sexta-feira, 25 de março de 2022

Cabíria Prêmio de Roteiro e Cabíria LAB estão com inscrições abertas

 



AS INICIATIVAS FOCADAS EM PROTAGONISMO FEMININO NO AUDIOVISUAL, CHEGAM COM MUDANÇAS E NOVIDADES EM 2022

Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB são, a partir de 2022, projetos independentes, mas com o mesmo propósito: incentivar o protagonismo feminino no audiovisual. Suas inscrições estão abertas até 01 de maio pelo site www.cabiria.com.br

 

Esta será a 7ª edição do Prêmio Cabíria, iniciativa dedicada à valorização da autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Em 2022, o Prêmio retoma a sua gênese e será destinado exclusivamente à categoria de longa-metragem de ficção. As premiações são diversas, entre elas soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.


 "Para o Projeto Paradiso é muito bom estar novamente ao lado do Cabíria, um prêmio e um evento (Cabíria Festival) que nos ajuda a reconhecer e valorizar o talento das roteiristas brasileiras", afirma Josephine Bourgois, diretora-executiva do Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual do Instituto Olga Rabinovich.


A tradicional parceria com a ABRA - Associação Brasileira de Roteiristas e Autores - se mantém e premiará uma roteirista finalista de mais de 40 anos, com uma mentoria.   


 Já o Cabíria LAB é um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais, com consultorias e masterclasses de especialistas com o objetivo de impulsionar as carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são “longa-metragem de ficção”, “longa-metragem de ficção infantojuvenil” e “série de ficção”. Criado para ser a premiação principal do Prêmio Cabíria, em 2020, agora se desvincula para aprofundar sua vocação.

 

Para a diretora e produtora executiva do festival, Vânia Matos, “O Cabíria Festival é um guarda-chuva de ações e anualmente avaliamos seus desdobramentos. A decisão de separar Prêmio e Lab é uma qualificação, pois permitirá ao Prêmio Cabíria focar na excelência e identificar um roteiro apto a avançar para o seu lugar de obra. Enquanto o Cabíria LAB, se volta para as narrativas potentes, mas ainda em estágio de desenvolvimento”.

 

Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria e diretora do festival, corrobora, “Em oito anos de iniciativa, recebemos mais de mil roteiros, dos quais 68 foram premiados, três já se tornaram obras, outros três estão em produção e um em desenvolvimento contratado. Esses dados refletem o impacto positivo que o Prêmio Cabíria proporciona e que o objetivo de se tornar um selo de qualidade foi atingido. Agora é o momento de aprofundar a relação com a cadeia produtiva e impulsionar mais histórias e talentos”.     

 

Outra novidade do Cabíria LAB, é a renovação do Prêmio Selo ELAS Cabíria Telecine, que a cada ano assume uma performance diferente. Em sua terceira edição, configurará como Prêmio Adicional para a categoria de longa-metragem de ficção e premiará um dos projetos finalistas com uma consultoria de produção com as equipes da Elo Company e do Telecine.

 

"O Prêmio Selo ELAS Cabiria Telecine une o interesse em histórias feitas por mulheres, com apelo de público e mercado. A Elo Company participa como produtora e como distribuidora, e estamos animadas com os ótimos resultados das últimas duas edições." Reforça Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo na Elo Company e criadora do Selo ELAS.

 

A Head de Produção da Elo Company, Paula Garcia, destaca que “A cada ano o prêmio segue um escopo diferente, porém sempre visando o apoio a novas vozes femininas. Nesta edição vamos dividir o conhecimento e proporcionar uma mentoria especializada em desenvolvimento, produção e distribuição. Além dos nossos parceiros do Telecine, contribuindo com a visão do player dentro do processo.”

 

Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio e LAB - precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre.

 

Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados entre junho e julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual. Em sua quarta edição, o evento será realizado no segundo semestre de 2022, com data e formato ainda em definição.

 

Para tirar dúvidas e estimular as inscrições, estão disponíveis no canal do Youtube do festival (https://www.youtube.com/cabiria_festival) uma série de masterclass acerca de cada categoria, reunindo nomes como Alice Marcone, Ana do Carmo e Renata Mizrahi.

 

Para as inscrições até 10 de abril, a taxa terá valor promocional de R$70. De 11 de abril a 01 de maio será cobrada a tarifa regular de R$90. Roteiristas mulheres PcD, negras, indígenas e pessoas trans poderão requisitar gratuidade nas inscrições, mediante formulário simplificado de autodeclaração, conforme regulamento.


Cabíria Prêmio de Roteiro conta com o apoio da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Globo, ABRA, Selo ELAS, Elo Company, Telecine, Cardume, Final Draft, Instituto Dona de Si e Imprensa Mahon. Outras parcerias estão em confirmação.

Sobre o Prêmio Cabíria - Idealizado pela roteirista Marília Nogueira sob o lema “Por mais mulheres nas telas e atrás das câmeras”, o Prêmio Cabíria foi lançado em 2015. Seu nome resgata uma célebre personagem de Federico Fellini no filme “Noites de Cabíria”, eternizada pela atriz Giulietta Masina. Sua criação colocou em pauta três objetivos principais: estimular roteiristas a criarem histórias com protagonismo feminino inspirador e amplo na sua expressividade; converter o prêmio em um selo de qualidade para os roteiros premiados; contribuir para o aumento de oportunidade e visibilidade a roteiristas autoidentificadas mulheres. Em seis edições (2016-2021), o prêmio recebeu inscrições de cerca de mil roteiros e premiou 68.

Siga nas redes: instagram.com/cabiria_festival | facebook.com/cabiriafestival


Conheça o Telecine - Líder e referência em filmes no Brasil, o Telecine é o clube de cinema mais completo e com o maior acervo do país, selecionado por meio de um atento e especializado trabalho interno de curadoria. Com o objetivo de contemplar a pluralidade da indústria e atender aos mais variados perfis de usuários, o Telecine transforma programação em experiência com o filme ideal de acordo com o seu momento cinema. O catálogo reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional, além de produções exclusivas lançadas pelo selo Première Telecine. Acesse Telecine e experimente a magia do cinema.

 

ELO COMPANY - Fundada em 2005 pelos sócios Flavia Feffer, Ruben Feffer e Sabrina Nudeliman Wagon, a Elo Company desenvolve, produz e distribui conteúdo de qualidade com histórias únicas e poderosas. 

Com atuação no mercado audiovisual, nacional e internacional, desde sua criação, a ELO COMPANY dedicou-se à comercialização de mais de 500 filmes e séries brasileiras do cinema ao video on demand, incluindo conteúdos de alto potencial de bilheteria à filmes de grande premiação e distribuição global.

Como produtora, atua na curadoria de projetos, até o desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais de forma independente e em conjunto com players do mercado.

A ELO COMPANY tem entre seus principais objetivos criar, produzir e divulgar as narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países, valorizando também a diversidade na frente e atrás das telas com projetos inovadores como o Selo ELAS, que ajuda a fomentar longas com direção feminina.

Em 2022/ 2023 a empresa tem mais de 100 títulos em seu line up, incluindo mais de 15 produções com filmagens confirmadas de enorme potencial comercial.

 

Laranjeiras Filmes - Foco na produção criativa de conteúdos e projetos audiovisuais que conciliem excelência estética, impacto social e potencial de comunicação. Sob as perspectivas de renovação de processos produtivos e impulsionamento de novas vozes, está vocacionada em dois núcleos: a Laranjeiras Filmes atende demandas de perfil executivo e o selo Fruto Conteúdo o desenvolvimento de conteúdos inspiradores para todas as telas. www.laranjeirasfilmes.com 

FONTE: Katia Carneiro / Agência Febre


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)