sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas exibe curta de divulgação científica na MOSTRA MUMIA


A animação “Quarks e Léptons”, de Maurício Squarisi, vai ser exibida online na Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA), que acontece entre os dias 2 e 9 de Dezembro

 A animação “Quarks & Léptons”, trabalho do cineasta e animador Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, conta a história de Mari, filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai, em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. A partir deste desafio, a protagonista e o público mergulham no universo da Física de Partículas, de um modo leve e bastante descontraído.

O curta-metragem foi desenvolvido como parte do AnimaFísica, um projeto de divulgação científica ligado ao Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’ da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para tratar de temas como modelo atômico e partículas elementares, acessível ao público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes. 

A oportunidade de exibir a obra em festivais de cinema deixou toda equipe bastante animada, por abrir um novo campo de distribuição. “Inicialmente, pensamos em realizar a divulgação do ‘Quarks e Léptons’ através de visitas e sessões em escolas. Com a pandemia, tivemos que interromper esse processo, então estar em festivais é um outro caminhoque nos permite também ampliar o contato com públicos de outras regiões. Pelo fato do filme ter essa finalidade científica, foi uma grande alegria obter essa conquista e participar da MUMIA”, celebra Squarisi.

 

MUMIA

‘Quarks & Léptons’ integra a Mostra Nacional 1 – Sensoriais & Gags, da Mostra Udigrudi Mundial de Animação (MUMIA) 2020, de Belo Horizonte, que acontece este ano entre os dias 2 a 9 de dezembro, de forma online e gratuita e é considerado o segundo maior evento dedicado ao cinema de animação do Brasil. O acesso aos filmes e à programação pode ser feito por este link: http://www.poloaudiovisual.tv/18-mumia/

 

SOBRE A PRODUÇÃO

Para Maurício Squarisi, que há mais de 40 anos trabalha com o cinema de animação, a experiência de ‘Quarks e Léptons’ trouxe muitas novidades. “Eu sempre aprendo muito com os filmes que eu faço – e eu estou sempre em busca do aprendizado. No ‘Quarks e Léptons’, era tudo novo. Aprendi muito, tanto sobre física, como sobre o universo científico, da pesquisa. No fundo, acho que o cientista tem o espírito muito parecido com o do artista, especialmente pela curiosidade, criação, uma certa inquietação”.

 

“Fui convidado a desenvolver o filme pelo professor Dr. Marcelo Moraes Guzzo, físico coordenador do Animafísica, que já tinha visto várias vezes meu longa-metragem ‘Café, um Dedo de Prosa’, que trata da história do café. Foi muito bom porque, conhecendo meu estilo, ele me deu toda liberdade para fazer o roteiro. Claro que havia alguns conceitos a serem mencionados, houve bastante conversa, os físicos da equipe fizeram comentários, correções, mas tudo foi feito com muita liberdade, o que, na minha opinião, faz o filme ganhar muito”, comenta o cineasta.

“Os ingredientes de humor, música e pequenas brincadeiras intercalam informações sobre Física de Partículas, que são passadas propositadamente de modo leve e até superficial, eu diria. O roteiro também deixa espaço para que o público imagine, questione e tire suas próprias conclusões”, explica Squarisi, que trabalhou com a técnica do desenho animado em papel.

 

Com uma ampla trajetória de oficinas para crianças e jovens, produzir uma animação para adolescentes não foi o maior desafio. “Usei muito das minhas vivências no trabalho com jovens para criar uma personagem, como a Mari, que é uma adolescente, uma jovem estudante. Mas quis também que ela fosse uma menina, sintonizando a obra com esse momento que estamos vivendo, de protagonizar a mulher. O pai dela, cientista, um professor de Física, é um negro, então também fui tentando sutilmente, contemplar nos personagens essas questões, que corretamente precisam ser pensadas no Brasil, de ver como de fato é a sociedade brasileira.”.

 

Projeto AnimaFísica

 

‘Quarks & Léptons’ é a primeira de uma série de três animações previstas pelo projeto AnimaFísica e recebeu apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O segundo curta já está em desenvolvimento, financiado pelo Departamento de Raios Cósmicos do Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’, da Unicamp, com previsão de estreia no primeiro semestre de 2021.

 

Sobre Maurício Squarisi e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Nascido em Campinas, em 1958, Maurício Squarisi tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador. Entre os destaques de sua filmografia está o longa-metragem de animação, “Café, um Dedo de Prosa”, lançado em 2017.

Também cartunista, Squarisi desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, fundado por Wilson Lazaretti em 1975, um dos mais longevos e atuantes polos de produção no segmento no país. Chegando aos 45 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. São duas linhas de produção de filmes de animação: os trabalhos autorais, realizados individualmente pelos diretores, e filmes realizados em oficinas, desenvolvidos com o objetivo de proporcionar aprendizado aos participantes. Já foram mais de 2500 oficinas de animação para crianças, jovens e adultos, em quase todos os estados brasileiros, e em países como Portugal e Moçambique, entre muitos outros. O blog é o http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/ e o canal no Facebook, @ncacampinas.


FONTE: ANDREA ALVES/ A2 COMUNICAÇÃO




SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)