terça-feira, 4 de abril de 2023

TV Brasil exibe nesta sexta-feira Santa o filme 'Drama da Paixão' na faixa Cine DOC

 



Produção nacional acompanha encenação sobre vida e morte de Cristo 

 

Na semana da Páscoa, a TV Brasil apresenta o documentário "Drama da Paixão", longa-metragem sobre o espetáculo ao ar livre que reúne milhares de pessoas na pequena cidade de Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo. A montagem épica mobiliza o município para encenar a vida e a morte de Jesus Cristo. 

 

A produção está em cartaz na sessão Cine DOC desta sexta (7), às 22h30. Além da janela na telinha da emissora pública, o filme também pode ser acompanhado no app TV Brasil Play. A película revela os bastidores da mobilização do município para recriar uma das histórias mais icônicas de todos os tempos. 

 

A manifestação cultural envolve os moradores da região. Os populares ganham a chance de participar da dramatização. Reunidos por motivações diferentes, os integrantes do elenco amador habitam por dois meses um universo onde Jerusalém e Hollywood tentam coexistir. 

 

A jornada de Santana de Parnaíba para representar aqueles personagens marcantes é realizada desde 1997. O espetáculo reúne centenas de pessoas, entre atores, figurantes, coro e bailarinos para dar conta de todos os atos da interpretação. 

 

Câmera acompanha bastidores da cena 

 

A atração da TV Brasil mostra entrevistas com a população que integra a equipe do espetáculo. Por três dias, a Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tietê, serve de cenário para a superprodução. Palcos enormes, cavalos, danças coreografadas e fogos de artifício fazem do show um evento singular. 

 


Diretor do espetáculo desde sua primeira edição, Edimilson Andrade comanda as equipes e relata durante o filme seu estímulo para dar vida à Paixão de Cristo. A equipe do longa acompanha todos os passos, desde o ensaio inicial até a última apresentação. Da forma mais natural possível, sem intervenções, câmeras captam a interação dos artistas nos bastidores.  

 

O documentário nacional captura a motivação dos participantes, que revelam suas percepções acerca da peça, uma narrativa de grande peso simbólico. Este registro dá ao espectador uma noção cronológica da produção, que ganha ritmo e complexidade à medida que a estreia se aproxima. 

 

Montagem gigantesca ao ar livre 

 

A reconstrução teatral da Paixão de Cristo é tradição no Brasil, especialmente em Santana de Parnaíba. O evento é considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do país sobre o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A manifestação cultural realizada promovida no interior paulista, só tem dimensão menor que a montagem pernambucana em Nova Jerusalém. A peça movimenta o turismo: milhares de pessoas viajam para testemunhar o espetáculo e assistir a montagem da multidão. 

 

A encenação costuma ocorrer no começo do mês de abril, às margens do Rio Tietê, na barragem Edgard de Souza, no km 40 da Estrada dos Romeiros. O espetáculo ao ar livre atrai também fiéis à cidade para acompanhar por cerca de duas horas e meia a iniciativa que combina elementos teatrais e belezas plásticas em palcos e cenários com estruturas temporárias. 

 

Ficha Técnica 

País: Brasil. Ano: 2014. Gênero: Documentário. Direção e roteiro: Luísa Pereira e Rafael Baliú. Produção: Maíra Corrêa. Produção executiva: Laila Pas e Rafael Baliú. Montagem: Bruno Rezende. Reprise. 102 min. Classificação Indicativa: Livre. 

 

Ao vivo e on demand 

  

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar. 

  

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv. 

  

Serviço 

Cine DOC - "Drama da Paixão" – sexta-feira, dia 7/4, às 22h30, na TV Brasil 

Cine DOC - "Drama da Paixão" – sexta-feira, dia 7/4, para sábado, dia 8/4, às 3h45, na TV Brasil  

 

Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil 

Twitter – https://twitter.com/TVBrasil 

Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil 

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil 

TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil


Fonte: Fernando Lima Barros Chaves

Jornalista
Coordena
ção de Relações Institucionais
Presidência
Empresa Brasil de Comunicação

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)