domingo, 23 de outubro de 2022

12ª FLIPIRI - Festa Literária de Pirenópolis/Goiás - de 1 a 5 de Novembro

 



Com um mosaico das regiões brasileiras, de suas expressões culturais e das linguagens universais da literatura, a 12a FLIPIRI – FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS promove um grande encontro dos “Povos do Mundo”. Este é o tema que guia a curadoria desta edição do evento, assinada por Maurício Melo Júnior e que ocupará a Praça Matriz e vários outros espaços e ruas da charmosa cidade goiana, de 1º a 5 de novembro de 2022. “A gente vai discutir durante toda a festa a diversidade dos sotaques literários de todos os cantos do mundo e tentar refletir isso da maneira mais ampla possível, trazendo diversas vozes de muitas das vertentes da literatura brasileira”, resume Maurício.

 

Grupo Amora
Serão mais de 80 atividades gratuitas, entre lançamentos de livros, oficinas, debates, conversas, saraus, cortejos literários e apresentações musicais e teatrais, que fazem de Pirenópolis um epicentro de estímulo à criatividade, à literatura e à formação de novas leitoras e leitores. Na vertente literária da programação, estão previstos debates que lançam luz sobre a representatividade regional brasileira.

 

O evento começa com o Esquenta Flipiri, um cortejo literário pelas ruas da cidade, às 16h do dia 1º de novembro. Simultaneamente também haverá a abertura da Flipiri Mirim, com espetáculo de “palhágica” (palhaçaria com mágica). A programação segue com lançamentos de livros, espetáculo de teatro de fantoches, chegada do Papai Noel e, de noite, participação especial da cantora e escritora mineira Fernanda Takai. A compositora e vocalista da banda Pato Fu participa de um bate-papo com o público e promove um pocket show gratuito na Praça Matriz,

Fernanda Takai

seguida de sessão de autógrafos.

 

Dentre os destaques da programação literária, estão as mesas de debates, que serão como lentes para olhar o Brasil profundo. Nesta seção, estão nomes como Rogério Andrade Barbosa, para falar sobre consciência negra e valorização da cultura afrobrasileira, e Cristino Wapichana, premiado escritor e músico indígena dedicado à literatura infanto-juvenil. Autores goianos, Flávio Carneiro e Paulo Rolim trazem a questão da escrita e da fala, discutindo a própria linguagem, tanto literária como do sotaque regional. A Flipiri também dá voz à escritora Micheliny Verunschk, que debate a condição do migrante e aborda a cultura da periferia, ao lado de Kamilly Barros, dançarina, poeta e historiadora brasiliense radicada em Goiânia.

 

O público poderá participar de outras tantas atividades artísticas correlacionadas com o universo literário, como a Maratona de Histórias, o cortejo literário pelas ruas da cidade com a Banda Phoenix acompanhada de bonecos gigantes, além de leitura dramática e bate-papos com autores. Segundo Íris Borges, autora mineira radicada em Brasília e idealizadora da Flipiri, a programação busca promover encontros mediados pela literatura. “Queremos proporcionar esse contato do público com autores locais e nacionais, para desenvolver a paixão pela leitura. Essa é a alma da festa literária, que é uma garantia de termos no futuro pessoas interessadas e engajadas na literatura”, sentencia.

 

Além de lançamentos de livros e discussões literárias, o universo da literatura ecoa numa programação repleta de atrações artísticas diversas: da música ao teatro, passando por encontro de ilustradores, musical infantil e um encerramento grandioso, com show de Be-bel e Trio, Banda Phoenix e o baile à fantasia “Macunaíma”, para o qual o público é convidado a se vestir de personagens da literatura, da música, da TV e das artes em geral.

 

A realização da FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis é do Instituto Cultural Casa de Autores (ICA) e das Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura/Prefeitura de Pirenópolis. O evento tem patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Cultural de Eventos Literários para Crianças, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo do governo federal e da Corumbá Concessões, gestora da usina hidrelétrica de Corumbá 4. Apoio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

 

PIRENÓPOLIS EM FOCO

 

Nesta edição da Festa Literária, a própria cidade de Pirenópolis será a grande homenageda. Segundo o curador Maurício Melo Junior, a intenção é conferir um reconhecimento à riqueza e diversidade da produção literária local. “A gente quer homenagear os artistas de Pirenópolis em um tributo à Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Múscia (Aplam)”, detalha.

 

Além de celebrar os autores, o público poderá também conhecer de modo mais interativo obras que representam a cidade. O livro “Venha conhecer Pirenópolis”, de Iris Borges e Sérgio Pompeo, lançado na edição passada, inspira um passeio guiado pela cidade seguindo os pontos turísticos apontados no livro.

 

Conforme manda a tradição, a Flipiri promove uma série de lançamentos literários, de autores independentes e de escritores locais, integrantes do Instituto Cultural Casa de Autores. A pulsante produção brasiliense infanto-juvenil ganha uma atenção especial, com novos trabalhos de Ana Neila Torquato (“Cadê o amor”), Hozana Costa (“Blá, blá, blá dos animais”), Rose Costa (“Gente diferente e interessante”), Débora Bianca (“Se as flores pudessem falar” e “Florisvaldo”),  Maurício Melo Junior (“A lenda do Pé de Espeto”), Alexandre Parente (“As lentes de Lia”) e Álvaro Modernell (“Os filhotes do Pirulito”).

 

Para o público jovem e adulto, as novidades englobam os novos livros de crônicas do premiado autor goiano Flávio Carneiro e da prolífica escritora mineira radicada em Brasília Clara Arreguy. Vencedor do Jabuti de 2021, o livro “Histórias ao redor” consagra a longa carreira de Flávio Carneiro, conhecido pela escrita refinada. Em “Rosa dos ventos”, Clara Arreguy, afiada jornalista e cronista, reúne 22 crônicas bem-humoradas de viagens baseadas em suas experiências ao redor do mundo.

 

APRENDIZADO ITINERANTE

 

Um dos traços mais característicos da Flipiri é o de contribuir para a formação de leitores e a sensibilização de novos públicos. Por isso, grande parte da programação será reservada à promoção do livro e da leitura entre crianças, jovens e até bebês, que contarão com atividades como leituras, espetáculos e oficinas circenses na Bebeteca Petrobras. A festa realiza também uma série de atividades com estudantes, que envolvem programas de leitura, contação de histórias, brincadeiras lúdicas e até um concurso cênico-literário com espetáculos de alunos.

 

Sérgio Pompeu

ENCONTRO DE ILUSTRADORES – 
A Flipiri sempre reconheceu a relevância da ilustração na produção da literatura infantil e, desde 2013, dedica espaço para importantes ilustradores brasileiros falarem de seu processo de criação e da relação com autores e editoras, além de ministrar oficinas de ilustração. Este ano, o Encontro de Ilustradores reunirá o artista plástico, web designer e ilustrador André Cerino, a artista visual Carmen San Thiago e o escritor, dramaturgo e ilustrador Roger Mello. Eles falarão um pouco sobre suas experiências na manhã do sábado, dia 3. E na parte da tarde, Carmen San Thiago e André Cerino, acompanhados do artista plástico Sérgio Pompêo, irão ministrar oficinas de ilustração.

 

A programação se complementa com uma vertente pedagógica forte com a realização da Flipiri Itinerante. Trata-se de encontros de professores e de escritores com alunos, palestras para estudantes do Ensino Médio, voltado para questões do Enem, além de oficinas voltadas para docentes e autores. “Queremos também ajudar os professores a otimizarem sua presença em sala de aula e contribuir com os escritores no desenvolvimento da escrita criativa. Será um momento de aprendizagem para os alunos, para os professores e também para os escritores”, detalha Maurício Melo Junior.

 

Além dessas atividades, haverá espetáculos teatrais para crianças e saraus literários. Confira os detalhes da programação da 11a Flipiri em www.flipiri.com.br.

 

PROGRAMAÇÃO

 

TERÇA-FEIRA 1º/11

 

16h às 18h30 – Esquenta Flipiri

Cortejo literário com a Banda Phoenix. Saída da Tenda da Flipiri - Praça da Matriz passeio pelas ruas da cidade e retorno à tenda da Flipiri.

 

16h às 17h – Abertura da Flipiri Mirim: Espetáculo de Palhágica Trimilique e Fraldinha

Com Hozana Costa e Luana Gomes. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz. Para crianças de 5 a 12 anos.

 

16h30 às 18h – Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

Com autores independentes. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

 

17h às 17h40 – Bate-papo literário e sessão de autógrafos do livro "Venha conhecer Pirenópolis"

Com a Escritora Iris Borges e o ilustrador Sérgio Pompeo. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

17h40 às 18h30 – Espetáculo Saneago

Com Banja & Sato e teatro de fantoches. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

 

18h30 Às 19h – Chegada do Papai Noel: Natal do Cerrado – Cerrado Encantado

Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

19h – Bate-papo com Fernanda Takai

Tenda da Flipiri – Praça Matriz

 

20h – Pocket show e sessão de autógrafos com Fernanda Takai

Tenda da Flipiri – Praça Matriz

 

 

QUARTA-FEIRA 2/11

 

9h30 às 10h – Leitura para bebês

Com Ana Neila Torquato. Bebeteca Petrobras Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas de um responsável

 

10h às 11h – Apresentação da programação da Flipiri na Rádio Jornal Meya Ponte (87,9 FM)

Com Clara Arreguy, Rádio Meya Ponte.

 

10h10 às 10h50 – Oficina de circo

Com Trimilique e Fraldinha (Hozana Costa e Luana Gomes). Bebeteca Petrobras Centro de Artes e Música Ita e Alaor.

Crianças de 5 a 12 anos

 

11h às 12h – Bate-papo literário na Rádio Jornal Meya Ponte (87,9 FM)

Com Maurício Melo Junior

 

11h às 11h30 – Musicalização para bebês

Com Priscila Sabino e Amanda Luz. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

14h às 15h – Encontrando o ponto - Bordados e escuta. Experiências, memórias e afetos

Com Liduína Bartholo. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

14h30 às 15h – Leitura para bebês

Com Iris Borges. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

15h às 16h – Musical infantil "Violinha caipira - O musical do Cerrado"

Com Adriana Nunes, Marcello Linhos, Fred Magalhães, Marcelo Lima e Nelson Latif. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

15h30 às 16h – Musicalização para bebês

Com Priscila Sabino e Amanda Luz. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

17h – Sarau literário Vinhos e Letras

Com Alexandre Parente, Ana Neila, Ângela B. Café, Clara Arreguy, Débora Bianca, Eraldo Miranda, Hozana Costa, Isa Colli, Iris Borges, Liduína Bartholo e Rose Costa. Acompanhamento musical: Caetano Bartholo e Sérgio Duboc. Vinícola Assunção.

 

 

QUINTA-FEIRA, 3/11

 

9h às 11h – Flipiri Itinerante

Atividade de visita de autoras e autores a escolas e creches. Programação voltada para estudantes

 

9h30 às 10h – Contação de histórias

Com Ângela B. Café. Bebeteca Petrobras – Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

10h20 às 10h50 – Musicalização para bebês

Amanda Luz

Com Priscila Sabino e Amanda Luz. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

11h às 11h30 – Contação de histórias

Com Ana Solino. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

11h30 às 12h – Contação de histórias

Com Queila Branco. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

14h às 15h – Aulão: Leitura e Escrita

Com Maurício Melo Júnior. Espaço Povos do Mundo. Para estudantes do Ensino Médio do Ipeartes/Olimpíada de Humanidades.

 

14h às 16h – Flipiri Itinerante

Atividade de visita de autoras e autores a escolas e creches. Programação voltada para estudantes.

 

14h30 às 15h – Contação de histórias para bebês

Com Débora Bianca. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

Para alunos da Creche Aldeia da Paz.

 

15h – Roda de Conversa

Com a secretária de Educação, Dra. Fátima Gavioli. Espaço Povos do Mundo. Para estudantes do Ipeartes/Olimpíada de Humanidades.

 

15h às 16h – Espetáculo Saneago

Com Banja & Sato e teatro de fantoches. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

15h20 às 15h50 – Musicalização para bebês

Com Priscila Sabino e Amanda Luz. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

16h às 16h40 – Café com causos (contos divertidos e assustadores da literatura popular)

Com Eraldo Miranda. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h às 16h40 – Lançamento do livro "Educação Integral e o bem viver: experiências transformadoras em busca de um território educativo"

Com Luz Marina de Alcântara e Priscila Marília Martins. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h às 16h40 – Lançamento do livro "Cardápio de atividade de educação socioambiental"

Com Laryssa Fanny Galatini Pires e Wellington Martins. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h10 às 16h40 – Contação de histórias para bebês

Com Isa Colli. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

17h às 18h – Cerimônia oficial de abertura da Flipiri 2022

Com autoridades, autores, convidados e comunidade. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

18h às 19h – Mesa de debates: União dos Povos do Mundo

Com Rogério Andrade Barbosa e Cristino Wapichana. Mediador: Maurício Melo Júnior. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

19h às 22h – Cerimônia de premiação do Concurso Cênico Literário "Reconhecendo Nossas Goianidades"

Com o espetáculo "Entre estórias doces e poesias", de alunos da Seduc/GO. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita.

 

20h – Espetáculo Corderama

Com Trupe dos Cirandeiros – Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte

Cine Pirineus – Rua Direita

 

 

SEXTA-FEIRA 4/11

 

8h às 11h – Walking tour do livro "Venha conhecer Pirenópolis"

Passeio na cidade seguindo os pontos turísticos do livro de Iris Borges e Sérgio Pompeo Saída e chegada na Tenda da Flipiri, com sessão de autógrafos.

 

9h às 11h – Oficinas de sensibilização e oficinas especializadas

Para professores e coordenadores pedagógicos.

 

9h às 11h – Aula-espetáculo "Leitura e interpretação de texto"

Com Maurício Melo Junior. Espaço Povos do Mundo. Para alunos do Ensino Médio.

 

9h às 10h30 – Aulão "Ler para escrever e escrever para ler"

Com Clara Arreguy. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita. Para alunos do Fundamental II e Ensino Médio das escolas estaduais.

 

9h30 às 10h – Mediação de leitura

Com Isa Colli. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

10h20 às 11h – Espetáculo Tricontando

Com Grupo Tricontando: Ana Neila, Hozana Costa e Rose Costa. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor. Para alunos da Creche Aldeia da Paz.

 

11h às 12h – Leitura dramática “Diálogo das diferenças"

Com Iris Borges, Rose Costa e Liduína Bartholo. Texto: Maurício Melo Júnior. Direção: Liduína Bartholo. Escola Estadual Comendador Joaquim Alves - Praça Emanoel Jaime Lopes. Para profissionais de educação em geral.

 

14h às 14h30 – Contação de histórias

Com Alexandre Parente. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

14h às 15h30 – Oficina "Como as crianças brincam, jogam, cantam e dançam na África"

Com Rogério Andrade Barbosa. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita. Para educadores.

 

14h às 15h – Lançamento do livro "Blá, blá, blá dos animais"

Com a autora Hozana Costa. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

 

14h às 15h – Lançamento do livro "Cadê o amor"

Com a autora Ana Neila Torquato. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

14h às 15h – Lançamento do livro "Gente diferente e interessante"

Com Rose Costa. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

15h20 às 16h – Oficina de poesia para crianças

Com Eraldo Miranda Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 crianças entre 8 e 12 anos

 

16h às 16h40 – Show da Turma do Caracol

Com André Cerino, Maria Amélia Elói, Luana Elói e Mariana Elói. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h30 às 18h – Lançamento do livro "Se as flores falassem"

Com a autora Débora Bianca. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h30 às 17h30 – Roda de conversa - "Calangos Leitores e a formação do jovem leitor"

Com Claudine Duarte. Mediação: Clara Arreguy. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita.

 

17h20 às 18h – Espetáculo Tricontando

Com o Grupo Tricontando: Ana Neila, Hozana Costa e Rose Costa. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

Crianças de 0 a 5 anos acompanhadas

 

18h30 às 19h30 – Mesa de debates: "Contos da gente da terra"

Com Flávio Carneiro e Paulo Rolim. Mediação: Ângela B. Café. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita.

 

19h30 às 21h – Show de talentos da cidade

Poesia, leitura, dança, música, contação de histórias com artistas da cidade e demais interessados. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

 

SÁBADO 5/11

 

9h às 11h – Encontro com Ilustradores

Com André Cerino, Carmen San Thiago e Roger Mello. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita.

 

9h30 às 10h – Show Grupo Amoras

Com Sara do Vale, Cristina Leite e Tais Felizardo. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

9h30 às 10h20 – Flipiri Mirim: Espetáculo "Baú de Histórias"

Grupo Paepalanthus. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

Crianças de 0 a 5 anos acompanhadas

 

14h às 15h – Lançamento do livro "Florisvaldo"

Com a autora Débora Bianca. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

10h20 às 11h – Leitura para bebês

Com Jacqueline de Mattos. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

11h20 às 12h – Oficina "Pequenos empreendedores"

Com Paula Andrade. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 crianças entre 8 e 12 anos

 

14h às 15h – Lançamento do livro "A lenda do Pé de espeto"

Com o autor Maurício Melo Júnior. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

14h às 15h – Lançamento do livro “Rosa dos ventos

Com a autora Clara Arreguy. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

14h às 15h – Oficina de ilustração

Com Sérgio Pompêo. Escola Estadual Comendador Joaquim Alves - Praça Emanoel Jaime Lopes.

 

14h às 16h – Oficina de ilustração

Com Carmen San Thiago. Escola Estadual Comendador Joaquim Alves - Praça Emanoel Jaime Lopes.

 

14h às 16h – Oficina de ilustração

Com André Cerino. Escola Estadual Comendador Joaquim Alves - Praça Emanoel Jaime Lopes

 

15h às 16h – Espetáculo Tricontando

Com o Grupo Tricontando: Ana Neila, Hozana Costa e Rose Costa Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

Para alunos da Creche Aldeia da Paz.

 

14h às 14h40 – Oficina "Histórias e expressões"

Com Jacqueline de Mattos. Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 crianças entre 8 e 12 anos

 

15h às 16h – Lançamento do livro “As lentes de Lia"

Com Alexandre Parente. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

15h às 16h – Lançamento do livro “Os filhotes do Pirulito"

Com Álvaro Modernell. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h20 às 17h – Show Amoras

Grupo Amoras (Sara do Vale, Cristina Leite e Tais Felizardo). Bebeteca Petrobras - Centro de Artes e Música Ita e Alaor

10 bebês e crianças bem pequenas acompanhadas

 

16h às 17h – Lançamento do livro "Histórias ao redor"

Com o autor Flávio Carneiro. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

16h às 17h – Maratona de histórias

Com Alexandre Parente, Álvaro Modernell, Ângela B. Café, Clara Arreguy, Débora Bianca, Eraldo Miranda, Hozana Costa, Iris Borges, Jacqueline de Mattos, Liduína Bartholo e Rose Costa. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

Crianças de 0 a 5 anos acompanhadas

 

16h às 17h – Palestra: História da Academia Pirenopolina de Letras, Arte e Música (Aplam)

Com Aline Santana Lobo. Cine Teatro Pirieuns – Rua Direita

 

17h10 às 17h50 – Teatro de sombras “Contos da Terra Vermelha"

Com o Grupo Paepalanthus. Tenda da Flipiri - Praça da Matriz

Crianças de 0 a 12 anos acompanhadas

 

19h às 20h – Mesa de debates: "Falares da diversidade"

Com Micheliny Verunschk e Kamilly Barros. Mediação: Maria Amélia Elói. Cine Teatro Pirineus - Rua Direita.

 

20h30 – Cerimônia de encerramento

Autoridades, autores, convidados e comunidade Tenda da Flipiri - Praça da Matriz.

 

21h – Baile à fantasia "Macunaíma"

Escolha seu personagem da literatura, música, TV ou artes em geral Banda Phoenix e Bebel e Trio. Tenda da Flipiri.

 

 

FICHA TÉCNICA

Realização: Instituto Cultural Casa de Autores, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal

Patrocínio: Petrobras, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Corumbá Concessões

Apoio: Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Curadoria: Maurício Melo Junior

Coordenação Geral: Iris Borges

Produção: Leda Alves

 

SERVIÇO:

12ª FLIPIRI – FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS

Data: 1 a 5 de novembro de 2022

Local: Centro Histórico de Pirenópolis

ENTRADA FRANCA



Fonte: ObjetoSim - Assessoria de Imprensa e Projetos Culturais


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)