quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Centro Cultural Justiça Federal do RJ inaugura a Mostra Visões Latinas nesta quinta (03/11)

 


Centro Cultural Justiça Federal inaugura quinta feira, 03 de novembro, Visões Latinas, mostra que reúne longas-metragens de diversos países da América Latina e curtas produzidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que buscam um diálogo entre assuntos fundamentais da vida contemporânea: racismo, ancestralidade, violência, feminismo, identidade, solidão e LGBTQIAP+

 

Rodas de conversas e uma exposição pública na Cinelândia compõem a mostra, a ser realizada de 04 a 13 de novembro, com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Integração Metropolitana, através do Projeto Integra Rio.


Entrada Franca

Mostra – Cinema do CCJF: 04 a 13 de novembro

 

Abertura – Teatro CCJF: Quinta-feira, dia 03 de novembro, com a presença do Secretário Aquiles Barreto e do Subsecretário, Alberto Szafran, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana da da Prefeitura do Rio de Janeiro, com uma homenagem póstuma a Mauricio Lissovsky e apresentação da Orquestra Sinfônica da Maré,


A mostra traz marcos cinematográficos do cinema latino como o chileno “Uma Mulher Fantástica”, dirigido por Sebastián Lelio, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2017, o colombiano “O Abraço da Serpente”, dirigido por Ciro Guerra e também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2016, o premiado “Últimos Dias em Havana”dirigido por Fernando Perez, entre outras pérolas do audiovisual da américa latina que o recorte curatorial reuniu.  A Mostra Visões Latinas faz ainda uma merecida homenagem a Mauricio Lissovsky, através da exibição do também premiado “A pessoa é para o que nasce”, um dos roteiros assinados pelo professor, pesquisador, pensador, historiador da fotografia falecido precocemente em agosto de 2022. Na abertura, dia 03


/11
Roberto Berliner, diretor do filme que conta a história das três irmãs cegas que passaram boa parte de suas vidas ganhando o sustento cantando e tocando ganzá nas feiras de Campina Grande, interior da Paraíba, falará sobre o filme homenageado.

 

A seleção dos curtas também é um presente para o espectador. Entre outros destaques a curadoria selecionou o curta-documentário que narra à história de João Alves de Torres Filho, o Joãosinho da Goméa, o babalorixá baiano que mudou a história do Candomblé, conselheiro de Getúlio e JK, e que encantou Elizabeth II. Outros destaques são para Cascudos e Neguinho, dois filmes que vivenciam o real significado de desigualdade.

 

Abertura, quinta-feira, dia 03, além da homenagem póstuma a Maurício Lissovsky, a Mostra conta com a presença do Secretário Aquiles Barreto e do Subsecretário, Alberto Szafranda Secretaria Especial de Integração Metropolitana da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com a apresentação Orquestra Sinfônica da Maré

 

Visões Latinas é uma realização da Empreender Projetos Culturais, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos socioculturais, pois acreditamos que a arte, a cultura e a educação formam cidadãos conscientes, capazes de olhar para o mundo de forma mais plural.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data

Semana

Hora

Curtas

Longas

País

04/nov

Sexta

18h30

Mente Aberta

Relatos Selvagens

Argentina

05/nov

Sábado

16h00

Nicinha não vem

A Pessoa é para o que nasce

Brasil

06/nov

Domingo

16h00

Neguinho

Pelo Malo

Venezuela

10/nov

Quinta

18h30

Manhã de Domingo

Uma Mulher Fantástica

Chile

11/nov

Sexta

18h30

Joãosinho da Gomea, o Rei do Candomblé

Últimos Dias em Havana

Cuba

12/nov

Sábado

16h00

Ladeira não é Rampa

O Abraço da Serpente

Colômbia

13/nov

Domingo

16h00

Cascudos

Festa no Céu

México

Site: www.visoeslatinas.com

Facebook e Instagram: @visoeslatinas

 

Texto

Descrição gerada automaticamente


SINOPSES - LONGAS

Homem com os braços para cima

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaRELATOS SELVAGENS

Escrito e dirigido por Szifron, Relatos Selvagens é um espetáculo visual que conta uma sombria e cômica história de tragédia, amor, decepção, passado e a violência que espreita a superfície do cotidiano. Encontrando-se vulneráveis às mudanças voláteis e imprevisíveis da realidade, os personagens de Relatos Selvagens são empurrados para o abismo e para o prazer inegável de perder o controle, atravessando a linha fina que divide a civilização da brutalidade. O filme é produzido por Hugo Sigman, Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar, com Matías Mosteirin e Esther García Rodriguez atuando como produtores executivos. Indicado ao Oscar de melhor filme internacional em 2015.

 

 

A PESSOA É PARA O QUE NASCE

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamenteTrês irmãs cegas. Unidas por esta peripécia incomum do destino, elas viveram toda sua vida cantando e tocando ganzá em troca de esmolas nas cidades e feiras do Nordeste do Brasil. O filme acompanha os afazeres cotidianos dessas mulheres e revela as curiosas estratégias de sobrevivência, da qual participam parentes e vizinhos. Mergulha em sua história, flagrando uma trama complexa de amor e morte, miséria e arte. E acompanha, numa reviravolta inesperada, o efeito-cinema na vida destas mulheres, transformando-as em celebridades. Uma obra em que diretor e personagens confrontam-se com os laços que surgem entre eles, revelando a sedução e os riscos do ofício de documentarista.

 

  

Homem em biblioteca

Descrição gerada automaticamentePELO MALO

Junior (Samuel Lange Zambrano) é um menino de nove anos que tem cabelo crespo. Ele quer alisá-lo para sua foto no álbum de formatura, para ficar parecido com um cantor famoso. Isso o faz entrar em conflito com a mãe, Marta (Samantha Castillo). Quanto mais Junior tenta melhorar o visual pelo amor da mãe, mais ela o rejeita. Até que ele é encurralado, cara a cara, com uma decisão dolorosa. Vencedor da Concha de Ouro de melhor filme no Festival de San Sebastian (Espanha).

 

 

Uma Mulher Fantástica | Crítica do Filme | CinemAquiUMA MULHER FANTÁSTICA

Marina (Daniela Vega) é uma mulher transgênero que vive um relacionamento com Orlando (Eugenio Francisco Reyes Morandé), um homem 20 anos mais velho, que deixou a família para viver com ela. Quando o namorado morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família do falecido parceiro. Marina luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher. Vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 2018.

 

 

 

Homem em frente a porta de madeira

Descrição gerada automaticamente com confiança média

ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA

Havana, dias atuais. Enquanto espera um visto para os Estados Unidos que nunca chega, Miguel (Patricio Wood) lava pratos em uma lanchonete e cuida de Diego (Jorge Martinez), um amigo gay que vem sendo consumido pelo vírus HIV. Diego e Miguel vivem juntos como se fossem o dia e a noite: um é positivo e solar; o outro, calado e soturno. A relação dos dois é totalmente abalada quando o visto de Miguel é liberado.

 

 

 

Imagem em preto e branco de pessoa em frente a água

Descrição gerada automaticamente

O ABRAÇO DA SERPENTE

Karamakate (Nilbio Torres), outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando Evan (Brionne Davis), um etnobotânico estadunidense, chega ao seu esconderijo remoto em busca da Yakruna, uma poderosa planta, capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral, que antes parecia destinado a perder-se para sempre.

 

 

FESTA NO CÉU

Uma imagem contendo colorido, mesa, foto, bolo

Descrição gerada automaticamenteDo produtor Guillermo del Toro e do diretor Jorge Gutierrez, o longa metragens dos estúdios Pixar é uma comédia animada de estética única. “Festa no Céu” traz a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas de sua família ou seguir seu coração. Antes de escolher que caminho tomar, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos, onde ele deverá enfrentar seus maiores medos. Rico e com uma nova abordagem de sucessos da música pop, o filme nos incentiva a celebrar o passado sempre olhando para o futuro.

 

 

 

SINOPSES - CURTAS

Mão segurando cigarro

Descrição gerada automaticamente com confiança média

NICINHA NÃO VEM

Acompanhamos um dia de espera para a visita de Nicinha a sua filha em situação de cárcere, enquanto somos levados à realidade de um presídio feminino. Baseado no conto “Por que Nicinha não veio?”, de Lia Vieira. Narração de Noemia Oliveira.

 

  

 

Homem sem camisa

Descrição gerada automaticamente

 

MENTE ABERTA

Após o fim do relacionamento com sua companheira (Gabriella Santoro), um homem (Luciano Braga) confabula, sozinho, no banho, sobre os motivos pelos quais foi abandonado.

 

 

 

 

Desenho de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança média

LADEIRA NÃO É RAMPA

O filme acompanha Antônio (Antônio Ribeiro), um skatista que usa as ruas para fazer suas manobras e busca meios para lançar um filme, em uma cidade que não tem pista de skate e nem cinema.


 

Texto

Descrição gerada automaticamente


Pessoa falando no celular

Descrição gerada automaticamente com confiança média

CASCUDOS

Pedrinho (Thiago Xavier) adora se divertir no Fliper. Prestes a bater o recorde numa máquina, um trio de crianças da redondeza chega, e a brincadeira acaba ficando séria. Situada em uma das muitas fronteiras da metrópole fluminense, a história mostra que o “jogo da vida” pode nos separar de diferentes formas.

 

  

Mulher com criança no colo

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaNEGUINHO

Jéssica (Juliana França) e seu filho Zeca (Pedro Moura) são bolsistas em diferentes instituições de ensino e precisam lidar com o racismo da sociedade no cotidiano. O futuro de Zeca fica incerto quando sua mãe é chamada para uma reunião de emergência na escola do filho.

 

 

  

Homem com roupa azul

Descrição gerada automaticamenteJOÃOSINHO DA GOMÉA, O REI DO CANDOMBLÉ

Joãosinho da Goméa é o narrador de sua própria história neste filme, que apresenta ao público a vida do “Rei do Candomblé” com canções interpretadas pelo líder religioso, performances marcantes que atraíram a atenção do país e do mundo e arquivos que mostram a importância de Joãosinho para as religiões de matriz africana no Brasil.    

 

 

MANHÃ DE DOMINGO

Gabriela (Raquel Paixão) é uma jovem e talentosa pianista que se prepara para um recital. Às vésperas da apresentação, sonhos com a falecida mãe desestabilizam o emocional de Gabriela, colocando o sucesso do seu recital em risco. A jovem, então, resolve ir em uma busca de uma reconciliação com suas memorias.

 

 

 

 

SERVIÇO

 

Empreender Produções e Projetos Culturais Ltda.

contato@empreenderprojetos.com.br

Mostra Visões Latinas

de 04 a 13 de novembro

Centro Cultural da Justiça Federal

Av. Rio Branco, 241 – Centro

Rio de Janeiro RJ

(21) 3261-2550

Distribuição das senhas até 30 minutos antes das exibições por ordem de chegada  -  sujeito a lotação – capacidade do cinema: 56 lugares

Classificação indicativa:  14 anos, exceto “Festa do Céu” e “Cascudo” que a indicação é livre.

 

 

Fonte: 


ASSESSORIA DE IMPRENSA

 

Logotipo

Descrição gerada automaticamenteA Dois Comunicação: www.adoiscom.com - (21) 3593-4245

Anna Accioly Renata Monteiro



https://www.instagram.com/adoiscomunicacao/

https://www.facebook.com/adoiscomunicacao/?timeline_context_item_type=intro_card_work&timeline_context_item_source=706520484&fref=tag

 



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)