quinta-feira, 22 de julho de 2021

Abertas as inscrições para o curso 'A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual' com Lorenna Montenegro

 


Um curso para refletir sobre mulheres em filmes e séries de TV: em frente e atrás das câmeras! 


O Centro Cultural B_arco realiza de 02 a 05 de agosto a nova edição do curso online “Construção de personagens femininas no audiovisual: Representatividade, novos olhares para o mercado e estudo de casos” com a jornalista, roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro. O curso faz parte de uma programação especial de cursos online, chamada #b_arcoemcasa, com grandes nomes das áreas do Audiovisual, Literatura, Artes Cênicas e Pensamento Contemporâneo. 

As aulas serão ministradas ao vivo, através  de videoconferências, a partir da análise de filmes, personagens e reflexões sobre o olhar no audiovisual. O objetivo é pensar como as mulheres são representadas no cinema, assim como a representatividade no mercado audiovisual. 

O curso pretende fazer uma análise de obras audiovisuais e trazer reflexões sobre o olhar de personagens femininas em filmes e séries de tv através de uma abordagem não canônica.

Partindo de teorias da filmologia feminista e de filósofas feministas a roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro analisa o olhar masculino dominante nos filmes clássicos e o olhar opositor que se molda a partir de produções de cineastas mulheres. E ainda aborda as problemáticas na representação de personagens femininas no audiovisual, o protagonismo das mulheres brancas e a criação de narrativas a partir de outros olhares contra hegemônicos. Também em debate a representatividade e a equidade de gênero no mercado audiovisual.

Informações de serviço:

2 a 5 de agosto de 2021

segunda a quinta, das 19h às 21h30

Inscrições e informações em: 

https://barco.art.br/eventos/construcao-de-personagens-femininas-e-representatividade-no-audiovisual/

https://www.instagram.com/tv/CRHqOxNHcjg/?utm_medium=copy_link

Sobre a professora Lorenna Montenegro

Com mais de 15 anos de atuação na área, Lorenna é produtora de conteúdo e integrante do Coletivo Elviras de mulheres críticas de cinema, que reúne profissionais de cinema e audiovisual de todo o país. Também faz parte do coletivo ManiFesta, que congrega mulheres cis e trans do Audiovisual Brasileiro que atuam como técnicas, atrizes e realizadoras. Formada em Produção Audiovisual na PUCRS, ministra oficinas e cursos sobre crítica, história e estética do cinema e vídeo em diversos espaços, além de participar como júri e palestrante de mostras e festivais. 


Fonte: Lorenna Montenegro



SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)