em "Estética e História da Arte" pela Universidade de São Paulo, com mais de 20 anos de atuação no estudo e pesquisa sobre fotografia brasileira.

• Héloïse Conésa: Doutora em história da arte e chefe do departamento de fotografia na Bibliothèque nationale de France, responsável pela curadoria de exposições e projetos fotográficos.

• Matheus Leite (ou Matheus L8): Fotógrafo baiano, vencedor do Prêmio Nacional Pierre Verger em 2023 pela série "As Caretas do Mingau", focando na riqueza étnica e estética do Brasil em seu trabalho.

• Lucie Brechette: Gerente de projetos no Instituto Francês, responsável pelo programa de residência multidisciplinar Institut français x Cité internationale des arts em Paris.

• Luciana Molisani: Editora, curadora de livros de arte e desenhista gráfica, cofundadora da Lovely House, editora especializada em livros de arte e coordenadora da IMAGINÁRIA_Festa do Fotolivro.

• Marcela Bonfim: Economista e fotógrafa paulista.

• Nicolas Henry: Fotógrafo, diretor artístico e designer de iluminação e cenografia, conhecido por seu trabalho no projeto "6 milliards d'autres" de Yann Arthus-Bertrand.

• Paulo Marcos de Mendonça Lima: Fotógrafo profissional desde 1980, curador, professor e produtor cultural, coordenador de exposições e membro do grupo gestor do FotoRio.

• Denise Camargo: Artista visual, curadora, educadora e gestora cultural.

- e Laura Gerard da Cité internationale des Arts.

 

O concurso é organizado pela rede das Alianças Francesas no Brasil, com o apoio do Air France, da Initial LABO, da Cité internationale des arts, da Biblioteca Nacional Francesa (BnF), da rede francesa de exposição e fotografia Réseau Diagonal, do Centro carioca de fotografia e artes Ateliê Oriente, da editora paulista Lovely House, da bienal de fotografia social e ambiental Photoclimat, assim como da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français

 

SOBRE A 12° EDIÇÃO

A 12a edição do prêmio Prix Photo Aliança Francesa recebeu 384 portfólios. Foram mais de 25 mil visitantes no site, oriundos de mais de mil cidades do Brasil. O prêmio do Júri Popular recebeu, este ano, mais de seis mil votos.

Sob o tema “(Além do) Clichê”, o concurso ofereceu, ao primeiro colocado, uma viagem à França com bilhete aéreo Air France para encontros profissionais em parceria com a rede Diagonal, a projeção da série de fotos vencedora no âmbito da noite Iandé, durante o festival de fotografia “Les Rencontres d’Arles”, na França, além de uma exposição coletiva com os portfólios vencedores na Galeria da Aliança Francesa Botafogo.

O segundo colocado foi premiado com uma residência de formatação de fotolivro ministrada pelos editores da Lovely House Editora. Já o 3º lugar, realiza uma mentoria profissional em parceria com o Ateliê Oriente.

 

Os vencedores do 12º Prêmio de Fotografia da Aliança Francesa!

1º prêmio: Rogério Vieira (SP)

2º prêmio: Mateus Gomes Almeida (RJ)

3º prêmio: Val Souza (BA)

Prêmio voto popular: Flávia Romano Baxhix (SP)

Menção Especial Prêmio Centro Foto Copa:

Felipe A Ávila (SP)

Julia Milward (SP)

Carlos Lima (PE)

Prix PhotoClimat: Mateus Gomes Almeida (RJ)

Menções honrosas:

Carolina Foes Krieger (SC)

Estefania Gavina (SP)

Bender Arruda (RJ)



Fonte: Renata Monteiro (A2 COMUNICAÇÃO)

SHARE THIS

0 comments:

EVENTOS (Teatro, música, audiovisual)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)