quarta-feira, 22 de julho de 2020

TV Brasil exibe 'Cala a Boca, Etelvina', quinta (23/7)

Filme estrelado por Dercy Gonçalves é a atração da faixa Cine Retrô, às 22h30


A comédia "Cala a Boca, Etelvina" (1958) é o destaque da sessão Cine Retrô, faixa de filmes com clássicos da sétima arte que a TV Brasil apresenta nesta quinta (23), às 22h30, com grandes personalidades que fizeram história no cinema nacional.

Estrelado pela saudosa atriz e humorista Dercy Gonçalves, o longa também conta com o ator Paulo Goulart, galã que marcou época na dramaturgia brasileira. Em preto e branco, a trama é uma das cinco obras protagonizadas pela irreverente artista que a emissora pública exibe em sua programação.

Em ordem cronológica, a TV Brasil leva ao ar grandes produções brasileiras realizadas nos anos 1950 e 1960 com Dercy. A mostra já contou com os títulos "A Baronesa Transviada" (1957) e "Uma Certa Lucrécia" (1957).

Após o título atual, as próximas atrações da sessão Cine Retrô são "Dona Violante Miranda" (1960) e "Sonhando com Milhões" (1963). Além da janela às quintas, às 22h30, com reprise às 2h30 de quinta para sexta-feira, a faixa tem espaço na programação da emissora pública aos sábados, às 16h.

Com mais de oito décadas de carreira, Dercy Gonçalves teve uma trajetória de sucesso no teatro, cinema e televisão. A atriz faleceu em 2008 aos 101 anos. A seleção de obras em cartaz na TV Brasil destaca todo o talento da artista para o humor com sua verve cômica exaltada.

Além da inesquecível Dercy, as obras que a emissora pública exibe no Cine Retrô reúnem diversas personalidades da dramaturgia nacional como Grande Otelo, Odete Lara, Mauro Mendonça, Zezé Macedo e Paulo Goulart. Várias dessas produções incluem, ainda, números musicais emocionantes com ídolos de diversas gerações.

A TV Brasil ainda resgata outros clássicos do audiovisual na sessão Retrô Madrugada que vai ao ar de segunda a sexta, às 4h com produções marcantes. A faixa traz hilários filmes de humor do saudoso ator e diretor Amácio Mazzaropi e episódios da histórica série O Vigilante Rodoviário, pioneira na dramaturgia do país.

Enredo repleto de tramoias

Com roteiro baseado na peça teatral de Armando Gonzaga, o longa "Cala a Boca, Etelvina" tem diversas sequências musicais com astros como Emilinha Borba em "Cachito"; Nelson Gonçalves em "Atiraste uma Pedra"; Golden Boys em "Meu Romance com Laura" e Jackson do Pandeiro em "Fantasia Nordestina". Helio Barroso dirigiu os números musicais enquanto Eurides Ramos conduziu o restante do filme.

Na trama, Etelvina (Dercy Gonçalves) é uma empregada doméstica faladeira que costuma receber os cobradores na porta do apartamento de seus patrões endividados, Adelino (Paulo Goulart) e Zulmira (Mara di Carlo).

Sentindo-se humilhada com a condição financeira da família, Zulmira sai de casa apoiada pela mãe, Dona Emília (Sara Nobre). A patroa acaba deixando alguns vestidos para a funcionária Etelvina.

Adelino chega em casa e o sogro Libório (Humberto Catalano) conta o que aconteceu enquanto Etelvina usa um vestido de Zulmira no momento em que aparece Macário (Manoel Vieira), tio rico  e fazendeiro.

O milionário preza a unidade familiar e é a única esperança de melhoria da condição financeira do protagonista. Macário confunde Etelvina com Zulmira, mulher de seu sobrinho, Adelino, ao vê-la com aquele traje.

Libório convence Adelino e Etelvina a manterem a farsa achando que se Macário souber da separação do casal, não vai querer mais Adelino como herdeiro. A situação se complica quando Zulmira quer voltar.

No decorrer da história, Etelvina ainda se envolve em diversas confusões no papel de "patroa". A empregada arranja problemas com amigos indevidos e briga a tapas com a cozinheira. O caos se agrava quando Macário avisa que vai ficar como hóspede por um tempo bem maior do que o esperado inicialmente.

Ficha Técnica
Ano: 1958. Gênero: comédia. Preto e branco. Direção: Eurides Ramos. Roteiro: Victor Lima e Eurides Ramos. Elenco: Dercy Gonçalves, Paulo Goulart, Humberto Catalano, Mara di Carlo, Otello Zeloni, Manoel Vieira, Sara Nobre, Zezé Macedo, Grace Moema, Wilson Grey. Reprise. Duração: 87 min. Classificação Indicativa: Livre.

Serviço
Cine Retrô – Dercy Gonçalves - "Cala a Boca, Etelvina" – quinta-feira, dia 23/7, às 22h30, na TV Brasil
Cine Retrô – Dercy Gonçalves - "Cala a Boca, Etelvina" – quinta, dia 23/7, para sexta-feira, dia 24/7, às 2h30, na TV Brasil


Fonte: Fernando Chaves/ TV BRASIL


SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)