sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

(14/12, sábado) Longa A Maldita, que conta história da Rádio Fluminense, será lançado no Festival do Rio

A Maldita será lançada no Festival do Rio
Longa-metragem, de Tetê Mattos, que conta a história da Rádio Fluminense FM, será lançado na Sessão Première Brasil - Retratos Longa do Festival do Rio


No próximo dia 14 de dezembro, sábado, às 18h, no Estação Net Gávea, o Festival do Rio exibirá pela primeira vez o longa-metragem A Maldita, da cineasta Tetê Mattos, na sessão Première Brasil – Retratos Longa do Festival do Rio. O longa traça a trajetória da Rádio Fluminense FM, considerado um dos mais importantes veículos de comunicação do país que emergiu na década de oitenta, junto com a Geração Rock 80.

O filme parte de um olhar sobre a rádio. O longa utiliza um vasto material de arquivo com  áudios dos programas da rádio, imagens em movimento das festas da Fluminense, e imagens do estúdio. O filme também conta com a participação de ouvintes, músicos de várias gerações dos anos 80 e 90, como integrantes da geração Rock 80, da vanguarda paulista, de bandas punk, eletrônico, locutoras, radialistas, e jornalistas e críticos. assina o roteiro do longa é Tetê Mattos e Allan Ribeiro.


“A Maldita é um desdobramento do curta-metragem que realizei em 2007, e foi premiado no Festival do Rio, como melhor filme pelo voto do público. Como sou niteroiense, sempre me interesso por histórias da minha cidade, e um dia quando entrei na livraria em Niteroi, vi o livro do Luiz Antonio Mello, me veio a ideia de fazer um curta metragem sobre o tema. Depois de anos de pesquisa, o projeto foi contemplado pelo Edital da RioFilme e do Canal Brasil, e traz um pouco do universo cultural da juventude que  cresceu num regime de ditadura militar. A rádio se destaca no momento de abertura política, pois era um veículo de muita liberdade e independência”, afirma a diretora, Tetê Mattos. 


O FILME FOI FINANCIADO COM RECURSOS DO EDITAL PROGRAMA DE CHAMADAS PÚBLICAS DE AUDIOVISUAL RIOFILME/SEC 2010-2011. CHAMADA PÚBLICA 005/2010. LINHA DE AÇÃO: PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS PARA TV POR ASSINATURA



Sinopse:


A MALDITA
Direção Tetê Mattos
80min, 2019


SINOPSE
No dia 1º de março de 1982 a cidade de Niterói entra para a história ao sediar um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas no Brasil, a chamada Geração Rock 80. Entra no ar, no dial 94,9 a Rádio Fluminense FM, conhecida como “A Maldita”, que misturava irreverência, ousadia e muita criatividade com a sua programação voltada para uma música carente de espaços comerciais de veiculação. Não só o melhor do rock’n roll nacional e internacional tocava na emissora, mas também eram transmitidas músicas independentes que não encontravam espaços nas rádios comerciais. A ousadia de acreditar no novo, fez com que a ”Maldita” se tornasse um dos principais veículos alternativos de comunicação frente ao padronizado mercado fonográfico, lançando grupos, até então desconhecidos, do rock brasileiro e da música independente.
Por seu caráter de ousadia, e por ser uma “rádio de guerrilha no Brasil” a Fluminense inaugurou uma série de transformações em sua programação e na sua estrutura, como por exemplo o time de locutoras femininas, raros para a época. Adorada por uma juventude urbana que havia crescido sob o regime ditatorial, a rádio ficou no ar até setembro de 1994, deixando órfã uma legião de fãs.


Ficha Técnica:

Empresa Produtora: Artifício Cinematográfico e Viralata Produções
Direção: Tetê Mattos
Produção Executiva: Luiz Guimarães de Castro
Roteiro: Tetê Mattos e Allan Robeiro
Direção de Fotografia: Alex Araripe
Direção de Produção: Bernardo Thedim
Som Direto: Toninho Muricy
Montagem: Allan Ribeiro  e Luiz Guimarães de Castro
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Edição de Som: Luís Eduardo Carmo
Mixagem: Damião Lopes
Videografismo: Renato e Rico Vilarouca, Inácio Freitas
Pesquisa: Remier Lion Rocha


Serviço: A Maldita
Sessões no Festival do Rio
- 14 de dezembro (sábado) às 18h, no Estação NET Gávea, na rua Marquês de São Vicente, 52 – 4º piso. O filme será exibido na Première Brasil – Retratos Longa do Festival do Rio.
Outras sessões de “A Maldita” no Festival do Rio (venda de ingressos)
Domingo, 15/12/2019 – Estação NET Rio 3
Segunda, 16/12/2019 – Estação NET Gávea 4



 

SHARE THIS

0 comentários:

AGENDA (Festivais, mostras, concursos)

CINECLUBES (PROGRAMAÇÃO, EVENTOS)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)

LITERATURA (Eventos, Lançamentos, Dicas de leitura)