O diretor-fundador do É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários, Amir Labaki, apresentou o programa da 27ª edição do festival. O É Tudo Verdade 2022 acontece de forma híbrida entre 31 de março e 10 de abril em 4 salas em São Paulo, e 01 de abril e 10 de abril, em 2 salas no Rio de Janeiro. A versão on-line acontece de 31 de março a 10 de abril, nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.
Ao todo, o festival exibirá 77 produções entre longas, médias e curtas, inéditas no país, retrospectivas e clássicos. São filmes de 34 países. Além disso, o evento também conta com debates, conferências, master class, entre outras atividades. Informações detalhadas no final do release.
Os filmes vencedores dos prêmios dos júris nas Competições Brasileiras e Internacionais de Longas/ Médias-Metragens e de curtas-metragens estarão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem. A cerimônia de premiação acontece às 18h, do domingo 10 de abril, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.
A 27ª edição do É Tudo Verdade Festival Internacional de Documentários
Conta com patrocínio do ITAÚ, parceria do SESC-SP e com o apoio cultural da SPCINE, RIOFILME e ITAÚ CULTURAL. Realização: Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal
"É um privilégio o retorno progressivo do festival às salas de cinema, respeitados os protocolos sanitários ainda exigidos frente à pandemia ainda vigente, como passe vacinal, uso de máscaras e lotação limitada", afirma Amir Labaki, diretor do festival. "O respeito prioritário à segurança sanitária de todos, do público assim como das equipes dos filmes, das instituições parceiras e do festival, impõe ainda um formato híbrido, de transição, para um programa com o grau de excelência tradicional do É Tudo Verdade".
Nesse ano, o festival apresenta em salas, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as sessões de Abertura e de Encerramento, as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens e de Curtas-Metragens Brasileiros, as estreias nacionais do ciclo informativo O Estado das Coisas, o Foco Latino-Americano, os Clássicos É Tudo Verdade e a Retrospectiva Ugo Giorgetti.
Confira abaixo a divisão específica por salas.
Em streaming, parte expressiva da programação será apresentada numa plataforma exclusiva, o É Tudo Verdade Play, que exibirá os filmes de Abertura e de Encerramento, as Competições de Longas e Médias-metragens Nacional e Internacional, o Foco Latino-Americano, Sessões Especiais, o Estado das Coisas, Clássicos É Tudo Verdade e Retrospectiva Ana Carolina. O Itaú Cultural Play exibirá com exclusividade on-line a Competição Brasileira de Curtas-Metragens. Já o site e a página do Youtube do Itaú Cultural transmitem a 19ª Conferência Internacional do Documentário. O Sesc Digital apresentará com exclusividade a Competição Internacional de Curtas.
SESSÕES DE ABERTURA 31 de março e 01 de abril
Tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro, o festival começa com novos trabalhos do documentarista britânico Mark Cousins, distinguido em 2020 com a edição inaugural do Prêmio de Inovação Narrativa da European Film Academy. Sua série Women Make Film - Um Novo Road Movie Através do Cinema foi exibida com exclusividade pelo É Tudo Verdade de 2020.
Em São Paulo, a sessão inaugural acontece para convidados no Espaço Itaú de Cinema Augusta, no dia 31 de março, a partir das 20h, com A História do Olhar (The Story of Looking), premiado no Festival de Sevilha de 2021. Às 21h, o filme ficará disponível por 24 horas, para todo o país, na plataforma É Tudo Verdade Play, com o limite de 1500 visionamentos.
A edição do Rio de Janeiro começa no dia 01 de abril, exibindo A História do Cinema: Uma Nova Geração (The Story of Film: A New Generation). O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema Botafogo, à partir das 20h. O filme ficará disponível, em território nacional, para ser assistido a partir das 21h na plataforma É Tudo Verdade Play, disponível por 24 horas, com o limite de 1500 visionamentos.
A História do Olhar (The Story of Looking)
Reino Unido, 90', 2021
Sinopse: Enquanto espera uma cirurgia oftalmológica, Mark Cousins explora o papel da experiência visual em nossa vida individual e coletiva.
A História do Cinema: Uma Nova Geração (The Story of Film: A New Generation)
Reino Unido, 160', 2021
Sinopse: Mark Cousins oferece esperança e otimismo ao explorar filmes diversos e falar de como a tecnologia está mudando o curso do cinema no novo século.
SESSÃO DE ENCERRAMENTO 10 de abril
No encerramento do Festival, será exibido o longa O Território (The Territory), dirigido pelo norte-americano Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA. Premiado no Festival de Sundance deste ano, o documentário acompanha um jovem líder indígena brasileiro que luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica.
A sessão acontece no dia 10 de abril (domingo), a partir das 20h, nas salas Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP) e Espaço Itaú de Cinema Botafogo (RJ); e, às 21h estará disponível para streaming na plataforma É Tudo Verdade Play.
O Território (The Territory)
Brasil, Dinamarca, EUA, 93', 2022
Sinopse: Uma rede de agricultores brasileiros se apodera de uma área protegida na floresta tropical amazônica. Um jovem líder indígena e seu mentor lutam para defender a terra e um grupo isolado que vive nas profundezas da selva.
FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS
Sete produções nacionais serão exbidas em sessões presenciais (SP e RJ), às 20h, e, na plataforma É Tudo Verdade Play, no mesmo dia da sessão em cinemas, às 21h, com reprise no dia seguinte, às 13h. Depois dessa exibição, as equipes do filmes participam de um debate, às 15h, transmitido pelo YouTube do É Tudo Verdade.
Adeus, Capitão
Direção: Vincent Carelli e Tita
Brasil, 175', 2022
Sinopse: O capitão Krohokrenhum, líder do povo indígena Gavião (PA), que morreu em 2016, conta para suas filhas e netas as guerras internas entre grupos de seu povo até a transferência dos sobreviventes para a gleba Mãe Maria. Estreia Mundial.
Belchior - Apenas um Coração Selvagem
Brasil, 90', 2022
Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias
Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946-2017) é revelado em um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor de Sobral (CE). Estreia Mundial.
Eneida
Direção: Heloisa Passos
Brasil, 79', 2021
Sinopse: Eneida, 83 anos, com ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, busca a filha primogênita, que não vê há mais de duas décadas. Estreia Mundial.
Pele
Direção: Marcos Pimentel
Brasil, 75', 2021
Sinopse: Grafites, pichações, símbolos indecifráveis, palavras de ordem e declarações de amor revelam desejos, medos, fantasias e devaneios. Estreia Mundial.
Quando Falta O Ar
Direção: Ana Petta, Helena Petta
Brasil, 85', 2021
Sinopse: O documentário aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra a Covid-19. Estreia Mundial.
Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto
Direção: Pedro Rossi
Brasil, 76', 2022
Sinopse: O documentário retrata Rubens Gerchman (1942-2008) e sua arte que, com cenas urbanas e do cotidiano, fazem da precariedade brasileira um valor. Estreia Mundial.
Sinfonia de Um Homem Comum
Direção: José Joffily
Brasil, 82', 2022
Sinopse: O tema do documentário é a trajetória de José Bustani, o primeiro diretor-geral da Organização de Proibição de Armas Químicas, e passou a sofrer pressão dos EUA par se demitir depois do 11 de Setembro. Estreia Mundial.
FILMES EM COMPETIÇÃO
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Doze títulos internacionais serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play.
Assassinos Sem Punição (Getting Away With Murder(s))
Direção: David Nicholas Wilkinson
Reino Unido, 175', 2021
Sinopse: Os Aliados concordaram em processar todos os responsáveis pelo Holocausto quando elaboraram o Acordo de Londres, em 1945. Mas, depois do fim da década de 1940, esses mesmos Aliados não fizeram quase nada. Por quê?
Batata (Batata)
Direção: Noura Kevorkian
Líbano, Canadá, Catar, 126', 2021
Sinopse: Um filme incomum que abrange dez anos da vida de uma mulher muçulmana síria determinada, presa num campo de refugiados no Líbano e impedida de voltar para casa.
Os Caras do Estreito (The Strait Guys)
Direção: Rick Minnich
Alemanha, Finlândia, Canadá, 100', 2022
Sinopse: Um rabugento engenheiro de minas tcheco e seu pupilo tagarela juntam forças com visionários russos para ousar o impossível: ligar os Estados Unidos à Rússia por um túnel de cem quilômetros sob o estreito de Bering. Estreia mundial.
Cesária Évora
Direção: Ana Sofia Fonseca
Portugal, 94', 2022
Sinopse: Imagens inéditas, insights, lutas e o sucesso na vida da cantora cabo-verdiana Cesária Évora (1941-2011).
O Filme da Sacada (Film Balkonowy/The Balcony Movie)
Direção: Pawel Lozinski
Polônia, 100', 2021
Sinopse: Construídas a partir de conversas do diretor com transeuntes que passam pela rua sob a sacada de seu apartamento em Varsóvia, as histórias do filme são singulares e tratam dos modos como lidamos com a vida na condição de indivíduos.
Kurt Vonnegut: Desprendido no Tempo (Kurt Vonnegut: Unstuck in Time)
Direção: Robert B. Weide, Don Argott
EUA, 126', 2021
Sinopse: O filme reconta a vida extraordinária do escritor Kurt Vonnegut e sua amizade de 25 anos com o cineasta que se dispôs a documentá-la.
O Processo Praga 1952 (Le Procès - Prague 1952/The Trial)
Direção: Ruth Zylberman
França, 70', 2021
Sinopse: Em 2018, foram encontradas imagens filmadas de um processo, no qual, catorze dignitários comunistas foram acusados de crimes imaginários e tiveram que fazer uma confissão pública de culpa em um julgamento encenado, em 1952.
Retratos do Futuro (Retratos del Futuro/Portraits of the future)
Direção: Virna Molina
Argentina, 88', 2021
Sinopse: Antes da pandemia, a cineasta Virna Molina fazia um filme sobre a resistência das representantes das trabalhadoras do metrô de Buenos Aires, com a Covid-19, porém, o futuro distópico do qual o filme tratava se transformou em presente.
Riotsville, EUA (Riotsville, U.S.A.)
Direção: Sierra Pettengill
EUA, 91', 2022
Sinopse: Usando apenas imagens de arquivo, o filme explora a militarização da polícia norte-americana, e cria uma contranarrativa sobre a reação do país aos levantes do final dos anos 1960.
Tantura (Tantura)
Direção: Alon Schwarz
Israel, 85', 2022
Sinopse: No fim dos anos 1990, Teddy Katz conduziu uma pesquisa sobre o massacre em larga escala que teria ocorrido na aldeia de Tantura em 1948. Esse trabalho mais tarde foi contestado e a reputação de Katz, arruinada.
Ultravioleta e as Gangues Cuspidoras de Sangue (Ultraviolette et le Gang des Cracheuses de Sang/ Ultraviolette and the Blood-Spitters gang)
Direção: Robin Hunzinger
França, 74', 2021
Sinopse: Uma adolescente desafia a escola, a doença, os médicos e a morte, e abraça todo mundo que encontra, e lidera uma gangue de garotas que também estão doentes, As Cuspidoras de Sangue.
Navalny (Navalny)
Direção: Daniel Roher
EUA, 98' 2022
Sinopse: Um thriller documental sobre como um dos líderes da oposição russa ao regime autoritário de Vladimir Putin sobreviveu a uma tentativa de assassinato por envenenamento em 2020, identificou os responsáveis pelo atentado e apesar de tudo retornou à Rússia para prosseguir em sua militância democrática.
FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS
Nove curtas-metragens brasileiros serão exibidos em sessões presenciais no Instituto Moreira Salles (SP e RJ), e na plataforma Itaú Cultural Play. Debates com cineasta serão exibidos no canal do É Tudo Verdade, nos dias 03, 04 e 05, às 16h.
Alágbedé
Direção: Safira Moreira
Brasil, 12', 2021
Sinopse: Do ferro-velho ao terreiro, Zé Diabo forja deuses em sua oficina, seguindo o caminho de Ogum.
Cadê Heleny?
Direção: Esther Vital
Brasil, 29', 2022
Sinopse: Este documentário animado com técnicas de stop motion resgata a trajetória de vida de Heleny Guariba, filósofa, professora e diretora de teatro desaparecida em 1971, sob a ditadura militar brasileira.
Cantos de Um Livro Sagrado
Direção: Cesar Gananian, Cassiana Der Haroutiounian
Brasil, Armênia, 25', 2021
Sinopse: Com a chamada Revolução de Veludo Armênia de 2018 como cenário, o filme recria, em cinco cantos a sinergia que gera as revoluções.
Carta Para Glauber
Direção: Gregory Baltz
Brasil, 12', 2021
Sinopse: Em 1964, dias após o golpe militar, Gustavo Dahl, cineasta e pensador do cinema brasileiro, escreve uma carta para o amigo Glauber Rocha, que estava em Cannes apresentando seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Meio Ano-Luz
Direção: Leonardo Mouramateus
Brasil, Portugal, 19', 2021
Sinopse: Um rapaz senta-se numa rua movimentada de Lisboa para desenhar as pessoas que passam. Não muito longe dali, um casal conversa sobre a origem de uma carteira encontrada meses antes.
Quem de Direito
Direção: Ana Galizia
Brasil, 21', 2022
Sinopse: A organização popular pelo acesso à terra marca o território do vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu (RJ). As mobilizações recentes contra um projeto de barragem colocam a água, também, como elemento de disputa.
A Ordem Reina
Direção: Fernanda Pessoa
Brasil, 19', 2022
Sinopse: Uma viagem internacionalista (no tempo) por sete países que tiveram experiências revolucionárias no século 20, acompanhada por uma voz feminina que recita o último texto de Rosa Luxemburgo.
Solmatalua
Direção: Rodrigo Ribeiro-Andrade
Brasil, 15', 2022
Sinopse: Com uma constelação de vozes e presenças negras, SOLMATALUA percorre um vertiginoso itinerário entre territórios ancestrais e contemporâneos.
Tekoha
Direção: Carlos Adriano
Brasil, 7', 2021
Sinopse: No dia 6 de setembro de 2021, seguranças particulares queimaram uma casa Guarani Kaiowá no Tekoha Ava'te, na Reserva de Dourados (MS). A ação foi registrada em vídeo, pelo povo Guarani Kaiowá.
FILMES EM COMPETIÇÃO
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Nove curtas-metragens internacionais serão exibidos na plataforma Sesc Digital.
Ali e Sua Ovelha Milagrosa (Ali and his Miracle Sheep)
Direção: Maythem Ridha
Iraque, Reino Unido, 26', 2021
Sinopse: Ali, um garoto mudo de nove anos, leva sua ovelha favorita, Kirmeta, para ser sacrificada. Em sua longa viagem, eles testemunham as belezas e desvendam os males do Iraque. Mas será possível curá-los com um sacrifício?
Como Se Mede um Ano? (How Do You Measure A Year?)
Direção: Jay Rosenblatt
EUA, 29', 2021
Sinopse: Um pai filma a filha todos os anos, no dia de seu aniversário, e faz a ela as mesmas perguntas. Em apenas 29 minutos, vemos a garota se transformar de menininha em jovem mulher.
Descartes (Descartes/Outtakes)
Direção: Concha Barquero, Alejandro Alvarado
Espanha, 21', 2021
Sinopse: Em 2016, um grupo de realizadores descobriu na Cinemateca Espanhola 260 rolos de negativos em 16mm sobre o documentário Rocío, que foi censurado no início dos anos de 1980.
Fruto do Vosso Ventre (Fruit of Thy Womb)
Direção: Fábio Silva
Portugal, 20', 2021
Sinopse: Um realizador regressa à casa dos pais para tentar compreender seu trauma.
Heroínas (Heroines)
Direção: Marina Herrera
Peru, 21', 2022
Sinopse: Um documentário satírico sobre o culto de um grupo de mulheres que se dedicam à veneração do crânio da guerreira da independência Tomasa Ttito Condemayta.
Manual (Handbuch/Handbook)
Direção: Pavel Mozhar
Alemanha, 29', 2021
Sinopse: Nos dias seguintes à eleição presidencial na Bielorrússia, numerosos protestos irrompem por todo o país, para conter, a polícia especial, age com brutalidade. Em entrevistas, centenas de vítimas contam suas experiências.
Cartaz de Festa (Party Poster)
Direção: Rishi Chandna
Índia, 20', 2021
Sinopse: Nos subúrbios de Mumbai, a ciência, a religião e a política se chocam comicamente, em meio à ferocidade da pandemia, quando um grupo de lavadores de roupas decide desenhar um cartaz para celebrar uma festa popular anual.
Síndrome dos Quietos (Síndrome de los quietos/ The Stillness Syndrome)
Direção: León Siminiani
Espanha, 30', 2021
Sinopse: Em 2018, um grupo de cineastas, que se autodenomina Os Imóveis, embarca no projeto de um filme ensaístico sobre uma síndrome de quietude hipotética na República da Colômbia.
Voz Virtual (Virtual Voice)
Direção: Suzannah Mirghani
Catar, Sudão, 7', 2021
Sinopse: A boneca Suzi é uma guerreira do ego. É a avatar da diretora, marchando ao ritmo dos algoritmos das mídias sociais.
SESSÕES ESPECIAIS
Os filmes internacionais longas e curtas serão exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play. Os curtas especiais brasileiros e internacionais também terão sessões em sala de cinema no IMS SP e RJ.
Duke Ellington em Isfahan (Duke Ellington in Isfahan)
Direção: Ehsan Khoshbakht
Reino Unido, 12', 2021
Sinopse: O documentário conta a história da turnê de Duke Ellington pelo Oriente Médio em 1963 e da criação de um dos mais belos clássicos do jazz.
JFK Revisitado: Através do Espelho (JFK Revisited: Through the Looking Glass)
Direção: Oliver Stone
EUA, 128', 2021
Sinopse: Arquivos que deixaram de ser sigilosos sobre o assassinato do presidente John F. Kennedy são examinados em um contexto amplo, com o objetivo de elucidar o que realmente aconteceu em 1963.
Joyce Carol Oates: Um Corpo a Serviço da Mente (Joyce Carol Oates: A Body in the Service of Mind)
Direção: Stig Björkman
Suécia, 94', 2021
Sinopse: Joyce Carol Oates é uma das maiores escritoras norte-americanas da atualidade. Uma amizade de anos e uma pesquisa incansável deram ao diretor Stig Björkman acesso sem precedentes à autora.
Montand é Nosso (Montand est à nous/All about Yves Montand)
Direção: Yves Jeuland
França, 100', 2021
Sinopse: O documentário é uma jornada pelo século XX, em busca da trajetória de Yves Montand, ídolo do diretor Yves Jeuland e do roteirista Vincent Josse.
Quando Fazíamos Bullying (When We Were Bullies)
Direção: Jay Rosenblatt
EUA, Alemanha, 36', 2021
Sinopse: Uma coincidência intrigante leva o cineasta a procurar seus colegas de quinta série e a professora para examinar suas lembranças e sua cumplicidade em um caso de bullying ocorrido há cinquenta anos. Um dos cinco finalistas ao Oscar de melhor documentário de curta-metragem deste ano.
Relações Próximas (Close Relations)
Direção: Vitaly Mansky
Letônia, Alemanha, Estônia, Ucrânia, 112', 2016
Sinopse: Entre 2014 e 2015, o cineasta Vitaly Mansky viajou pela Ucrânia, visitando integrantes de sua família. A partir de conversas, ele forma um mosaico sobre os desdobramentos da grave crise política que divide a nação. Reapresentação especial.
Sem Título #8: Vai Sobreviver (Untitled # 8 : Will Survive)
Direção: Carlos Adriano
Brasil, 12', 2021
Sinopse: Um tributo à atriz Anna Karina (1940-2019) que parte de sua atuação em Viver a Vida, de Jean-Luc Godard (1962), o filme que, em 1982, fez o cineasta Carlos Adriano decidir fazer (e pensar, e viver) cinema.
A Última Praga de Mojica
Direção: Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld, Pedro Junqueira
Brasil, 17', 2021
Sinopse: O curta-metragem relata o processo de resgate e finalização de A Praga, dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Produzido originalmente em 1980, o filme não chegou a ser concluído e era dado como perdido.
O ESTADO DAS COISAS
Mostra não-competitiva de documentários brasileiros e internacionais do É Tudo Verdade, dedicada a obras de viés informativo e jornalístico. Os filmes serão exibidos no É Tudo Verdade Play e os títulos brasileiros serão exibidos também em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e no IMS RJ.
A Apropriação (The Taking)
Direção: Alexandre O. Philippe
Espanha, Reino Unido, 76', 2021
Sinopse: Uma investigação radical das formas como o Monument Valley foi retratado no cinema e na publicidade. O filme investiga como um marco do território soberano dos nativos Navajo tornou-se o símbolo da fantasia de um Velho Oeste.
Diários de Mianmar (Myanmar Diaries)
Direção: Coletivo Cinematográfico de Mianmar
Mianmar, 70', 2022
Sinopse: Depois do golpe militar de 2021 em Mianmar, jovens ativistas de oposição usam estes diários em filme para comunicar-se com o mundo, pela tela de cinema, de um modo diferente daquele que é permitido aos noticiários de TV.
Oscar Micheaux: O Super-Herói do Cinema Negro (Oscar Micheaux: The Superhero of Black Filmmaking)
Direção: Francesco Zippel
Itália, 80', 2021
Sinopse: Um olhar sobre a vida e a obra do diretor e produtor independente Oscar Micheaux (1884-1951), um pioneiro da indústria cinematográfica afro-americana.
Prisma (Prisme/Prism)
Direção: Rosine Mbakam, An van. Dienderen, Eléonore Yameogo
Bélgica, Camarões, 77', 2021
Sinopse: A belga An van Dienderen convidou Rosine Mbakam, camaronesa que vive em Bruxelas, e Éléonore Yaméogo, de Burquina Fasso e residente em Paris, para fazerem juntas um filme no qual as diferenças de cor de pele são o ponto de partida.
Quando uma Cidade se Levanta (When a City Rises)
Direção: Iris Kwong, Ip Kar Man, Cathy Chu, Han Yan Yuen, Huang Yuk-kwok, Jenn Lee, Evie Cheung
Hong Kong, Reino Unido, 100', 2021
Sinopse: O filme acompanha um estudante de 21 anos, um casal de adolescentes e o jovem pai de duas crianças em sua guerra impossível pela democracia.
Quem Tem Medo? (Who's Afraid?)
Direção: Ricardo Alves Jr, Dellani Lima, Henrique Zanoni
Brasil, 80', 2021
Sinopse: Longa-metragem documental que narra a ascensão da extrema direita no Brasil a partir da perspectiva de artistas que tiveram obras censuradas
Um Jóquei Cearense Na Coreia (Smiling Jockey)
Direção: Guto Parente, Mi-Kying Oh
Brasil, Coreia do Sul, 75', 2022
Sinopse: O dia a dia desafiador do jóquei cearense Antonio Davielson e de sua família, que vivem em um país estrangeiro do outro lado do planeta.
Vento na Fronteira (The Wind Blows the Border)
Direção: Marina Weis, Laura Faerman
Brasil, 77', 2021
Sinopse: O filme se passa na violenta fronteira do Brasil com o Paraguai, coração do agronegócio brasileiro, e acompanha o crescimento do poder político ruralista e suas ligações íntimas com o governo de Jair Bolsonaro
FOCO LATINO-AMERICANO
Filmes que serão exibidos em sessões presenciais no Sesc 24 de Maio e na plataforma É Tudo Verdade Play.
O Kaiser de Atlântida (El Kaiser de la Atlántida/The Kaiser of Atlantis)
Direção: Sebastián Alfie
Argentina, Espanha, República Tcheca, 75', 2022
Sinopse: Uma ópera, escrita por Viktor Ullman e Peter Kien, num campo de concentração, mostra o Terceiro Reich governado pela loucura e morte. Na última temporada, o Teatro Real de Madri encenou a maior montagem já feita da obra.
Mafifa
Direção: Daniela Muñoz Barroso
Cuba, 77', 2021
Sinopse: A cineasta Daniela Muñoz Barroso perdeu quase toda a sua audição, mas é fascinada por Gladys Esther Linares, a Mafifa, que tocava um instrumento de percussão. Nesse filme, Barroso sai à procura dela, morta há quase 40 anos.
O Silêncio do Infiltrado (El Silencio del Topo/The Silence of the Mole)
Direção: Anaïs Taracena
Guatemala, 91', 2021
Sinopse: Ao longo dos anos 1970, o jornalista Elías Barahona, também conhecido como "A Toupeira", infiltrou-se no coração de um dos governos mais repressivos da história da Guatemala. O filme procura desvendar a história desse homem.
O Vento nos Deixará (El Viento nos Dejará)
Direção: Pablo Martínez Pessi
Uruguai, 72', 2021
Sinopse: Um tornado passou por uma pequena cidade e devorou tudo o que encontrou pela frente. Deixou uma ferida que perdura obstinadamente, buscando cura em meio a um mundo de destroços e histórias perdidas.
CLÁSSICOS É TUDO VERDADE
A nova seção do festival destaca obras-primas do patrimônio do cinema documentário brasileiro e internacional, que serão exibidos em sessões presenciais, no Instituto Moreira Salles (SP e RJ), e na plataforma É Tudo Verdade Play (exceto É Tudo Verdade, apenas presencial)
Chico Antônio - O Herói Com Caráter (Chico Antônio The Hero With Character)
Direção: Eduardo Escorel
Brasil, 40', 1983
Sinopse: Resgate de um personagem real mencionado pelo escritor Mário de Andrade em seus trabalhos sobre a cultura popular brasileira, Chico Antônio, um cantador do interior do Rio Grande do Norte.
A História da Guerra Civil (The History of the Civil War)
Direção: Dziga Vertov; Nikolai Izvolov
Rússia, Israel, 94', 1922-2022
Sinopse: Recuperado em 2021 depois de ter sido considerado perdido, o documentário de Dziga Vertov (1896-1954) cobre o desenrolar da Guerra Civil na Rússia (1918-1920) em doze partes, ordenadas cronologicamente.
É Tudo Verdade (It's All True)
Direção: Orson Welles, Bill Krohn, Myron Meisel
EUA, 89', 1993
Sinopse: O documentário reconstitui a obra não finalizada de Orson Welles sobre a América do Sul, rodada em 1942 e jamais terminada pelo diretor de Cidadão Kane (1941).
HOMENAGEM A ANA CAROLINA
Mais conhecida por sua produção ficcional, a cineasta Ana Carolina também destaca-se em seu período inicial como documentarista. O festival apresenta três curtas-metragens e um longa, produzidos entre 1969 e 1975. Exibidos na plataforma É Tudo Verdade Play.
Lavra Dor (Plowman)
Direção: Paulo Rufino
Brasil, 11', 1968
Sinopse: Co-produzido e co-roteirizado por Ana Carolina, em diálogo com a poesia homônima de Mário Chamie (1933-2011), o filme debate a reforma agrária no Brasil, de forma livre e poética, mostrando as lutas e dificuldades do trabalhador rural, além de questões sindicais, após o golpe militar.
Indústria (Industry)
Direção: Ana Carolina
Brasil, 12', 1969
Sinopse: Documentário que usa metáforas para tratar do desenvolvimento industrial no Brasil. Da tentativa de construção de uma indústria nacional à invasão, quase imediata, do capital estrangeiro.
Getúlio Vargas
Direção: Ana Carolina
Brasil, 76', 1974
Sinopse: Um pioneiro ensaio de arquivo sobre Getúlio Vargas (1882-1954), líder da Revolução de 1930, ditador do Estado Novo (1937-1945) e, depois, presidente constitucional (1951-54), nos 25 anos de seu suicídio no cargo.
Anatomia do Espectador (Movie-Watcher Anatomy)
Direção: Ana Carolina
Brasil, 21', 1979
Sinopse: Representando uma média de opiniões, a atriz Stela Freitas responde a uma série de perguntas que procuram mostrar a figura do espectador de cinema do Rio de Janeiro, seus hábitos, suas preferências, como e por que assiste a filmes.
RETROSPECTIVA UGO GIORGETTI
O cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha um retrospectiva de sua obra documental, com exibição de curtas, médias e longas produzidos entre 1973 e 2021. Os filmes serão exibidos apenas em sessões presenciais na sala SPCine Centro Cultural São Paulo e no Instituto Moreira Salles RJ.
Campos Elíseos
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 10', 1973
Sinopse: A ascensão e a queda acentuada dos Campos Elíseos bairro tradicional que atraiu homens de negócios e famílias importantes, mas tornou-se, décadas mais tarde.
R. São Bento 405 (405, São Bento Street)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 22', 1976
Sinopse: O documentário apresenta o período de elegância e agitação cultural inicial e a decadência dos anos 1970, quando o governo se apropriou do edifício Martinelli, e expulsou os residentes.
Quebrando a Cara (Kissing The Canvas)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 77', 1986
Sinopse: Documentário sobre o maior boxeador brasileiro, Éder Jofre, que foi campeão mundial em peso-galo e peso-pena nos anos 1960 e 1970.
Uma Outra Cidade (Another City)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 58', 2000
Sinopse: São Paulo revisitada pelos poetas Antonio Fernando de Franceschi, Rodrigo de Haro, Roberto Piva e Claudio Willer, e pelo músico e escritor Jorge Mautner.
Variações Sobre Um Quarteto de Cordas (Variations For String Quartet)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 55', 2004
Sinopse: A história do violinista Johannes Oelsner, que veio ao Brasil em 1939, em turnê com um quarteto de cordas de Dresden, e, por causa da Segunda Guerra Mundial, acabou radicado em São Paulo
Pizza
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 56', 2005
Sinopse: Os contrastes sociais de São Paulo são o pano de fundo para este documentário sobre o prato mais popular da cidade.
Em Busca da Pátria Perdida (In the Search of the Lost Fatherland)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 56', 2008
Sinopse: Um retrato do trabalho da Igreja Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, no centro de São Paulo, que há setenta anos acolhe imigrantes, faz serviço social e realiza missas em diversas línguas.
México 1968 - A Última Olimpíada Livre (Mexico 1068 The Last Free Olympics)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 52', 2011
Sinopse: Memórias da primeira olimpíada realizada na América Latina, no México, em 1968, em um cenário conturbado por revoltas políticas e estudantis.
Comercial F.C. a Equipe Fantasma (Comercial F.C.)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 10', 2014
Sinopse: O filme resgata a memória Comercial F.C, um dos clubes que integraram a Federação Paulista de Futebol, e conta com a participação de ex-jogadores, jornalistas e pesquisadores.
Paul Singer, Uma Utopia Militante (Paul Singer An Engaged Utopy)
Direção: Ugo Giorgetti
Brasil, 58', 2021
Sinopse: O professor Singer narra sua trajetória, da chegada ao Brasil em 1940, escapando da Segunda Guerra Mundial, a 2016, na liderança de movimentos de economia solidária.
19a CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
A 19ª Conferência Internacional do Documentário discute neste ano o patrimônio do cinema documental, que passa a ser destacado por um novo ciclo do festival, Clássicos É Tudo Verdade. Os quatro debates vão girar em torno dos 80 anos da filmagem no Brasil por Orson Welles do inacabado It's All True; dos 40 anos das gravações por Eduardo Escorel de Chico Antônio, O Herói Com Caráter, com o cantador de coco descoberto por Mário de Andrade; e da reconstrução de um documentário considerado perdido do mestre soviético Dziga Vertov, História da Guerra Civil (1921).
Errata: Alteração do horário e dia de exibição do filme Guerra Civil, de Dziga Vertov:
3 de abril - Exibição Online ETVPLAY (www.etudoverdadeplay.com.br - filme disponível por 24 horas ou 1500 visionamentos) – previsão de estar na plataforma a partir das 11h
3 de abril - Exibições Presenciais (retirar ingressos uma hora antes na bilheteria do cinema)
IMS RJ - 14h
IMS SP - 15h30
Confirma programação correta em: http://etudoverdade.com.br/_pdf/_programacao/programacao-33.pdf
______
06/04
11h00 - 40 anos de Chico Antônio - Eduardo Escorel e Carlos Augusto Calil
15h00 - A Guerra Civil por Viértov - Entrevista de Nikolai Izvolov a Luis Felipe Labaki
07/04
11h00 - 80 Anos de It's All True - Entrevista de Myron Meisel a Amir Labaki
15h00 - 80 Anos de It's All True - Novas abordagens brasileiras: Laura Godoy e Josafá Veloso
A 19ª Conferência Internacional do documentário terá transmissão gratuita pelas plataformas: www.itaucultural.org.br e www.etudoverdade.com.br.
Cada mesa tem duração de 1 hora. As mesas são pré gravadas e legendadas em português, quando necessário. Haverá interpretação em libras.
ATIVIDADES PARALELAS
DEBATES É TUDO VERDADE
SEMINÁRIO: A PRÁTICA DOCUMENTAL
No Canal do YouTube do Sesc 24 de maio, quatro palestras sobre aspectos práticos da realização de documentários:
08/04
11h Roteiro com Tila Chitunda
15h Fotografia com Carlos Ebert
09/04
11h Som com Geraldo Ribeiro
15h Edição com Idê Lacreta
MASTER CLASS COM UGO GIORGETTI
Formação Spcine Convida É Tudo Verdade com Ugo Giorgetti - "Retrospectiva Ugo Giorgetti" - 08/04, às 17h, no Canal da Spcine
Participação especial: Cláudio Willer e José de Souza Martins
Mediação: Rosane Pavam
Duração: 60 min.
UMA CONVERSA COM ANA CAROLINA
05/04, às 11h, no Canal do É Tudo Verdade
Participação especial: Paulo Rufino.
Mediação: Orlando Margarido
A cineasta Ana Carolina, homenageada este ano no É Tudo Verdade, discute sua carreira em documentários.
SERVIÇO
27º É TUDO VERDADE
FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS
De 31 de março a 10 de abril
Salas:
São Paulo:
SPCine - Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000)
Espaço Itaú de Cinema Augusta (Rua Augusta, 1475)
IMS Paulista (Avenida Paulista, 2.424)
Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109)
Rio de Janeiro:
IMS Rio (Rua Marquês de São Vicente, 476)
Espaço Itaú de Cinema Botafogo (Praia de Botafogo, 316)
Plataformas On Line:
É Tudo Verdade Play
- Abertura: The Story of Looking: 31/03, às 21h, com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas;
The Story of Film: A New Generation: 01/04, às 21h com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas;
- Competição Longas Brasileiros: 2 sessões sendo às 21 horas, no da exibição em cinema, e, no dia seguinte, às 13h, com limite de 2000 visionamentos;
- Competição Longas Internacionais: 1 sessão, às 17h ou 19h, com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas; exceto Navalny, apenas 1000 visionamentos;
- Especiais: começam em seus horários, com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas; Quando Fazíamos Bullying tem limite de 500 visionamentos;
- Foco Latino-Americano: começam nos seus horários, com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas, exceto Mafifa, com apenas 1000 visionamentos;
- O Estado das coisas: começam em seus horários, limite de 2000 visionamentos ou 24 horas, para os nacionais, e 1500 ou 24 horas para os internacionais, exceto Oscar Micheaux: O Super-Herói do Cinema Negro, apenas 1000 visionamentos;
- Retrospectiva Ana Carolina: 05 de abril, à partir das 11h, com 2000 visionamentos ou 24 horas;
- Clássicos: começam em seus horários, e A História da Guerra Civil, e Chico Antônio, com limite de 1500 visionamentos ou 24 horas, É Tudo Verdade será exibido apenas presencialmente;
- Encerramento: O Território, dia 10/04, 1500 visionamentos ou 24 horas.
Sesc Digital
https://sesc.digital/
Competição Internacional de Curtas, entre 01 e 05/04 partir das 16h, com limite de 2000 visionamentos, exceto Como se mede um ano?, com 1000 visionamentos
Itaú Cultural Play
Competição Brasileira de Curtas de 01/10 de abril
Itaú Cultural
19a Conferência Internacional do Documentário (06 e 07 de abril, às 11h e 15h)
Youtube Sesc 24 de Maio
www.youtube.com/
Palestras A Prática Documental
Canal SPCINE
Master Class com Ugo Giorgetti
Canal do É Tudo Verdade
www.youtube.com/user/
Uma Conversa com Ana Carolina
Debates com Realizadores de Longas Brasileiros
Debates com Realizadores de Curtas Brasileiros
FONTE:
Patrícia Rabello Assessoria
0 comments:
Postar um comentário