domingo, 15 de janeiro de 2023

MOSTRA O CINEMA DE TIM BURTON chega ao CCBB- São Paulo

 



A mostra O Cinema de Tim Burton acontece no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 25 de janeiro a 26 de fevereiro, garantindo diversão e arte para adultos e crianças. São 42 filmes, sendo 23 títulos dirigidos por Tim Burton, um inspirado em uma de suas histórias e mais uma seleção de 18 longas-metragens que são referências na carreira do diretor (devidamente avalizada pelo próprio!). O Banco do Brasil patrocina o projeto.

 

Será a maior mostra de filmes já realizada em São Paulo dedicada ao cineasta, que recebeu o Leão de Ouro pela sua carreira no Festival de Veneza de 2007. Com obras inesquecíveis, que se tornaram clássicas, sucessos de público e de crítica, a retrospectiva apresentará desde um dos primeiros filmes de Tim Burton, o premiado curta Vincent (1982), uma homenagem a Vincent Price, ídolo do diretor, até o remake de Dumbo (2019); passando por oito títulos estrelados por Johnny Depp, seu mais frequente colaborador, que encarnou personagens icônicos como Edward Mãos de Tesoura; seis longas com a participação da atriz Helena Bonham Carter, ex-companheira de Burton e mãe de seus dois filhos, entre eles A Noiva Cadáver (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010); e Os Fantasmas se Divertem(1988), o primeiro longa com Michael Keaton, que depois estrelaria Batman (1989), o maior sucesso de bilheteria de Burton, e Batman: o retorno (1992); e, ainda, o filme preferido de Burton, Ed Wood (1994), entre muitos outros títulos para o cinema, num total de 19 longas e 2 curtas, para deleite dos seus inúmeros fãs.

 

O estranho mundo de Jack

O público também terá a oportunidade de assistir duas produções de 1982 para televisão dirigidas por Tim Burton(atualmente no ar com a série Wandinha): João e Maria, um especial feito para a Disney e O teatro dos contos de fadas: Aladim e a lâmpada maravilhosa, clássica série produzida e apresentada pela atriz Shelley Duvall.

 

João e Maria

Complementando essa seleção especial, serão exibidos também O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick; 18 filmes dirigidos por ídolos de Burton como Roger Corman - A Pequena Loja dos Horrores (1960), O Corvo (1963), entre outros -, Ed Wood - Plano 9 do Espaço Sideral (1959) -, e James Whale -  A Noiva de Frankenstein (1935) etc.

 

Além da exibição dos filmes, a mostra promoverá diversas atividades extras, todas gratuitas: o debate “O estranho mundo de Tim Burton”, com a participação dos influencers Patrícia e Fábio Gomes, e mediação do curador Breno Lira Gomes. O debate acontece logo após a sessão de Os Fantasmas Se Divertem, no dia 4 de fevereiro. O público que estiver na exibição do filme poderá ficar direto para o bate-papo.

 

Grandes Olhos

Já a palestra “O Fantástico Mundo de Tim Burton” será apresentada pelo crítico e pesquisador de cinema Carlos Primati e também acontece no sábado, 04 de fevereiro, a partir das 10h30. A masterclass “O expressionismo no Cinema de Tim Burton” será ministrada pela professora e pesquisadora Laura Loguercio Cánepa, no dia 11 de fevereiro, a partir das 10h30. Para a palestra e a masterclass, serão distribuídas senhas meia hora antes do início do evento na entrada do cinema do CCBB.

 

A produção da mostra também promoverá nos dias 28 de janeiro, 04 e 25 de fevereiro, três ações com cosplays caracterizados de personagens dos filmes dirigidos ou produzidos por Tim Burton. Além disso, crianças (e adultos) que estiverem na mostra no dia 28 de janeiro, de 13h às 17h, poderão ser maquiadas inspiradas nos personagens de O Estranho Mundo de Jack ou em outros personagens das histórias criadas por Tim Burton. Atividade gratuita.


Serão realizadas também sessões com recursos de acessibilidade (cópia dublada em português, audiodescrição e legenda descritiva) dos filmes Batman, Edward Mãos de Tesoura e A lenda do cavaleiro sem cabeça, com entrada gratuita (ingressos poderão ser retirados no site bb.com.br/e na bilheteria do CCBB).

 

A fantástica fábrica de Chocolate

Para a alegria dos amantes da sétima arte, um detalhe que faz toda a diferença: quatro filmes serão exibidos em película 35mm A fantástica fábrica de chocolate (2005, dublado em português), A noiva cadáver (2005), Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet (2007) e Sombras da noite (2012).

 

“Tim Burton é um cineasta que tem fãs espalhados em todo o mundo. Seus filmes são muito marcantes visualmente. E de sua mente saíram histórias e personagens fantásticos como Edward Mãos de Tesoura e Beetlejuice. Personagens esses, que hoje fazem parte do imaginário dos cinéfilos”, comenta o idealizador e curador da mostra, o jornalista Breno Lira Gomes.

 

Burton está entre os diretores favoritos de Breno, que comemora, com essa mostra, os dez anos da BLG Entretenimento. “Esse mundo disforme em que, ao mesmo tempo, parece que você está num sonho e num pesadelo, personagens amalucados, os cenários e figurinos tão bem elaborados e uma trilha sonora marcante sempre me fascinaram na obra de Tim Burton. O primeiro filme dele que eu assisti foi Os Fantasmas Se Divertem, que eu não me cansava de alugar na videolocadora. Com o tempo fui tendo um olhar   mais crítico sobre seus filmes, gostando mais de uns do que de outros. Acho A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça uma obra-prima do horror e uma bela homenagem às produções dos estúdios Hammer”, completou Breno, que já assinou a curadoria e produção de retrospectivas de Pedro Almodóvar, Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos, Walter Carvalho, Grande Othelo e Ruth de Souza, entre outras, somando, com O Cinema de Tim Burton, 26 mostras cinematográficas nos últimos dez anos.

 




Sobre o CCBB SP

 

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.

Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro.

Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.

SINOPSES

 

Direção – longas-metragens

 

As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985) – 91 min – livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: O esquisitão Pee-Wee é uma criança presa no corpo de um homem, que acaba embarcando na maior aventura da sua vida quando parte em busca do seu bem mais precioso: sua bicicleta. Ela, que fora roubada em plena luz do dia, desapareceu na imensidão dos Estados Unidos, e Pee-Wee vai percorrer o país para tentar achá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras. Motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhadora e seu namorado invejoso. Tudo isso cruza o caminho de Pee-Wee, que no final descobrirá o improvável lugar onde estava sua amada bicicleta.

 

Os Fantasmas se Divertem (1988)– 92 min – livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara e Adam Maitland se veem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles e Delia Deitz, um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os novos proprietários são em vão. E se o casal não fica apavorado, LydiaDeitz, a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um tal Beetlejuice para assustar os moradores.

 

Batman (1989) – 126 min – 12 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Em Gotham City o milionário Bruce Wayne, que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.

 

Edward Mãos de Tesoura (1990) – 105 min – 14 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Peg Boggs é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward, jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

 

Batman: O Retorno (1992) – 126 min – 12 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Com o objetivo de manipular Gotham City, um milionário tenta transformar Pinguim, um ser deformado que tinha sido abandonado ainda bebê nos esgotos, em prefeito da cidade. Como se isto não bastasse, surge a Mulher-Gato que, apesar de ser linda e sedutora, também tem dupla personalidade.

 

Ed Wood (1994) – 126 min – 14 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Um retrato exótico da vida de Ed Wood, com relatos focados nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Béla Lugosi em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.

 

Marte Ataca (1996) – 106 min – 14 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Os marcianos invadem nosso planeta, matando e destruindo tudo no caminho, pois acham bem divertido e querem transformar a Terra em um "parque de diversões". Se ninguém achar uma maneira de detê-los, a raça humana está condenada ao extermínio.

 

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999) – 105 min – 18 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Em 1799, uma série de crimes envolvendo inocentes acontece no pequeno vilarejo de Sleepy Hollow. Para investigar o caso é chamado o detetive nova-iorquino Ichabod Crane, um excêntrico e determinado oficial de polícia com um jeito avant-garde de solucionar crimes. Os métodos investigativos de Ichabod serão postos à prova neste caso, que envolve um ser sobrenatural que pode ser o causador de todos os crimes.

 

Planeta dos Macacos (2001) – 129 min – 12 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Após sua espaçonave sofrer um acidente, Leo Davidson chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos migalham por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início a uma revolução social no planeta.

 

Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas (2003) – 125 min – Livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

 

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) – 115 min – Livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket, encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.

 

A Noiva Cadáver (2005) – 78 min – Livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot. Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

 

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007) – 116 min – 16 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Benjamin Barker passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo que chega, decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela, Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém, seu grande objetivo é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações, para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha.

 

Alice no País das Maravilhas (2010) – 109 min – 12 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Alice é uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos, apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.

 

Sombras da Noite (2012) - 113 min – 14 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Joshua e Naomi Collins deixam a cidade inglesa de Liverpool juntamente com o filho, Barnabás, rumo aos Estados Unidos. A intenção deles era escapar de uma terrível maldição que atingiu a família. Vinte anos depois, Barnabás é um playboy inveterado que tem a cidade de Collinsport aos seus pés. Após seduzir e partir o coração de Angelique Bouchard, sem saber que era uma bruxa, ele é transformado em vampiro e preso numa tumba por dois séculos.

 

Frankenweenie (2012) – 87 min – 10 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, na qual um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina para reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

 

Grandes Olhos (2016) – 106 min – 10 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950, graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

 

O Lar das Crianças Peculiares (2016) – 127 min – 12 anos

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Após a estranha morte de seu avô, o jovem Jake parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine, atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que "ela contará tudo". Só que, ao chegar, constata que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que ali há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

 

Dumbo (2019) – 128 min – 10 anos

Diretor: Tim Burton

Elenco: Colin Farrel, Eva Green, Michael Keaton, Danny Devito

Sinopse: Ex-astro de circo retorna da guerra e dá de cara com um mundo em dificuldades. Seu circo atravessa uma fase financeira complicada e ele acaba encarregado de cuidar de um filhote de elefante, cujas orelhas chamam a atenção de todo mundo pelo seu tamanho descomunal. O que ele não imagina é que aquelas grandes orelhas, servem para fazer o elefantinho... Voar! Quem sabe assim o circo não possa ser salvo? Remake do desenho animado de mesmo nome realizado pela Disney em 1941.

 

Direção – curtas-metragens

 

Vincent (1982) – 6 min – livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Este filme retrata a infância do jovem excêntrico Vincent Malloy, e reflete um pouco da infância do realizador do filme e a sua admiração por Vincent Price, que influenciou muito seu estilo.

 

Frankenweenie (1984) – 30 min – livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: O garoto Viktor tem o costume de fazer vídeos amadores envolvendo monstros, usando seu cachorro Sparky como uma das estrelas principais. Quando Sparky morre, após ser atingido por um carro, Viktor resolve trazê-lo de volta à vida da única maneira que conhece, seguindo o livro "Frankenstein", de Mary Shelley. Seu experimento é bem-sucedido, só que Sparky passa a aterrorizar os vizinhos do garoto.

 

Direção - televisão

 

Teatro dos Contos de Fadas: Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1982) – 48 min – livre

Diretor: Tim Burton

Sinopse: Um rapaz comum chamado Aladdin tem grandes sonhos, os quais transforma em realidade. 22º episódio da célebre série “Teatro dos contos de fadas”, idealizada por Shelley Duvall para a TV norte-americana.

 

João e Maria(1982) – 37 min - livre

Direção: Tim Burton 

Sinopse: Combina atores reais e animação stop motion. Um casal de irmãos é deixado na floresta por sua madrasta má e chega a uma casinha feita de doces, que na verdade é a residência de uma bruxa perversa que deseja devorá-los. Conto de fadas pertencente à tradição oral, coletado pelos Irmãos Grimm e readaptado por Tim Burton para o canal a cabo Disney.

 

Produção

 

O Estranho Mundo de Jack (1993) – 77 min – Livre

Diretor: Henry Selick

Sinopse: Baseado em uma estória de Tim Burton. Jack Skellington é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. Após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim, ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta, onde por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino.

 

 

Extras: filmes-referência

 

Plano 9 do Espaço Sideral (1959) – 78 min – 16 anos

Diretor: Ed Wood

Sinopse: Uma dupla de alienígenas que estava irritada com as "estúpidas mentes" do planeta Terra faz sua base em um cemitério da Califórnia, pois planejavam através do "Plano 9", que se refere a um eletrodo de longa distância que é colocado nas glândulas pineal e pituitária dos mortos, criar um exército de zumbis que marchassem para conquistar as capitais do mundo. O fato de ressuscitarem só três mortos não os desencoraja. Jeff Trent, um piloto de uma linha aérea que vive perto do cemitério precisa salvar sua mulher destes seres.

 

O Gabinete do Dr. Caligari(1920) – 77 min – 16 anos

Diretor: Robert Wiene

Sinopse: Francis e o amigo Alan visitam o gabinete do Doutor Caligari, onde conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

 

Drácula - O Vampiro da Noite (1958) – 82 min – 16 anos

Diretor: Terence Fisher

Sinopse: No século XIX na Alemanha, Jonathan Harker vai até o castelo do Conde Drácula, mesmo sendo advertido por sua esposa Lucy a não ir. Ao chegar lá, é atacado por uma vampira e espera o momento em que ela e Drácula estejam dormindo em seu caixão para atacá-los. Ele enfia um punhal no peito da mulher e está prestes a fazer o mesmo com Drácula quando este acorda e o surpreende. Quando o Dr. Van Helsing, um estudioso de vampiros, chega até a cidade procurando por Harker, ele descobre que seu amigo virou um deles.

 

O Solar Maldito (1960) – 79 min – 14 anos

Diretor: Roger Coman

Sinopse: Roderick Usher acredita que sua família foi amaldiçoada com uma incurável loucura. Esta convicção o leva a tentar impedir de todas as maneiras o casamento de sua irmã Madeline com o noivo Winthrop, a fim de evitar a continuidade da herança maldita.

 

Black Sunday - A máscara de Satã (1960)– 87 min – 16 anos

Diretor: Mario Brava

Sinopse: A diabólica Princesa Asa é condenada à morte por bruxaria e vampirismo. Após 200 anos, sua cripta é encontrada acidentalmente e ela ressuscita. Com a ajuda de um servo fiel e outros seguidores, ela prepara-se para fazer mais vítimas.

 

O Túmulo Sinistro (1968) – 71 min – 16 anos

Diretor: Roger Coman

Sinopse: Anos depois de sua esposa Ligeia ter sido enterrada, Verden Fell mantém a ideia fixa de que ela ainda vai voltar. Ele conhece Rowena e os dois se casam, mas a nova esposa começa a ter sonhos que seu marido entende como recados da falecida.

 

No Domínio do Terror (1963) – 104 min – 16 anos

Diretor: Sidney Salkow

Sinopse: No primeiro conto, "O Experimento de Heidigger", Alex Medbourne e Carl Heidigger são amigos há décadas. Carl ainda fala com profundo amor de Sylvia Ward, sua noiva que há 38 anos morreu na véspera do casamento. Na segunda história, "A Filha de Rappaccini", o jovem Giovanni Guasconti se apaixona pela bela Beatrice, a filha de Rappaccini, um eminente cientista. Porém Giovanni só pode vê-la da varanda da sua casa, pois Beatrice não permite que ele vá até seu jardim. A razão disto é uma maléfica criação elaborada pela mente doentia de Rappaccini. Na última história, "A Casa das Sete Agulhas", na Nova Inglaterra, em 1691, vários inocentes foram executados acusados de bruxaria. Os responsáveis foram os membros da família Pyncheon, que assim tomaram as terras dos acusados e aumentaram seu poder.

 

O Corvo (1963) – 86 min – 18 anos

Diretor: Roger Corman

Sinopse: O poderoso feiticeiro Dr. Erasmus Craven vive recluso em seu castelo, de luto pela morte de sua esposa Lenore há dois anos, para tristeza da filha dele Estelle. Numa noite, entra pela janela um corvo que se revela como o feiticeiro Dr. Adolphus Bedlo – transformado na ave após um duelo de magia com o maligno Dr. Scarabus. Craven o ajuda a voltar ao normal e Bedlo quer retornar ao castelo de Scarabus para a revanche.

 

Drácula (1931) – 74 min – 16 anos

Diretor: Tod Browning


Sinopse: Drácula é um conde vindo dos Cárpatos, que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira, ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing, um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

 

Frankenstein (1931) – 70 min – 12 anos

Diretor: James Whale

Sinopse: Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz, um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos.

 

A Noiva de Frankenstein (1935)– 75 min – livre

Diretor: James Whale

Sinopse: Dr. Frankenstein e seu monstro retornam, pois não estavam mortos como inicialmente se acreditava. O pesquisador planeja parar suas demoníacas experiências, mas quando um cientista louco sequestra sua esposa, ele concorda em ajudá-lo em criar uma nova criatura, uma mulher, para ser companheira do monstro.

 

A Casa dos Maus Espíritos (1959) – 75 min – 12 anos

Diretor: William Castle

Sinopse: Um excêntrico milionário organiza uma reunião entre pessoas que não se conhecem, em uma mansão alugada. A casa, em teoria, é mal-assombrada e o anfitrião vai dar dez mil dólares a cada um dos que passem a noite com ele.

 

A Pequena Loja dos Horrores (1960) – 72 min – 14 anos

Diretor: Roger Corman

Sinopse: O submisso ajudante de floricultura Seymour é apaixonado pela colega de trabalho Audrey. Durante um eclipse, ele descobre uma planta incomum e a batiza de Audrey II. A planta, que se alimenta apenas de carne e sangue humanos, atrai muitos clientes para a loja em dificuldades. Seymour alimenta a planta com o corpo do namorado de Audrey, que morreu acidentalmente, e precisa conseguir mais cadáveres para a planta cada vez mais sedenta.

 

A Guerra dos Mundos (1953) – 85 min – livre

Diretor: Byron Haskin

Sinopse: Um locutor de rádio explica como as armas de guerra ficaram mais poderosas, destrutivas e mortais durante o século XX. O locutor fala sobre como os habitantes de Marte tiveram que abandonar o mundo deles, que está morrendo, e procurar um lugar novo para viver. Em uma pequena cidade da Califórnia, Linda Rosa, os habitantes ficam excitados quando um flamejante meteoro aterrissa nas colinas, fazendo Clayton Forrester, um cientista, chegar ao lugar acompanhado de dois outros cientistas para investigar o acontecido. Uma pequena multidão se formou no local, que inclui Sylvia Van Buren.

 

Jasão e os Argonautas (1963) – 104 min – 12 anos

Diretor: Don Chaffey

Sinopse: Baseado na Mitologia Grega, o filme conta a história de Jasão, que após retornar para sua casa de uma viagem de 20 anos, deve encontrar um mágico velo de ouro para reconquistar seu trono. Assim, ele lidera uma equipe, que inclui o heroico Hércules, para ir atrás do artefato, enfrentando perigos enormes como um gigante feito de bronze. Destaque para os efeitos visuais criados por Ray Harryhausen.

 

O Cérebro que não Queria Morrer (1962) – 82 min – 12 anos

Diretor: Joseph Green

Sinopse: Um jovem cirurgião, Dr. Bill Cortner, faz experiências secretas em seu laboratório numa casa de campo, com o objetivo de conseguir sucesso no transplante de membros humanos, utilizando um soro especialmente desenvolvido para evitar a rejeição. Quando ocorre um grave acidente de carro que vitimou sua noiva Jan Compton, ele consegue recuperar apenas sua cabeça dos escombros em chamas e decide mantê-la viva em seu laboratório, repousando-a numa bandeja com o soro. Agora, o desafio do cientista é encontrar um corpo de uma bela mulher, sem chamar a atenção da polícia, para tentar uma cirurgia de transplante na cabeça da noiva.

 

O Homem dos Olhos de Raio-X (1963) – 79 min – 14 anos

Diretor: Roger Corman

Sinopse: Com a intenção de melhorar a visão dos seres humanos, o brilhante Dr. James Xavier inventa uma formula que permite que ele consiga enxergar distâncias bem acima do espectro normal dos seres humanos. Quando o capital de seu projeto fica comprometido, Xavier testa a formula em si mesmo. Inicialmente a formula parece ser útil para uma variedade de pequenas tarefas, mas ele acaba vendo coisas que nenhum homem foi destinado a ver.

 

A invasão dos discos voadores (1956) – 84 min – 12 anos

Diretor: Fred. F. Sears

Sinopse: O Dr. Russell Marvin trabalha para a operação Skyhook, um projeto do governo que envia foguetes ao espaço para testar vôos futuros no espaço. Quando os foguetes começam a desaparecer misteriosamente, o Dr. Marvin começa uma investigação, juntamente com a sua mulher e assistente, Carol e descobre que os foguetes têm sido interceptados por um exército de alienígenas que dão um ultimato a humanidade: lealdade ou morte! Ao passo que os alienígenas começam a atacar cidades, incluindo um inesquecível ataque a Washington D.C., o Dr. Marvin e sua mulher precisam encontrar uma maneira de parar os invasores antes que seja tarde demais.

SERVIÇO:

 

O Cinema de Tim Burton

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Breno Lira Gomes

Produção: BLG Entretenimento

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 25 de janeiro a 26 de fevereiro –

Horários: De quarta à segunda - Programação completa em breve no site bb.com.br/cultura

Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia) em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB

Capacidade: 60 lugares

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van – Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

 

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

ccbbsp@bb.com.br



FONTE: PAULA C. FERRAZ/ SINNY ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO

 


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)