terça-feira, 14 de março de 2023

PRÉ-ESTREIA DOCUMENTÁRIO CIBÉRNETICAS, QUARTA, 15/03, NA CINEMATECA BRASILEIRA, EM SÃO PAULO

 



Comemorando o Mês das Mulheres, a Deusdará Filmes promove uma pré-estreia gratuita do documentário CIBERNÉTICAS, de Graziela Mantoanelli, no próximo dia 15, às 19h, na Cinemateca Brasileira (SP). Em breve, o conteúdo estará disponível gratuitamente no Canal Futura/Globoplay. O filme conta com patrocínio da Unisys, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e discute a equidade de gênero e a experiência das mulheres na educação e no mercado de trabalho no campo da tecnologia. O evento é aberto ao público em geral, e também contará com a presença da diretora e de convidados.

 

Um filme-manifesto por aumento da presença feminina no universo da tecnologia, impactando o desenvolvimento social, econômico e cultural, o documentário conta com depoimentos de mulheres que se destacam na área, como Aildes Monteiro (Gerente de Projetos na Unisys), Camila Achutti (fundadora e CEO do MasterTech), Emmanuelle Richard (desenvolvedora de fintech), Isabelle Christina (líder do Projeto Meninas Negras), Liane Tarouco (professora da UFRGS e precursora do movimento de internet no Brasil), Silvana Bahia (coordenadora do PretaLab) e Soraya Medeiros (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco- Recife).

 

Ao explorar as dificuldades e desafios que as profissionais enfrentam no mercado da tecnologia, o filme busca inspirar meninas e mulheres de todo o Brasil a buscar seu espaço na área da tecnologia. Atualmente as mulheres ocupam menos de 40% das posições nesse setor, de acordo com a Brasscom. “O incentivo ao aprendizado da linguagem computacional pode significar para muitas meninas uma janela de oportunidade para o futuro, já que a tecnologia tornou-se um importante funil de acesso ao mercado de trabalho. Por isso a urgência em criar espaços que permitam que meninas, jovens e mulheres se vejam atuantes na área”, diz Graziela.

 

O projeto conta com o patrocínio da Unisys pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e inclui filme, podcast, reportagens e ações educativas e de mobilização social.   E, com o patrocínio da Unisys, o documentário será lançado em 15 de março na Cinemateca. “Tudo isso para reconhecer e valorizar as inúmeras iniciativas dedicadas a criar novas oportunidades para meninas e mulheres atuarem em ciência e tecnologia, buscando para além dos números, a construção de espaços de respeito e igualdade de oportunidades”, diz Claudia Gomes, VP Jurídica para América Latina e integrante do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Unisys.

 


 

Serviço

Pré-Estreia CIBERNÉTICAS, de Graziela Mantoanelli

15/03 às 19h

Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino)

Entrada gratuita

 

Saiba mais em https://www.ciberneticas.com.br/

 

 

Sobre Graziela Mantoanelli

Diretora associada da Deusdará Filmes, Graziela Mantoanelli dirigiu DE PEITO ABERTO (2019) e APURANDO O OLHAR (2018). Cocriou e atuou em COMER O QUÊ? (2015) e IGUAL (2016). Como produtora executiva realizou três temporadas do programa IDADE MÍDIA, para o Canal Futura, os filmes À DISTÂNCIA (2015), PRAZERES & PECADOS e ÓDIO (2013).

Trabalhou durante 10 anos com teatro documental e intervenções urbanas, como criadora-intérprete do grupo OPOVOEMPÉ, conquistando importantes prêmios e atuando internacionalmente. É mestre em saúde pública pela Universidade de S.Paulo.

 

Sobre a Deusdará Filmes

Produtora audiovisual especializada em documentários, a Deusdará cria, desde 2007, conteúdos transformadores para todas as plataformas. Realiza filmes, séries e programas de tv próprios e em parceria com agentes da indústria criativa, organizações sociais e empresas. Comunica a partir de narrativas inclusivas, compromisso ético com a justiça social e a diversidade: www.deusdara.net

 

Sobre a Unisys

A Unisys é uma empresa global de soluções de tecnologia que oferece resultados de sucesso para as empresas e os governos mais exigentes do mundo. As ofertas da Unisys incluem soluções para local de trabalho digital, soluções de nuvem, aplicações e infraestrutura, soluções de computação corporativa e soluções de processos de negócios. Para obter mais informações sobre como a Unisys atende seus clientes nos setores comercial, financeiro e governamental, visite Unisys.??Siga a Unisys no Twitter e LinkedIn.

 

 

 

 

FONTE:

 

Patrícia Rabello


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)