segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A BALEIA ESTREIA QUINTA EM TODO O BRASIL EM CÓPIAS DUBLADAS E LEGENDADAS

 

Novo filme de Darren Aronofsky é finalista em três categorias do Oscar 2023, incluindo Melhor Ator



Indicado ao Oscar de Melhor Ator por A BALEIA, Brendan Fraser interpreta Charlie, um professor de 270 Kg que não consegue sair do sofá e repleto de problemas emocionais. No Festival de Veneza, em setembro de 2022, Fraser recebeu quase 10 minutos de aplausos na sessão de gala do longa, que também está indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Cabelo e Maquiagem e de Atriz Coadjuvante, para Hong Chau. Dirigido por Darren Aronofsky (mãe!, Réquiem Para Um Sonho), A BALEIA chega aos cinemas nacionais em 23 de fevereiro com distribuição da California Filmes e em cópias dubladas e legendadas.

Fraser se transformou fisicamente para viver o personagem: um homem com obesidade severa que não consegue sair do sofá. Professor de literatura, ele precisa se confrontar com seu passado, que envolve uma filha adolescente (Sadie Sink) e sua ex-mulher (Samantha Morton). O roteiro é escrito por Samuel D. Hunter, baseado em sua peça homônima.

O que eu gosto sobre A BALEIA é como nos convida a ver a humanidade dos personagens, que não são totalmente bons ou maus, eles têm nuances como qualquer pessoa e vivem vidas muito ricas”, conta Aronofsky, que se interessou em adaptar a peça desde que a viu, mais de dez anos atrás.

Fraser, por sua vez, conta que teve uma entrega total ao personagem, como nunca fizera antes, para mostrar toda a força e vulnerabilidade de Charlie. “Ele tem uma melancolia que o paralisa que vem do fato de nunca poder ter sido a pessoa que queria ser. Ele carrega muitos sentimentos de culpa”, explica o ator.

Fraser também defende o personagem, que, para ele, não é mesquinho ou calculista, mas vítima de suas próprias escolhas. “Charlie feriu as pessoas por não ser direto, não ser autêntico, e agora vive uma batalha consigo mesmo. Ele deixou de lado acertar as contas com as pessoas que amava e agora pode ser tarde demais para fazer isso. Quando diz aos seus alunos que precisam encontrar uma maneira de dizer a verdade, no fundo, ele está falando isso para si mesmo.”

Aronofsky confessa que sempre esteve próximo de Fraser durante todo o processo a fim de protegê-lo, pois sabia que, ao entrar no personagem, o ator também ficaria muito fragilizado emocionalmente. “Há uma espécie de casamento entre o poder das palavras do roteiro e a coragem da interpretação de Brendan. Conversamos muito sobre como queríamos aproximar, mas também afastar o público do personagem.”

Preconceito contra obesidade é uma das últimas fronteiras das maneiras de uma pessoa menosprezar a outra. Muitas vezes, as pessoas do tamanho de Charlie são invisíveis, vistas apenas por suas famílias e cuidadores. É uma forma de silenciamento. Conversando com essas pessoas, percebi que, como qualquer um, elas querem ter suas histórias contadas, e serem tratadas de maneira justa e honesta. Isso tudo foi um impulso para me levar à autenticidade do personagem”, conclui Fraser.

A equipe artística de A BALEIA inclui também o diretor de fotografia Matthew Libatique (Cisne Negro, Homem de Ferro 2); o compositor Rob Simonsen (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo); o montador Andrew Weisblum (A Crônica Francesa); a diretora de arte Jurasama Arunchai (Amor, Sublime Amor); e o figurinista Danny Glicker (Milk: A Voz da Igualdade).

A BALEIA será lançado no Brasil pela California Filmes.




Sinopse

Charlie é um professor de inglês com obesidade severa, que tenta se reconectar com sua filha adolescente como uma última tentativa de redenção. Baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter.

Ficha Técnica
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Samuel D. Hunter, baseado em sua peça
Produção:  Jeremy Dawson, Ari Handel, Darren Aronofsky
Elenco: Brendan Fraser, Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins, Samantha Morton
Direção de Fotografia: Matthew Libatique
Música: Rob Simonsen
Montagem: Andrew Weisblum
Gênero: drama
País: EUA
Ano: 2022
Duração: 117 min.


Fonte: Paula C. Ferraz/ Califórnia Filmes



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)