domingo, 29 de agosto de 2021

FRAPA inicia 9ª Edição com Mostra Online e Gratuita de Longas

 

Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre apresenta quatro filmes recentes, rodada de negócios, concurso de roteiros e laboratório


Primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina, o 9º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre acontece nos meses de setembro e outubro. A programação online começa com a Mostra Especial de Longas, a partir do dia 4 de setembro, sábado. No mesmo mês também ocorre o FRAPA[LAB]

Em outubro é a vez dos Pitchings e Rodada de Negócios, que trazem um número recorde de players este ano. No dia 8 de outubro (sexta-feira) serão anunciados os vencedores do Concurso de Roteiros, que recebeu a marca inédita de 800 inscrições. Informações no site frapa.art.br.

Na Mostra Especial de Longas, cada semana de setembro será dedicada a um filme, que ficará disponível gratuitamente durante 24 horas no site do festival, sempre a partir das 20h de cada sábado até às 20h do domingo. Nas terças-feiras, às 19h, será realizada uma live na fanpage do FRAPA no Facebook com os respectivos roteiristas de cada obra, que farão um estudo de caso do roteiro e responderão perguntas do público. O PDF dos roteiros estão disponíveis para download.

A mostra começa no dia 4 de setembro com o drama gaúcho "Aos Olhos de Ernesto" (2019), escrito por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, que participam da live no dia 7, às 19h. No dia 11 é a vez da comédia dramática "Três Verões" (2019), que traz Regina Casé no elenco. O filme é roteirizado por Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro. A live acontece no dia 14, às 19h.

Selecionado para o Festival de Roterdã, o drama "No Coração do Mundo" (2019) é a atração do dia 18 de setembro. Gabriel Martins e Maurílio Martins assinam o roteiro. A live vai ao ar no dia 21, às 19h. Escrito por Matias Mariani, Chika Anadu, Francine Barbosa, Maíra Bühler, Julia Murat e Roberto Winter, o suspense franco-brasileiro "Cidade Pássaro" (2020) encerra a mostra no dia 25, com live no dia 28, às 19h.

"O foco curatorial da equipe do FRAPA foram filmes lançados nos últimos dois anos que se destacaram pela qualidade de seus roteiros", explica Leo Garcia. Além do diretor do evento, participam da curadoria Alessandro Engroff, Camila Agustini e Pedro Perazzo. A equipe de programação também fará a mediação das lives.

Há quase uma década, o FRAPA investe na qualificação profissional de roteiristas. Amazon Studios, Globoplay, Porta dos Fundos, RT Features e Viacom são alguns dos 52 players participantes da Rodada de Negócios deste ano. A lista dos finalistas do Concurso de Roteiros (nas categorias de Longa e Piloto de Série) - e suas respectivas sinopses - pode ser conferida no site.

Outro destaque do Festival é o FRAPA[LAB], voltado para os finalistas do concurso e coproduzido com o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual. Prestam consultoria aos longas, Hilton Lacerda e Renata Martins, enquanto Elena Soarez e Aleksei Abib cuidam dos pilotos de série. O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania Filmes, com direção geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller.


Serviço: 

FRAPA 2021

Programação: frapa.art.br | Instagram

04/09 (sáb) a 28/09 (ter): Mostra Especial de Longas*

06/09 (seg) até 30/09 (qui): FRAPA[LAB]

04/10 (seg) a 07/10 (qui): Pitchings

04/10 (seg) a 08/10 (sex): Rodada de Negócios

08/10 (sex): Premiação do Concurso de Roteiros e Encerramento


Mostra Especial de Longas | Gratuita

Todas as lives acontecem no Facebook do FRAPA

Filmes:

"Aos Olhos de Ernesto" (drama, 2019, 100') | Trailer | 12 anos

Roteiro de: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado | Direção: Ana Luiza Azevedo

Exibição: das 20h do dia 04/09 (sáb) até às 20h do dia 05/09 (dom)

Live com os roteiristas: dia 07/09 (ter), às 19h;

Sinopse: O fotógrafo uruguaio Ernesto está perdendo a visão por conta da velhice, mas tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos. Porém, surpreendentemente, ele descobre que ser velho não é de todo negativo e que ele ainda pode se divertir e rejuvenescer, fazer amizades e se apaixonar aos 80 anos.






____

"Três Verões" (drama/comédia, 2019, 94') | Trailer | 12 anos

Roteiro de Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro | Direção de Sandra Kogut

Exibição: das 20h do dia 11/09 (sáb) até às 20h do dia 12/09 (dom)

Live com os roteiristas: dia 14/09 (ter), às 19h;

Sinopse: a cada verão, entre Natal e Ano Novo, o casal Edgar e Marta recebe amigos e família na sua mansão espetacular à beira mar. Em 2015 tudo parece ir bem, mas em 2016 a mesma festa é cancelada. O que acontece com aqueles que gravitam em torno dos ricos e poderosos quando a vida deles desmorona? Através do olhar de uma empregada e de um velho patriarca, ambos vítimas do sonho neoliberal, vemos um retrato do Brasil contemporâneo.


____

"No Coração do Mundo" (drama, 2019, 120') | Trailer | 16 anos;

Roteiro e direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins;

Data de exibição: das 20h do dia 18/09 (sáb) até às 20h do dia 19/09 (dom);

Live com os roteiristas: dia 21/09 (ter), às 19h;

Sinopse: Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos os seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.


_____


"Cidade Pássaro" (drama, 2020, 102') | Trailer | 12 anos

Roteiro: Matias Mariani, Chika Anadu, Francine Barbosa, Maíra Bühler, Julia Murat e Roberto Winter | Direção: Matias Mariani

Exibição: das 20h do dia 25/09 (sáb) até às 20h do dia 26/09 (dom)

Live com os roteiristas: dia 28/09 (ter), às 19h;

Sinopse: O nigeriano Amadi procura seu irmão Ikenna na cidade de São Paulo. Aos poucos percebe que o supostamente bem sucedido professor de matemática inventou para sua família uma narrativa imaginária de sua vida no Brasil. Amadi descobre lentamente a verdade em uma missão pelo submundo da cidade.




Sobre o FRAPA

O Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre é o primeiro e maior evento inteiramente voltado ao roteiro de cinema e televisão na América Latina. Inspirado em festivais do gênero consagrados no exterior, o FRAPA acontece de maneira ininterrupta desde 2013. Em formato online a partir de 2020, profissionais de todo o continente se reúnem para trocas de experiência e networking. Além de apostar na qualificação profissional de roteiristas e dar visibilidade a projetos, o FRAPA é uma rara oportunidade para que criadores se aproximem de canais, produtoras e distribuidoras. A atração já trouxe à capital gaúcha nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Bráulio Mantovani ("Cidade de Deus"), Vera Egito ("Elis"), Antonia Pellegrino ("Primavera das Mulheres"), Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria") e Pablo Stoll ("Whisky"), entre outros. Conspiração Filmes, Fox, NBCUniversal, Netflix, O2 Filmes e Vitrine Filmes foram alguns dos players que já participaram do FRAPA.



FONTE: Isidoro B. Guggiana -Assessoria de Imprensa

Foto: Três Verões" (2019), longa com Regina Casé, escrito por Sandra Kogut e Iana Cossoy Paro - crédito: Vitrine Filmes

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)