sábado, 26 de outubro de 2019

Programação 24 a 30/10


24 a 30 de outubro de 2019 – quinta a quarta

A semana tem vários destaques, do documentário Leonardo 500 à mostra Zózimo Bulbul, da Mosca Itinerante – Cinema Infantil, no cineclube Quase Catálogo, à exibição comemorativa de Central de Brasil, na mostra Espiral dos Afetos, que começa no sábado, dia 26, segue por toda a semana e ainda terá eventos muito especiais nos dias 31 (Pacarrete), 01/11 (Imagens do inconsciente) e 07/11 (Lavoura arcaica).

Dia 24 quinta
14h
GRETA (última chance)
16h
LEONARDO 500 – Exibição seguida de debate – Entrada franca
19h
MOSCA ITINERANTE – CINEMA INFANTIL | Cineclube Quase Catálogo – Entrada franca
Dia 26 sábado
14h
AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
16h20
BACURAU
19h
FEVEREIROS
20h30
CENTRAL DO BRASIL - Entrada franca
Dia 27 domingo
14h
BACURAU
16h40
AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
19h
ESPERO TUA (RE)VOLTA
20h50
ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Dia 28 segunda
14h
AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
16h20
BACURAU
18h50
BRUNA SURFISTINHA
21h
LEGALIZE JÁ: AMIZADE NUNCA MORRE
Dia 29 terça
14h
BACURAU
16h40
AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
19h
TORRE DAS DONZELAS
20h50
NISE — O CORAÇÃO DA LOUCURA
Dia 30 quarta
14h
AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
16h20
BACURAU
19h
BR 716
20h50
PARAÍSO PERDIDO

Dia 24, quinta-feira


14h > GRETA (última chance)
Brasil, 2019, 97', 18 anos
De Armando Praça
Com Marco Nanini, Démick Lopes, Denise Weinberg

Pedro é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela, artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean, e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto. Melhor Filme, Ator e Diretor no Festival Nacional Cine Ceará 2019 e Melhor Filme no Festival de Cinema Lésbico e Gay de Milão 2019.



16h > LEONARDO 500 – Entrada franca
Exibição seguida de debate com a professora Dra. Mara Fragella (UERJ)
Leonardo Cinquecento, Itália, 2019, 90’, livre
De Francesco Invernizzi

O filme marca os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Combinando a inteligência artificial com os resultados de décadas de estudos e de pesquisas, o filme recompõe de forma inédita as milhares de páginas dos códigos deixados por da Vinci, evidenciando as implicações contemporâneas do seu imenso trabalho. Com a contribuição de especialistas internacionais e de uma equipe de engenheiros e técnicos, o filme projeta uma luz inédita sobre as observações e os estudos do gênio que, há séculos, fascina o mundo.
Parceria com o Instituto Italiano de Cultura.

Mara Frangella é professora de artes, atriz e palhaça. Italiana, mora no Brasil há dez anos. Possui graduação em Letras pela Universidade de Roma Tor Vergata (2005), mestrado e doutorado em História da Arte pela USP (dissertação sobre a pintura de Tarsila do Amaral, 2009, e doutorado sobre a crítica de arte de Mário de Andrade, 2014). Professora no Instituto de Artes da UERJ desde fevereiro de 2018. Principais temas de pesquisa: modernismo, arte e identidade nacional, carnaval. Formada no Curso de Humor da SP Escola de Teatro (2016).



19h > MOSCA ITINERANTE – CINEMA INFANTIL
Cineclube Quase Catálogo – Livre – Entrada franca

A MOSCA – Mostra Audiovisual de Cambuquira é uma mostra de filmes de curta-metragem que acontece desde 2005 em Cambuquira – MG. É um projeto que integra cultura e educação, promovendo debates, oficinas, atividades para crianças e sessões itinerantes em outras cidades de Minas Gerais e São Paulo.
No mês das crianças, o Quase Catálogo fez sua primeira parceria de curadoria com a MOSCA, trazendo os filmes infantis dirigidos por mulheres, selecionados pela mostra para uma sessão especial em Niterói.

AS AVENTURAS DE PETY
SP, 2019, 16'17'' | De Anahí Borges

No céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.

OPOSTOS POLARES
Polar opposites, Reino Unido/Brasil, 2018, 4' | De Diana Wey

Edmund é um pinguim mal-humorado que quer ficar sozinho em seu pequeno iceberg. Ele foge de sua colônia até que um dia, depois de um mergulho no mar, se depara com Otto, um grande e simpático urso polar. Enquanto Otto está disposto a viver no iceberg com Edmund, o pinguim busca maneiras de se livrar do urso.

PULO
SP, 2018, 13'41'' | De Ana Schilling e Luiza Perocco

Nas férias de verão, Alice aproveita para brincar e jogar futebol com seus amigos. Porém, a menina esconde um segredo. E com a inauguração da piscina de seu condomínio, vai ficar cada vez mais difícil fingir que tudo está normal.

SOBRE A GENTE
ES, 2018, 8' | De Analucia Godoi

Animação feita a partir de depoimentos de vinte crianças e adolescentes entre nove e doze anos. Os narradores falam o que pensam sobre si, no presente e no futuro, e se interpretam nas imagens construídas por desenhos, fotos, massinha de modelar, recorte de papel, areia e luz.

O EXTRAORDINÁRIO CIRCO DO BIPO
DF, 2018, 15' | De Juliet Jones

Para livrar-se do Extraordinário Circo do Bipo da sua fazenda, o mago Salvador precisa fazer mágica e convencer sutilmente sua família a ir embora e deixá-lo em paz.

NA CAPA
On the cover, Irã, 2018, 4' | De Yegane Moghaddam

Um fotógrafo entra numa floresta e, para sua surpresa, todos os animais querem suas fotos na capa da revista. Um alerta sobre a crise do meio ambiente.


Dia 25, sexta-feira


ENCONTRO DE CINEMA NEGRO ZÓZIMO BULBUL – Entrada franca

14h > Conferência: Engajamentos cinematográficos da história no cinema africano: uma pesquisa geral de tendências
Com o Prof. Mbye Cham (Gâmbia/ Howard University)

16h > Curta + Longa
FARTURA
Brasil, 2017, 27’ | De Yasmin Thayná

A partir da observação de imagens domésticas feitas por famílias negras de periferias e favelas cariocas, o filme investiga as relações entre encontros familiares e a comida como elemento simbólico que não só alimenta um corpo, mas também é capaz de calibrar afetos e simbolizar rituais de vida e morte. Um filme-ensaio sobre memórias marcadas pelo preparo e o oferecimento de comidas como um conjunto simbólico dos modos que as famílias presentes no filme encaram a vida e revelam suas relações.

MARIANNES NOIRES
França/EUA, 2016, 83’ | De Mame-Fatou Niag

A última onda de violência e a ascensão do nacionalismo na França esconderam a questão da identidade e alimentaram um acalorado debate. No filme, sete mulheres de origem africana, nascidas na França, questionam sua identidade e as expectativas impostas pela sociedade francesa. Embora algumas venham de famílias abastadas e outras de origens desfavorecidas, todas foram bem-sucedidas. No entanto, apesar de seu poder, seus sucessos, sua liderança, independentemente de seu status social ou linhagem ancestral, elas são afetadas pela desigualdades sistêmicas.

18h > Curta + Longa
PORTRAITS OF MARIELLE
Quênia, 2019, 2’ | De Ngendo Mukii

THE REVOLUTION WON´T BE TELEVISED
Senegal, 2016, 110’ | De Rama Thiaw

Um ano na vida tumultuada de Thiat, Kilifeu e Gadiaga, membros do grupo Les Keur Gui. O filme percorre desde a revolução pacífica, apaixonadamente liderada contra o presidente Wade, à frente do movimento "Y'en a marre", até a reconquista incerta da cena musical através do desenvolvimento de seu novo álbum de hip-hop. No final dessa imersão, temos a visão de uma juventude urbana africana e os reflexos de uma nova geração militante. Prêmio da Crítica no Festival de Berlin 2016 e Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cartago 2016.
20h > Curta + Longa
MATO ADENTRO
Brasil, 2018, 20’ | De Elton de Almeida, com Antonio Salvador, Júlio Silvério, Riggo Oliveira

Província de São Paulo, 1870. Amadi, um homem igbo escravizado, foge à procura de um suposto quilombo. Em seu encalço, dois capitães-do-mato com ordens de capturá-lo a todo custo. Mas a mata abriga mistérios que podem cercá-los em uma letal armadilha.

THE MERCY OF THE JUNGLE
Bélgica/Fra/Rua, 2018, 91’ | De Joël Karekezi, com Stéphane Bak, Marc Zinga, Ibrahim Ahmed

Em 1998, pouco depois do início da Segunda Guerra do Congo, Xavier, um sargento já veterano nos conflitos étnicos de Ruanda, e Faustin, um jovem recruta com desejo de vingança pela morte do seu pai e irmãos, acabam perdidos na selva. Atravessando linhas inimigas e crises existenciais, eles se veem obrigados a contar um com o outro para poder sobreviver. Hugo de Prata no Festival de Cinema de Chicago 2018 e Prêmio Digital no Festival de Cinema de Milão 2018.



AD ASTRA - RUMO ÀS ESTRELAS
Dia 26 sábado, 14h | Dia 27 domingo, 16h40 | Dia 28 segunda, 14h
Dia 29 terça, 16h40 | Dia 30 quarta, 14h
EUA, 2019, 124’, 14 anos
De James Gray
Com Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Ruth Negga, Donald Sutherland

Roy McBride é um engenheiro espacial que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar para o espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos no caminho para Netuno. Do mesmo diretor de Z: a cidade perdida, Era uma vez em Nova York e Amantes.




BACURAU
Dia 26 sábado, 16h20 | Dia 27 domingo, 14h | Dia 28 segunda, 16h20
Dia 29 terça, 14h | Dia 30 quarta, 16h20
Brasil/França, 2019, 132', 16 anos
De Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Com Sônia Braga, Udo Kier, Thomas Aquino, Barbara Colen, Silvero Pereira

Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a cidade não aparece mais no mapa. Outras coisas estranhas começam a acontecer, gerando um clima de crescente tensão. Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019, Melhor Filme no Festival de Munique 2019 e Melhor Filme, Prêmio da Crítica e Melhor Direção no Festival de Lima 2019.



ESPIRAL DOS AFETOS
Projeto do Centro de Artes UFF entre os dias 27 de outubro e 09 de novembro que abarca diversos eventos inspirados pelos 20 anos de falecimento da psiquiatra Nise da Silveira: mostra de filmes, oficinas, teatro, exposições, concertos, mesas de debate e feira.

Mostra de cinema: de 26 de outubro a 07 de novembro
Curadoria: Alexander Vancellote e Paulo Máttar

Dia 26, sábado

19h > FEVEREIROS
Brasil, 2017, 73’, Livre
De Marcio Debellian
R$ 5,00 (preço único)

A Mangueira foi campeã do carnaval carioca em 2016 com um enredo em homenagem a Maria Bethânia. Este foi o ponto de partida de “Fevereiros”, que acompanhou a preparação da Escola – dos desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida – e percorreu uma viagem ao Recôncavo Baiano acompanhando a cantora nas festas populares de sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação. Neste percurso Rio-Bahia, o filme descobre o universo que inspirou o desfile e aponta conexões entre as tradições do Recôncavo e o surgimento do samba carioca. O filme conta com depoimentos de Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, Leandro Vieira (carnavalesco da Mangueira), Luiz Antonio Simas (historiador), Mabel Velloso (poeta) e Squel Jorgea (porta-bandeira da Mangueira). Melhor Filme no 10º In Edit Brasil.




20h30 > CENTRAL DO BRASIL - Entrada franca
Sessão em homenagem aos 90 anos de Fernanda Montenegro, em parceria com a Vídeo Filmes
Brasil, 1998, 110’, livre, cópia restaurada, exibição em DCP 4k
De Walter Salles
Com Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos

Dora trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas – as que considera inúteis ou fantasiosas demais –, ela decide ajudar um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. Urso de Ouro e Melhor Atriz no Festival de Berlim 1998, Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 1999, indicado a Melhor Filme Estrangeiro e Atriz no Oscar 1999, e mais 33 prêmios internacionais.




Dia 27, domingo

19h > ESPERO TUA (RE)VOLTA
Brasil, 2019, 93’, 14 anos
De Eliza Capai
R$ 5,00 (preço único)

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015 ocupando escolas estaduais por todo brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.



20h50 > ERA O HOTEL CAMBRIDGE
Brasil, 2016, 93’, 12 anos
De Eliane Caffé
Com Carmen Silva, José Dumont, Suely Franco, Isam Ahmad Issa
R$ 5,00 (preço único)

Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas. Prêmio da Crítica Internacional e Melhor Filme – Voto Popular no Festival do Rio 2016 e Prêmio Especial do Júri na Associação de Críticos de São Paulo 2018.



Dia 28, segunda

18h50 > BRUNA SURFISTINHA
Brasil, 2011, 109’, 16 anos
De Marcus Baldini
Com Deborah Secco, Brenda Lígia, Cristina Lago, Drica Moraes
R$ 5,00 (preço único)

Raquel era uma jovem da classe média paulistana, que vivia em conflito com sua família. Um dia ela tomou uma decisão surpreendente: saiu de casa e resolveu virar garota de programa. Com o codinome de Bruna Surfistinha, Raquel viveu diversas experiências e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas num blog, que depois acabou virando um livro e tornou-se um best seller. Melhor Roteiro Adaptado, Atriz e Atriz Coadjuvante (Drica Moraes) no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2012 e Melhor Filme e Atriz no Prêmio Contigo Cinema 2011.




21h > LEGALIZE JÁ: AMIZADE NUNCA MORRE
Brasil, 2018, 95’, 16 anos
De Gustavo Bonafé, Johnny Araújo
Com Renato Goés, Ícaro Silva, Rafaela Mandelli
R$ 5,00 (preço único)

Skunk é um músico revoltado com a opressão e o preconceito diários sofrido pelas comunidades de baixa renda, que busca expor sua insatisfação através da música. Um dia, ao fugir da polícia, ele esbarra em Marcelo, um vendedor de camisas de bandas de heavy metal. O gosto pelo mesmo estilo musical os aproxima, assim como a habilidade de Marcelo em compor letras de forte cunho social e questionador. Impulsionado por Skunk, ele adentra o universo da música e, juntos, formam a banda Planet Hemp. Melhor Montagem no Prêmio ABC de Cinematografia 2019.




Dia 29, terça

19h > TORRE DAS DONZELAS
Brasil, 2018, 97’, 12 anos
De Susanna Lira
Com Elea Mercurio, Caroline Manchini, Carol Patrocinio, Denise Dietrich, Marilia Yazbek, Paloma Moreno, Scarlet Garcez
R$ 5,00 (preço único)

Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamado o Presídio Tiradentes, ao lado da ex Presidente da República Dilma Roussef, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção e atrizes encenam suas vivências no passado. Torre das Donzelas é um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é o único modo de se manter livre. Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília 2018, Melhor Direção e Júri Popular de Melhor Documentário no Festival do Rio 2018 e Melhor Documentário do Júri Popular na Mostra São Paulo 2018.



20h50 > NISE — O CORAÇÃO DA LOUCURA
Brasil, 2015, 108’, 12 anos
De Roberto Berliner
Com Glória Pires, Simone Mazzer, Claudio Jaborandy, Flavio Bauraqui, Fabrício Boliveira
R$ 5,00 (preço único)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, que elimina o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu método de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte. Prêmio do Público de Melhor Filme no Festival do Rio 2015, Melhor Filme e Atriz no Festival de Tóquio 2015, Melhor Ator Coadjuvante (Flavio Bauraqui) no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2017, e Prêmio Panda de Melhor Filme no Festival BRICS de Cinema.




Dia 30, quarta

19h > BR 716
Brasil, 2016, 89’, 14 anos
De Domingos Oliveira
Com Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro
R$ 5,00 (preço único)

Na intensa boemia carioca nos anos 1960, o engenheiro e aspirante a escritor Felipe leva uma vida regada aos prazeres do álcool, em festas alucinantes realizadas num apartamento dado por seu pai, na famosa rua Barata Ribeiro, em Copacabana. Lá, ele e seus amigos desfrutam de tudo que a liberdade pode oferecer, mesmo em meio a um momento político complicado. Melhor Filme, Diretor, Atriz Coadjuvante (Glauce Guima) e Trilha Sonora no Festival de Gramado 2016.



20h50 > PARAÍSO PERDIDO
Brasil, 2017, 110’, 14 anos
De Monique Gardenberg
Com Lee Taylor, Jaloo, Júlio Andrade, Erasmo Carlos, Julia Konrad, Humberto Carrão
R$ 5,00 (preço único)

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de sua família. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos. Aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, com nós surpreendentes. Prêmio de Melhor Elenco pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte.



Dia 31, quinta

19h30 > PACARRETE
Exibição seguida de debate com o diretor Allan Deberton, a atriz Marcelia Cartaxo e a psicanalista Elizabeth Araújo
Brasil, 2019, 97', 12 anos
De Allan Deberton
Com Marcelia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira
R$ 16 e R$ 8 – venda antecipada a partir do dia 26, sábado

Maria Araújo Lima, mais conhecida como Pacarrete, nascida em Russas, deixou a pequena cidade do interior do Ceará para perseguir seu sonho de ser bailarina na capital. Muitos anos se passaram e agora está de volta. Quando o povo programa uma grande festa para comemorar os 200 anos da cidade, ela vê ali sua grande chance de voltar aos palcos. Melhor Filme (júri e público), Diretor, Atriz, Ator e Atriz Coadjuvantes, Roteiro e Desenho de Som no Festival de Gramado 2019.




Dia 01, sexta

14h > IMAGENS DO INCONSCIENTE – Entrada franca
Exibições seguidas de debate com os professores Reinaldo Cardenuto e Maddi Damian
14h > ADELINA GOMES - NO REINO DAS MÃES
15h > CLAUDIO PERTUIS - A BARCA DO SOL
16h30 > FERNANDO DINIZ - EM BUSCA DO ESPAÇO COTIDIANO
18h > Debate
Brasil, 1986, 10 anos
De Leon Hirszman

São três artistas. Três histórias de vida. Três casos clínicos. Uma trilogia em que o realizador procurou uma linguagem cinematográfica que permitisse narrar os filmes a partir dos próprios trabalhos pintados pelos artistas, no serviço de terapia ocupacional e reabilitação criado em 1946 pela dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pinturas, desenhos e modelagens que expressam o mundo interior de três artistas, Fernando Diniz (a pintura em luta constante contra o caos para recuperar o espaço cotidiano), Adelina Gomes (a pintura em luta para expulsar os fantasmas e recuperar a condição feminina) e Carlos Pertuis (a dolorosa busca da consciência da humanidade pelas lendas).

Dia 07, quinta

19h30 > LAVOURA ARCAICA
Brasil, 2001, 172’, 14 anos, exibição em 35mm
De Luiz Fernando Carvalho
Com Selton Mello, Leonardo Medeiros, Simone Spoladore, Juliana Carneiro da Cunha
R$ 5,00 (preço único)

Baseado no romance de Raduan Nassar sobre uma família libanesa no interior do Brasil, o filme é uma versão ao avesso da parábola do filho pródigo. André é um filho desgarrado, que deixou a família e saiu de casa devido às severas leis paternas e ao sufocamento da ternura e amor maternos. Pedro, seu irmão mais velho, recebeu da mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. O aparecimento do irmão leva André a relembrar os momentos que viveu com a família desde a infância e os motivos que o levaram a sair de casa. Melhor Ator, Fotografia, Música e Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana 2001, Prêmio do Público na Mostra de São Paulo 2001, e Melhor Filme, Ator, Ator e Atriz Coadjuvantes, Fotografia e Música no Festival de Brasília 2002, além de quarenta prêmios internacionais.



Ingressos
Inteira – R$ 16,00 | Meia – R$ 8,00 (exceto segundas-feiras)
Segunda-feira – Promoção “Meia-entrada para todos” – R$ 5,00

Rua Miguel de Frias 9 Icaraí Niterói RJ (21) 3674-7511 | 3674-7512 www.centrodeartes.uff.br


SHARE THIS

0 comments:

EVENTOS (Teatro, música, audiovisual)

ARTES E ARTISTAS (EVENTOS, LANÇAMENTOS, CURSOS)